Nome do Projeto
O impacto das enchentes de maio do Rio Grande do Sul em estudantes e servidores do Centro de Ciências Socio-organizacionais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
19/08/2024 - 19/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto de pesquisa “O impacto das enchentes de maio do Rio Grande do Sul em estudantes e servidores do Centro de Ciências Sócio-organizacionais” é de suma importância para uma melhor compreensão dos aspectos físicos, emocionais e patrimoniais experenciados pela comunidade acadêmica durante e após as enchentes de maio de 2024 no estado do Rio Grande do Sul. Essa tragédia atingiu 2,3 milhões de pessoas e deixou um rastro de quase 200 pessoas mortas. Dos 497 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, 475 foram atingidos, totalizando impressionantes 95,6% municípios. Mesmo as pessoas que não foram atingidas diretamente pela catástrofe estão consternadas pelos acontecimentos, o que pode gerar impactos emocionais, assim como foi durante o período da pandemia de Covid-19. Nossa preocupação reside, especialmente, com a situação em que se encontram os estudantes (sua família, casa, pertences etc.) e sua condição física e psicológica para enfrentar o presente semestre letivo, tão destoante dos demais, com aulas presenciais, remotas e exercícios domiciliares.
Objetivo Geral
Avaliar o impacto das enchentes de maio do RS em estudantes e servidores do Centro de Ciências Socio-organizacionais
Especificamente:
a) identificar a situação atual em que se encontram estudantes e servidores do CCSO em relação as enchentes de maio do RS;
b) identificar, pela perspectiva dos estudantes, a existência de efeitos das políticas e ações da Universidade, durante as enchentes de maio, em sua condição física e mental;
c) avaliar a percepção dos estudantes sobre as tomadas de decisão da Universidade durante as enchentes;
d) identificar pontos positivos e negativos à oferta de aulas presenciais, de aulas remotas e dos exercícios domiciliares;
e) analisar estratégias didático-pedagógicas para os alunos atingidos; e,
f) propor ações de acolhimento e sensibilização da comunidade acadêmica em relação ao momento de alunos que foram atingidos e que podem, ainda, estar vivenciando os impactos das perdas.
Especificamente:
a) identificar a situação atual em que se encontram estudantes e servidores do CCSO em relação as enchentes de maio do RS;
b) identificar, pela perspectiva dos estudantes, a existência de efeitos das políticas e ações da Universidade, durante as enchentes de maio, em sua condição física e mental;
c) avaliar a percepção dos estudantes sobre as tomadas de decisão da Universidade durante as enchentes;
d) identificar pontos positivos e negativos à oferta de aulas presenciais, de aulas remotas e dos exercícios domiciliares;
e) analisar estratégias didático-pedagógicas para os alunos atingidos; e,
f) propor ações de acolhimento e sensibilização da comunidade acadêmica em relação ao momento de alunos que foram atingidos e que podem, ainda, estar vivenciando os impactos das perdas.