Nome do Projeto
O impacto das enchentes de maio do Rio Grande do Sul em estudantes e servidores do Centro de Ciências Socio-organizacionais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
19/08/2024 - 19/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto de pesquisa “O impacto das enchentes de maio do Rio Grande do Sul em estudantes e servidores do Centro de Ciências Sócio-organizacionais” é de suma importância para uma melhor compreensão dos aspectos físicos, emocionais e patrimoniais experenciados pela comunidade acadêmica durante e após as enchentes de maio de 2024 no estado do Rio Grande do Sul. Essa tragédia atingiu 2,3 milhões de pessoas e deixou um rastro de quase 200 pessoas mortas. Dos 497 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, 475 foram atingidos, totalizando impressionantes 95,6% municípios. Mesmo as pessoas que não foram atingidas diretamente pela catástrofe estão consternadas pelos acontecimentos, o que pode gerar impactos emocionais, assim como foi durante o período da pandemia de Covid-19. Nossa preocupação reside, especialmente, com a situação em que se encontram os estudantes (sua família, casa, pertences etc.) e sua condição física e psicológica para enfrentar o presente semestre letivo, tão destoante dos demais, com aulas presenciais, remotas e exercícios domiciliares.

Objetivo Geral

Avaliar o impacto das enchentes de maio do RS em estudantes e servidores do Centro de Ciências Socio-organizacionais

Especificamente:
a) identificar a situação atual em que se encontram estudantes e servidores do CCSO em relação as enchentes de maio do RS;
b) identificar, pela perspectiva dos estudantes, a existência de efeitos das políticas e ações da Universidade, durante as enchentes de maio, em sua condição física e mental;
c) avaliar a percepção dos estudantes sobre as tomadas de decisão da Universidade durante as enchentes;
d) identificar pontos positivos e negativos à oferta de aulas presenciais, de aulas remotas e dos exercícios domiciliares;
e) analisar estratégias didático-pedagógicas para os alunos atingidos; e,
f) propor ações de acolhimento e sensibilização da comunidade acadêmica em relação ao momento de alunos que foram atingidos e que podem, ainda, estar vivenciando os impactos das perdas.

Justificativa

Nesse momento de retorno as atividades acadêmicas, muitas famílias gaúchas ainda não conseguiram voltar para suas casas e para suas rotinas familiares, domésticas e sociais, o que pode alterar os aspectos físicos, emocionais e patrimoniais da comunidade do CCSO.
Além disso, precisamos entender, na perspectiva de estudante e servidores, o impacto que um semestre com tantas ofertas de modalidade de estudos, como as aulas presenciais, as aulas remotas e os exercícios domiciliares, ocasiona na condição física e psicológica dos mesmos.

Metodologia

Aplicação de três modelos de questionários : um para estudantes, outro para os professores e outro para os TAEs.
Na perspectiva dos estudantes, tem-se três ênfases: a primeira é a identificação dos estudantes atingidos pela tragédia e a percepção dos impactos físicos, emocionais e patrimoniais da tragédia sobre eles; a segunda é a percepção deles sobre as políticas e ações adotadas pela Universidade em relação à assistência estudantil durante e após a tragédia e modalidades de retorno às aulas; a terceira é o levantamento das atuais necessidades desses estudantes para pleno aproveitamento do semestre letivo 2024/1. ,
Na perspectiva dos professores, a ênfase também se divide em três. A primeira se refere a identificação dos professores atingidos pela catástrofe; a segunda se refere a percepção deles sobre as políticas e ações adotadas pela Universidade em relação à assistência aos servidores durante e após a tragédia e modalidades de retorno às aulas; e a terceira se refere a percepção dos docentes sobre o retorno as atividades, mediante um quadro tão complexo de atividades acadêmicas múltiplas.
Na perspectiva dos TAEs, três ênfases serão analisadas. A primeira se refere a identificação dos TAEs atingidos pela catástrofe; a segunda se refere a percepção deles sobre as políticas e ações adotadas pela Universidade em relação à assistência aos servidores durante e após a tragédia e modalidades de retorno às aulas; e a terceira se refere a percepção dos TAEs sobre o retorno as atividades, mediante um quadro tão complexo de atividades acadêmicas múltiplas.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
% de alunos afetados e não afetados;
% de professores afetados e não afetados;
% de TAEs afetados e não afetados; e,
Percepções da comunidade acadêmica sobre as enchentes de maio do RS, sobre as políticas e ações da Universidade e sobre o semestre corrente.

Metas:
Obter 80% de repostas dos estudantes;
100% dos professores; e,
100% dos TAEs,
Buscando a proposição de ações de acolhimento e sensibilização que surtam efeitos sobre toda a comunidade acadêmica do CCSO


Resultados:
- Ampla participação de toda comunidade do CCSO;
- Análise das melhores práticas didático-pedagógicas para este momento; e,
- Avaliação da oferta de diferentes modalidades de estudos (aulas presenciais, aulas remotas e exercícios domiciliares) para os alunos; e,
- Identificação de ações para acolhimento dos atingidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE CASALI6
ELISSON CHAGAS DA SILVEIRA
FABIANO MILANO FRITZEN10
MARIA DA GRACA SARAIVA NOGUEIRA10
RODRIGO BARBOSA DA SILVA5

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