Nome do Projeto
Mini Handebol - Projeto Passada para o Futuro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/07/2024 - 19/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O presente projeto tem como objetivo geral disseminar, potencializar e qualificar a prática da iniciação ao Handebol na comunidade escolar de Pelotas, assim como busca tornar vivo e potente os princípios da
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na vida acadêmica de todos(as) os(as) graduandos(as) envolvidos(as). A implementação do referido projeto está a cargo dos estudantes de Educação Física da ESEF/UFPel, sob a supervisão e orientação de professores da referida instituição e se pauta na formação de um grupo de mini handebol, envolvendo estudantes de Pelotas, na faixa etária de cinco a quatorze anos, de ambos os sexos.
Objetivo Geral
O presente projeto tem como objetivo geral disseminar, potencializar e qualificar a prática da iniciação ao Handebol na comunidade escolar de Pelotas, assim como busca tornar vivo e potente os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na vida acadêmica de todos(as) os(as) graduandos(as) envolvidos(as).
Justificativa
O esporte é um direito de todo o cidadão, como pode ser verificado no artigo 217 da Constituição Federativa do Brasil, no Título VIII – da Ordem social, no Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto, em que estabelece “É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um”. Impera, neste sentido, a necessidade de ações que viabilizem a democratização, valorização e acesso ao esporte, visto que, o mesmo, possui grande capacidade de mobilização e integração, resgatando os sujeitos para uma vida mais saudável, segura e solidária. As práticas esportivas, em suas diferentes manifestações, são constituintes da vida social, impulsionam relações entre pessoas e grupos, renovando vivências e laços de solidariedade, podendo proporcionar o desenvolvimento humano, gerando processos mais amplos de percepção e melhoria da qualidade de vida. Considerando que a iniciação da criança na prática esportiva se dá, na maioria das vezes, no ambiente escolar, tal instituição torna-se um potente local para buscarmos, através do desenvolvimento do Handebol escolar, trabalhar com valores como socialização, responsabilidade, cooperação, respeito, liderança, personalidade, persistência e vida saudável.
Metodologia
Trata-se de um trabalho de iniciação esportiva tendo como referência o Mini Handebol, que ocorrerá nas
dependências do ginásio da ESEF, aberto a toda a comunidade escolar, visando a formação de um grupo de base, na faixa etária de seis aos quatorze anos, em turmas mistas. As aulas serão ministradas pelos discentes do curso de Educação Física da ESEF, sob a supervisão dos coordenadores do projeto, nas segundas e quartas feiras, no horário das 18h às 19h. Serão formadas 04 turmas: Turma A - alunos de 5 e 6 anos; Turma B - alunos de 7 e 8 anos; Turma C - alunos de 9 e 10 anos; Turma Iniciação - 11 a 14 anos. Cada turma terá o limite de 15 alunos.
dependências do ginásio da ESEF, aberto a toda a comunidade escolar, visando a formação de um grupo de base, na faixa etária de seis aos quatorze anos, em turmas mistas. As aulas serão ministradas pelos discentes do curso de Educação Física da ESEF, sob a supervisão dos coordenadores do projeto, nas segundas e quartas feiras, no horário das 18h às 19h. Serão formadas 04 turmas: Turma A - alunos de 5 e 6 anos; Turma B - alunos de 7 e 8 anos; Turma C - alunos de 9 e 10 anos; Turma Iniciação - 11 a 14 anos. Cada turma terá o limite de 15 alunos.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicador: número de beneficiários
Meta: 60 alunos
Resultados esperados: adesão e participação constante nas atividades
Indicador: número de graduandos de Educação Física envolvidos
Meta: 12 acadêmicos
Resultados esperados: adesão ao projeto e engajamento nas atividades de ensino (estudos aplicados) e de pesquisa na área da iniciação esportiva e do mini handebol
Meta: 60 alunos
Resultados esperados: adesão e participação constante nas atividades
Indicador: número de graduandos de Educação Física envolvidos
Meta: 12 acadêmicos
Resultados esperados: adesão ao projeto e engajamento nas atividades de ensino (estudos aplicados) e de pesquisa na área da iniciação esportiva e do mini handebol
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA VALÉRIA LIMA REIS | |||
ANA VALÉRIA LIMA REIS | |||
ANDRINE CARDOSO BARTZ | |||
ANITA DA SILVA CRIZEL | |||
ARTHUR CRESPO DA SILVA | |||
CAMILA DA SILVA MOREIRA | |||
CAROLINA DA SILVA TEIXEIRA | |||
EDUARDA LOPES DOS SANTOS | |||
EDUARDO ALVES FERNANDES | |||
FELIPE FERREIRA OLIVEIRA | |||
FELIPE WICKBOLDT DOS SANTOS | |||
GIOVANNA SILVA MUNARO | |||
JENNIFER BEZERRA DA COSTA | |||
JEREMIAS FICK PORTO | |||
JOAO CRUZ DOS SANTOS DOS SANTOS | |||
JULIANI DOS REIS STORCH | |||
LEONARDO DIAS ANTUNES | |||
MANUELA DE FARIA NAGEL | |||
MARIANA HESPANHOL FEIJO GRANADA | |||
MARIANA PINHEIRO LEAL | |||
MARINA GRIEP KRUGER | |||
MARIO RENATO DE AZEVEDO JUNIOR | 4 | ||
MATHEUS DE SOUZA CARDOSO | |||
MURILO COELHO COI | |||
Mariana Bório Xavier | |||
Mariana Bório Xavier | |||
NATHAN BENTO BIELEMANN | |||
PIETRA CAZEIRO CORRÊA | |||
PIETRA CAZEIRO CORRÊA | |||
TAINA DOS SANTOS NOVACK | |||
TAMIRES JUNG DA SILVA |