Nome do Projeto
A Política de Comunicação como requisito para a comunicação integrada, estratégica e cidadã nas Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/08/2024 - 20/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este projeto visa refletir sobre como as Políticas de Comunicação (PC) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras podem oportunizar práticas efetivas de comunicação organizacional integrada, de ordem estratégica e em cumprimento aos princípios da comunicação pública. Os conceitos que dão base às análises relacionam-se às dimensões da comunicação na universidade (Henriques, 2019), à compreensão de comunicação integrada e estratégica (Kunsch, 2003; Duarte, 2020), aos princípios da comunicação pública (Weber, 2017) e ao modelo de Política de Comunicação proposto por Bueno (2009).

Objetivo Geral

Avaliar os resultados do estabelecimento de princípios e diretrizes para a comunicação de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras, partindo da hipótese de que a PC oportuniza uma comunicação integrada, de ordem estratégica e em cumprimento aos princípios da administração pública, logo, mais cidadã.

Justificativa

A Política de Comunicação é um documento que trata “de um conjunto de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas, que orientam as ações de comunicação a fim de promover o relacionamento da organização com os diferentes públicos” (Bueno, 2009, p.310). Por isso, visa colaborar na operacionalização de uma comunicação integrada e estratégica, uma vez que define diretrizes para práticas antes isoladas de comunicação e oportuniza a organização dos fluxos de comunicação entre diferentes setores de uma IFES e destas com a comunidade em geral. Além disso, em se tratando de Instituições Federais de Ensino, há que se considerar sua natureza de organização pública, regida, portanto, pelos princípios da administração pública. Definir princípios organizadores da comunicação para instituições dessa natureza significa instituir parâmetros de qualidade que possam ser cumpridos independente de interesses de gestões ou governos, que são transitórios. A comunicação das IFES demanda parâmetros sistematicamente estabelecidos para atender ao interesse público.
Destaca-se, ainda, que de acordo com o Projeto de Lei 1202/2022, que dispõe sobre a organização dos Serviços de Comunicação Pública nos poderes das esferas federal, estadual, distrital e municipal, todo o Serviço de Comunicação Pública com mais de 10 (dez) servidores deverá definir sua Política de Comunicação Pública, submetida a consulta pública, seu regimento interno, bem como os critérios de cobertura jornalística e divulgação institucional. Dessa forma, as IFES que ainda não possuem Política de Comunicação deverão, em breve, constituí-la. Nessa conjuntura de implementação de Políticas de Comunicação em IFES brasileiras, este estudo busca avaliar os resultados do estabelecimento de princípios e diretrizes para a comunicação dessas organizações, partindo da hipótese de que a PC oportuniza uma comunicação integrada, de ordem estratégica e em cumprimento aos princípios da administração pública, logo, mais cidadã.

Metodologia

Como procedimento metodológico, prevê-se a identificação de pesquisas sobre a implementação e acompanhamento de Políticas de Comunicação em Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras, pela busca do termo “política de comunicação” em títulos de textos do Google Acadêmico, publicados entre 2014 e 2024 e análise dos textos identificados em relação (a) à natureza da instituição, (b) ao período em que se encontrava a PC quando pesquisada (construção, implementação ou acompanhamento/avaliação), (c) aos benefícios da PC para a comunicação organizacional e estratégica da IFES, (d) aos benefícios da PC para o cumprimento de princípios da comunicação pública pela IFES, (e) aos desafios encontrados na construção, implementação e/ou acompanhamento/avaliação da PC na IFES.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto tem como meta contribuir diretamente para a implementação de uma Política de Comunicação na Universidade Federal de Pelotas, na medida em que vai identificar a maneira como outras Políticas foram criadas e implementadas em outras instituições e as características dessa implementação. Para isso, como indicadores, pretende-se a:
- Produção de um relatório dos achados da pesquisa, com dicas para implementação de uma Política de Comunicação para a UFPel, a ser apresentado para a gestão da Universidade;
- Elaboração de um artigo científico a ser publicado em periódico nacional para circulação dos achados da pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE CASALI7
WESLEI DA SILVA LACERDA

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