Nome do Projeto
Práticas pedagógicas e formação docente para os anos iniciais nas condições institucionais, culturais, políticas e socioespaciais das escolas municipais da cidade de Pelotas-RS.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
02/09/2024 - 31/08/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto de pesquisa se constitui como desdobramento de projetos desenvolvidos anteriormente, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa Espaços Sociais e Formação de Professores (GESFOP), e que foram indicando relações entre práticas pedagógicas, formação docente e condições institucionais, políticas, culturais e socioespaciais em escolas do município de Pelotas-RS. Deste modo, buscamos conhecer e compreender como essas dimensões incidem nas escolas municipais, no recorte da zona urbana do referido município. A escolha por trabalhar com escolas do município se dá pelo fato de nelas ser priorizado o Ensino Fundamental. As escolas serão selecionadas considerando sua distribuição nas regiões administrativas da cidade. Acreditamos que reconhecer esses espaços e verificar como as escolas dos bairros estabelecem determinadas características que tangenciam relações sociais, em um espaço e em um tempo, é fundamental para o atendimento do objetivo geral de compreender práticas pedagógicas e formação docente nas condições institucionais, culturais, políticas e socioespaciais das escolas públicas municipais. Quanto a base teórica, tomamos a educação como uma prática social e a pedagogia como campo de estudos, pesquisa e formação que busca apreender os processos de formação dos sujeitos. Nessa perspectiva, consideramos como referência teórica alguns princípios da Pedagogia Histórico-Crítica em diálogo com os conceitos de espaço social, lugar e território. No âmbito metodológico, a proposta se insere em uma perspectiva qualitativa, tendo no seu delineamento a geração de dados através de questionários de diagnóstico, entrevistas narrativas, entrevistas semiestruturadas, mapeamento da distribuição espacial das escolas municipais, análise documental, grupos focais e reuniões pedagógicas. A análise dos dados terá como referência princípios da análise de conteúdo. Com este propósito, entendemos ser necessário percorrer um caminho que contemple a escuta docente, a localização das escolas, bem como as demandas institucionais, para que possamos ampliar compreensões pedagógicas que incidem na escolarização e na formação docente em condições que se materializam em um espaço e um tempo.
Objetivo Geral
Compreender as práticas pedagógicas e a formação docente nas condições institucionais, culturais, políticas e socioespaciais das escolas públicas municipais da cidade de Pelotas-RS.
Justificativa
No intuito de ampliar e aprofundar os estudos do grupo de pesquisa GESFOP, ao qual participam professores e estudantes vinculados aos estudos em educação geográfica, ensino e formação de professores, apresentamos a proposição desta pesquisa na inter-relação entre práticas socioespaciais e socioculturais, práticas pedagógicas, políticas públicas educacionais e demais conceitos inerentes à Pedagogia enquanto campo de estudos e formação. No âmbito do grupo de pesquisa, as investigações realizadas trataram de identidades, constituição de lugares e territórios, definições curriculares e encaminhamentos pedagógicos. Foram processos que produziram este desdobramento investigativo e indicaram a necessidade de relacionar aspectos espaciais e históricos na compreensão de uma expressão localizada da escolarização. Sendo assim, a proposta de pesquisa será desenvolvida em escolas da educação básica municipais de Pelotas. A escolha para trabalhar com escolas do município se dá pelo fato de elas priorizarem o ensino fundamental. Face às diferentes realidades que possam apresentar, desenvolveremos a pesquisa e nossa inserção considerando a distribuição nas regiões administrativas da cidade de Pelotas. Acreditamos que reconhecer esses espaços e verificar como as escolas do bairro constituem e expressam determinadas características que tangenciam relações sociais em um espaço e em um tempo, é fundamental para o atendimento dos objetivos que nos propomos. Defendemos essa percepção por entendermos que essas relações sociais configuram práticas pedagógicas que se expressam em modos de gestão, encaminhamentos de sala de aula, formas de planejamento e relações com a mantenedora.
Metodologia
Tendo como referência Minayo (2004), a metodologia de uma investigação é um caminho de reflexão e de prática na abordagem de um aspecto da realidade. Nesse sentido, a pesquisa proposta se insere em uma perspectiva qualitativa, respondendo a questões particulares que se circunscrevem em um universo de significados os quais correspondem “a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis” (Minayo, 2004, p.22).
No que se refere ao delineamento da pesquisa, os processos de geração de dados serão realizados através de questionários de diagnóstico, entrevistas narrativas, entrevistas semiestruturadas, mapeamento da distribuição espacial das escolas municipais, análise documental, grupos focais e reuniões pedagógicas realizadas em escolas distribuídas nas regiões administrativas do distrito sede zona urbana.
A análise dos dados terá como referência princípios da análise de conteúdos (Bauer, 2000; Franco, 2003). Nesse sentido, partirá da definição de unidades de análise e estas, por sua vez, serão delimitadas em unidades de registro e unidades de contexto:
a) As unidades de registro são temas evidenciados nos dados, referentes às dimensões socioespaciais e socioculturais;
b) As unidades de contexto são o “pano de fundo” a partir do qual as informações foram elaboradas, vivenciadas ou socialmente construídas, ou seja, a unidade de contexto permitirá a contextualização das unidades de registro.
Quanto aos critérios para escolha das escolas participantes, tomaremos como referência uma combinação entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o número de matrículas, dando preferência ao menor índice e ao maior número de estudantes matriculados nas escolas inseridas em cada região administrativa. Ainda, consideraremos a extensão, a diversidade territorial e a quantidade de escolas por regiões administrativas na definição do número de instituições participantes.
No que se refere ao delineamento da pesquisa, os processos de geração de dados serão realizados através de questionários de diagnóstico, entrevistas narrativas, entrevistas semiestruturadas, mapeamento da distribuição espacial das escolas municipais, análise documental, grupos focais e reuniões pedagógicas realizadas em escolas distribuídas nas regiões administrativas do distrito sede zona urbana.
A análise dos dados terá como referência princípios da análise de conteúdos (Bauer, 2000; Franco, 2003). Nesse sentido, partirá da definição de unidades de análise e estas, por sua vez, serão delimitadas em unidades de registro e unidades de contexto:
a) As unidades de registro são temas evidenciados nos dados, referentes às dimensões socioespaciais e socioculturais;
b) As unidades de contexto são o “pano de fundo” a partir do qual as informações foram elaboradas, vivenciadas ou socialmente construídas, ou seja, a unidade de contexto permitirá a contextualização das unidades de registro.
Quanto aos critérios para escolha das escolas participantes, tomaremos como referência uma combinação entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o número de matrículas, dando preferência ao menor índice e ao maior número de estudantes matriculados nas escolas inseridas em cada região administrativa. Ainda, consideraremos a extensão, a diversidade territorial e a quantidade de escolas por regiões administrativas na definição do número de instituições participantes.
Indicadores, Metas e Resultados
Feita a análise, buscamos atender a meta de estruturar um banco de dados a partir do arcabouço teórico-prático produzido ao longo da pesquisa, no intuito de subsidiar e possibilitar a ampliação de pesquisas no âmbito do GESFOP. Para tal, buscaremos a partir da análise dos resultados obtidos, organizar e disponibilizar as informações em um repositório, para que a comunidade acadêmica e escolar possa acessar e utilizar. O repositório será alimentado e disponibilizado a partir das demandas dos participantes. Ainda , temos como resultado esperado articular ações pedagógicas, no intuito de contribuir para a formação continuada de professores da educação básica na escala municipal, tendo como referência as necessidades formativas pautadas na diversidade socioespacial e sociocultural da cidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Gregório Nogueira Arriada | |||
KETHLEN BOHM OLIVEIRA | |||
LIGIA CARDOSO CARLOS | 15 | ||
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO | 8 |