Nome do Projeto
Imagens insurgentes: discursos e suas poéticas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
12/08/2024 - 12/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto consiste em uma abordagem multidisciplinar, com leitura iconográfica e iconológica, em torno das imagens e da produção poética de artistas visuais do Rio Grande do Sul que estejam sendo produzidas na atualidade, cujas discursividades estejam relacionadas com a diáspora africana e a produção de arte afro-brasileira no estado gaúcho.

Objetivo Geral

Analisar a produção de artistas visuais do Rio Grande do Sul cuja a temática esteja coadunada com a diáspora africana, considerando a sua produção poética e suas relações com discursos visuais que possibilitem inter-relacionar arte, política e estética.

Justificativa

O projeto de pesquisa em tela pretende compreender a iconografia e a iconologia de obras de arte contemporânea através de dispositivos de arte que de certa maneira representam diáspora africana em suas composições temáticas simbólicas e nas narrativas visuais negro-gaúchas da atualidade.
O projeto justifica-se pela relevância em pesquisar imagens insurgentes que interrompem fluxos de narrativas hegemônicas e, que de alguma maneira constituem uma possibilidade de compor discursividades e educação de pessoas por meio de imagens com conteúdos invisibilizados.
A relevância desse projeto de pesquisa consiste na discussão da produção em artes visuais do presente, no Rio Grande do Sul, na importância que a iconografia possui para a compreensão das configurações sociais e os lugares da não representatividade de um imaginário diaspórico africano reconfigurado e adaptado em distintas regiões do Brasil sobretudo no estado do Rio Grande do Sul.
O apagamento das imagens da diáspora de pessoas negras contribui para uma educação preconceituosa e distorcida sobre os conteúdos simbólicos
que compõem as imagens produzidas por artistas que pesquisam as temáticas negras.

Metodologia

O estudo é qualitativo por meio de revisão bibliográfica e levantamento de dados em repositórios de banco de dados – CAPES, coleta de material imagético e analise iconográfica e iconológica. Redação de artigo.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que as ações realizadas através deste projeto possibilitem o contato com obras de arte que possuem em seus conteúdos elementos simbólicos que foram borrados pela cultura predominantemente branca. Com isso, articula-se a possibilidade de realizar uma leitura em torno dos novos escopos e formação da sociedade contemporânea e, consequentemente, relacioná-la com as tipologias artísticas vigentes e os novos discursos sobre a arte contemporânea partindo de conteúdos diaspóricos negro-gaúchos.
Esse movimento pressupõe a interlocução entre pesquisadores da universidade, educadores de arte e a comunidade, diálogo este que possibilita a ressignificação dos saberes e das práticas de todos os sujeitos envolvidos.
Nesse contexto, os conceitos relacionados às temáticas da diáspora negra no estado do Rio Grande do Sul e sobre a arte contemporânea e movimentos sociais serão pauta das discussões. Além disso, espera-se que tais reflexões fomentem experiências práticas entre os agentes envolvidos e, também, na universidade.
Nesse sentido, o desenvolvimento dessa pesquisa busca trazer para o centro do debate discursos da arte vigente como reflexo de uma sociedade multicultural, dinâmica e plural.
Pretende-se, também, produzir e socializar, saberes e reflexões que contribuam para a formação cidadã publicizando relatórios, artigos científicos e outras produções para que se tornem referência para os demais estados, inclusive a respeito das articulações das ações de extensão universitária no âmbito da educação pela arte, cuja metodologia propiciaria a formação de uma rede de grupos de pesquisa.

Assim sendo, propõe-se alcançar as seguintes metas:
Indicadores, metas e resultados

1. Planejar e organizar as ações tendo em vista os objetivos propostos;
2. Desenvolver um aprofundamento teórico e conceitual a respeito dos conteúdos iconográficos e iconológicos existentes em alguns dispositivos de arte sobre os objetos de pesquisa desse projeto;
3. Discutir os conceitos relacionados à temática da arte do presente e suas implicações em diferentes níveis de ensino;
4. Relatar e publicar periodicamente as atividades desenvolvidas e seus resultados.

Indicadores de Avaliação

O objetivo geral que é proporcionar a jovens artistas, aos educadores e educadoras e a comunidade em geral uma leitura sociológica e reflexiva em
torno das tipologias da arte do presente, através de uma abordagem dialogada sobre a formação discursiva que está associada à aproximação dos dispositivos da arte de agora.

Será considerado atingido se na conclusão dos trabalhos forem apresentadas sínteses, relatórios e artigos.
Em relação aos objetivos específicos, pretendemos discutir a produção de sentindo em torno da discursividade da arte do presente e socializar
saberes, experiências e estratégias que contribuam para uma aproximação dos enunciados prescritos juntos as tipologias da arte.
Quanto a reflexão a respeito das implicações das várias áreas do conhecimento que se entrecruzam no projeto Imagens insurgentes: discursos e suas poéticas será considerado atendido se alguns vetores conceituais que distinguem a arte do presente sejam apreendidos à luz das discussões levadas a cabo pelos sujeitos envolvidos, do mesmo modo, em relação as experiências inovadoras serão organizadas e difundidas através de artigos científicos.
No que diz respeito às metas, essas serão acompanhadas e avaliadas segundo o que segue:
O planejamento e a organização das ações propostas serão considerados satisfatórios se as atividades ocorrerem dentro do cronograma do projeto
e atenderem aos objetivos pelas quais foram formuladas.
A avaliação será um processo contínuo e permanente, abordando os aspectos qualitativos desenvolvidos em cada uma das ações, seguindo a
metodologia proposta.
Além disso, a participação da comunidade artística envolvida será objeto de acompanhamento sistemático, permitindo a integração entre as várias ações propostas e a compreensão das realidades numa perspectiva interdisciplinar, coletiva, inclusiva e integral.



Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JÉFERSON LUÍS DIAS DA SILVA
ROGERIO VANDERLEI DE LIMA TRINDADE20

Página gerada em 22/02/2025 11:56:11 (consulta levou 0.077317s)