Nome do Projeto
O impacto das enchentes de maio do Rio Grande do Sul em estudantes e servidores do Centro de Ciências Socio-organizacionais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
19/08/2024 - 19/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto de pesquisa “O impacto das enchentes de maio do Rio Grande do Sul em estudantes e servidores do Centro de Ciências Sócio-organizacionais” é de suma importância para uma melhor compreensão dos aspectos físicos, emocionais e patrimoniais experenciados pela comunidade acadêmica durante e após as enchentes de maio de 2024 no estado do Rio Grande do Sul. Essa tragédia atingiu 2,3 milhões de pessoas e deixou um rastro de quase 200 pessoas mortas. Dos 497 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, 475 foram atingidos, totalizando impressionantes 95,6% municípios. Mesmo as pessoas que não foram atingidas diretamente pela catástrofe estão consternadas pelos acontecimentos, o que pode gerar impactos emocionais, assim como foi durante o período da pandemia de Covid-19. Nossa preocupação reside, especialmente, com a situação em que se encontram os estudantes (sua família, casa, pertences etc.) e sua condição física e psicológica para enfrentar o presente semestre letivo, tão destoante dos demais, com aulas presenciais, remotas e exercícios domiciliares.
Objetivo Geral
Avaliar o impacto das enchentes de maio do RS em estudantes e servidores do Centro de Ciências Socio-organizacionais
Especificamente:
a) identificar a situação atual em que se encontram estudantes e servidores do CCSO em relação as enchentes de maio do RS;
b) identificar, pela perspectiva dos estudantes, a existência de efeitos das políticas e ações da Universidade, durante as enchentes de maio, em sua condição física e mental;
c) avaliar a percepção dos estudantes sobre as tomadas de decisão da Universidade durante as enchentes;
d) identificar pontos positivos e negativos à oferta de aulas presenciais, de aulas remotas e dos exercícios domiciliares;
e) analisar estratégias didático-pedagógicas para os alunos atingidos; e,
f) propor ações de acolhimento e sensibilização da comunidade acadêmica em relação ao momento de alunos que foram atingidos e que podem, ainda, estar vivenciando os impactos das perdas.
Especificamente:
a) identificar a situação atual em que se encontram estudantes e servidores do CCSO em relação as enchentes de maio do RS;
b) identificar, pela perspectiva dos estudantes, a existência de efeitos das políticas e ações da Universidade, durante as enchentes de maio, em sua condição física e mental;
c) avaliar a percepção dos estudantes sobre as tomadas de decisão da Universidade durante as enchentes;
d) identificar pontos positivos e negativos à oferta de aulas presenciais, de aulas remotas e dos exercícios domiciliares;
e) analisar estratégias didático-pedagógicas para os alunos atingidos; e,
f) propor ações de acolhimento e sensibilização da comunidade acadêmica em relação ao momento de alunos que foram atingidos e que podem, ainda, estar vivenciando os impactos das perdas.
Justificativa
Nesse momento de retorno as atividades acadêmicas, muitas famílias gaúchas ainda não conseguiram voltar para suas casas e para suas rotinas familiares, domésticas e sociais, o que pode alterar os aspectos físicos, emocionais e patrimoniais da comunidade do CCSO.
Além disso, precisamos entender, na perspectiva de estudante e servidores, o impacto que um semestre com tantas ofertas de modalidade de estudos, como as aulas presenciais, as aulas remotas e os exercícios domiciliares, ocasiona na condição física e psicológica dos mesmos.
Além disso, precisamos entender, na perspectiva de estudante e servidores, o impacto que um semestre com tantas ofertas de modalidade de estudos, como as aulas presenciais, as aulas remotas e os exercícios domiciliares, ocasiona na condição física e psicológica dos mesmos.
Metodologia
Aplicação de três modelos de questionários : um para estudantes, outro para os professores e outro para os TAEs.
Na perspectiva dos estudantes, tem-se três ênfases: a primeira é a identificação dos estudantes atingidos pela tragédia e a percepção dos impactos físicos, emocionais e patrimoniais da tragédia sobre eles; a segunda é a percepção deles sobre as políticas e ações adotadas pela Universidade em relação à assistência estudantil durante e após a tragédia e modalidades de retorno às aulas; a terceira é o levantamento das atuais necessidades desses estudantes para pleno aproveitamento do semestre letivo 2024/1. ,
Na perspectiva dos professores, a ênfase também se divide em três. A primeira se refere a identificação dos professores atingidos pela catástrofe; a segunda se refere a percepção deles sobre as políticas e ações adotadas pela Universidade em relação à assistência aos servidores durante e após a tragédia e modalidades de retorno às aulas; e a terceira se refere a percepção dos docentes sobre o retorno as atividades, mediante um quadro tão complexo de atividades acadêmicas múltiplas.
Na perspectiva dos TAEs, três ênfases serão analisadas. A primeira se refere a identificação dos TAEs atingidos pela catástrofe; a segunda se refere a percepção deles sobre as políticas e ações adotadas pela Universidade em relação à assistência aos servidores durante e após a tragédia e modalidades de retorno às aulas; e a terceira se refere a percepção dos TAEs sobre o retorno as atividades, mediante um quadro tão complexo de atividades acadêmicas múltiplas.
Na perspectiva dos estudantes, tem-se três ênfases: a primeira é a identificação dos estudantes atingidos pela tragédia e a percepção dos impactos físicos, emocionais e patrimoniais da tragédia sobre eles; a segunda é a percepção deles sobre as políticas e ações adotadas pela Universidade em relação à assistência estudantil durante e após a tragédia e modalidades de retorno às aulas; a terceira é o levantamento das atuais necessidades desses estudantes para pleno aproveitamento do semestre letivo 2024/1. ,
Na perspectiva dos professores, a ênfase também se divide em três. A primeira se refere a identificação dos professores atingidos pela catástrofe; a segunda se refere a percepção deles sobre as políticas e ações adotadas pela Universidade em relação à assistência aos servidores durante e após a tragédia e modalidades de retorno às aulas; e a terceira se refere a percepção dos docentes sobre o retorno as atividades, mediante um quadro tão complexo de atividades acadêmicas múltiplas.
Na perspectiva dos TAEs, três ênfases serão analisadas. A primeira se refere a identificação dos TAEs atingidos pela catástrofe; a segunda se refere a percepção deles sobre as políticas e ações adotadas pela Universidade em relação à assistência aos servidores durante e após a tragédia e modalidades de retorno às aulas; e a terceira se refere a percepção dos TAEs sobre o retorno as atividades, mediante um quadro tão complexo de atividades acadêmicas múltiplas.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
% de alunos afetados e não afetados;
% de professores afetados e não afetados;
% de TAEs afetados e não afetados; e,
Percepções da comunidade acadêmica sobre as enchentes de maio do RS, sobre as políticas e ações da Universidade e sobre o semestre corrente.
Metas:
Obter 80% de repostas dos estudantes;
100% dos professores; e,
100% dos TAEs,
Buscando a proposição de ações de acolhimento e sensibilização que surtam efeitos sobre toda a comunidade acadêmica do CCSO
Resultados:
- Ampla participação de toda comunidade do CCSO;
- Análise das melhores práticas didático-pedagógicas para este momento; e,
- Avaliação da oferta de diferentes modalidades de estudos (aulas presenciais, aulas remotas e exercícios domiciliares) para os alunos; e,
- Identificação de ações para acolhimento dos atingidos.
% de alunos afetados e não afetados;
% de professores afetados e não afetados;
% de TAEs afetados e não afetados; e,
Percepções da comunidade acadêmica sobre as enchentes de maio do RS, sobre as políticas e ações da Universidade e sobre o semestre corrente.
Metas:
Obter 80% de repostas dos estudantes;
100% dos professores; e,
100% dos TAEs,
Buscando a proposição de ações de acolhimento e sensibilização que surtam efeitos sobre toda a comunidade acadêmica do CCSO
Resultados:
- Ampla participação de toda comunidade do CCSO;
- Análise das melhores práticas didático-pedagógicas para este momento; e,
- Avaliação da oferta de diferentes modalidades de estudos (aulas presenciais, aulas remotas e exercícios domiciliares) para os alunos; e,
- Identificação de ações para acolhimento dos atingidos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINE CASALI | 6 | ||
ELISSON CHAGAS DA SILVEIRA | |||
FABIANO MILANO FRITZEN | 10 | ||
MARIA DA GRACA SARAIVA NOGUEIRA | 10 | ||
RODRIGO BARBOSA DA SILVA | 5 |