Nome do Projeto
Apostila de Geoquímica do Petróleo
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/02/2025 - 30/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O objetivo deste projeto é desenvolver uma apostila didática em língua portuguesa para o componente curricular Geoquímica do Petróleo, uma área do conhecimento cuja bibliografia predominante está em língua inglesa. Essa realidade linguística impõe uma barreira significativa à compreensão de conceitos técnicos e científicos pelos estudantes, dificultando o aprendizado e impactando negativamente o desempenho acadêmico. A escassez de materiais didáticos especializados em língua portuguesa agrava ainda mais essa situação, aumentando o risco de retenção e evasão. A proposta consiste na tradução e adaptação de bibliografia selecionada, com o objetivo de criar um conteúdo acessível e tecnicamente preciso em língua portuguesa, alinhado à realidade pedagógica dos estudantes que cursam o componente curricular. A apostila abordará as principais áreas de estudo da Geoquímica do Petróleo, baseando-se em obras de referência consagradas e organizando os conceitos de forma clara e didática. O desenvolvimento deste material visa suprir a lacuna de recursos disponíveis, aprimorar a compreensão dos conteúdos pelos estudantes e, consequentemente, promover maior engajamento e melhoria no rendimento acadêmico, contribuindo para a redução das taxas de retenção e evasão.
Objetivo Geral
Desenvolver uma apostila didática em língua portuguesa para o componente curricular Geoquímica do Petróleo, a partir da seleção, tradução e adaptação de referências consagradas da bibliografia em língua inglesa, com o intuito de superar barreiras linguísticas, facilitar o aprendizado de conceitos técnicos e científicos, e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e a redução das taxas de evasão e retenção dos estudantes.
Justificativa
A predominância de literatura técnica em língua inglesa representa uma barreira significativa para a compreensão dos conceitos complexos da Geoquímica do Petróleo pelos estudantes. Essa dificuldade é acentuada pela escassez de materiais didáticos especializados em língua portuguesa, o que limita o acesso a conteúdos técnicos acessíveis e pedagogicamente adequados. Tal cenário impacta negativamente o desempenho acadêmico dos estudantes, contribuindo para o aumento das taxas de retenção e evasão.
Nesse contexto, o desenvolvimento de uma apostila didática em língua portuguesa, fundamentada na tradução, adaptação e interpretação de obras de referência consagradas em língua inglesa, torna-se indispensável. Essa iniciativa visa não apenas superar as barreiras linguísticas, mas também proporcionar um recurso didático que favoreça o aprendizado, promova maior engajamento e contribua para a formação acadêmica de qualidade no componente curricular Geoquímica do Petróleo.
Nesse contexto, o desenvolvimento de uma apostila didática em língua portuguesa, fundamentada na tradução, adaptação e interpretação de obras de referência consagradas em língua inglesa, torna-se indispensável. Essa iniciativa visa não apenas superar as barreiras linguísticas, mas também proporcionar um recurso didático que favoreça o aprendizado, promova maior engajamento e contribua para a formação acadêmica de qualidade no componente curricular Geoquímica do Petróleo.
Metodologia
1. Identificação e Seleção dos Conteúdos
1.1 Análise de Referências
Será realizada uma análise detalhada da bibliografia básica e complementar em língua inglesa utilizada no componente curricular Geoquímica do Petróleo, bem como uma revisão da literatura técnica mais atualizada. As referências selecionadas serão traduzidas e adaptadas para a língua portuguesa, com rigor técnico e clareza conceitual, garantindo a manutenção da integridade dos conteúdos.
1.2 Seleção Crítica de Conteúdos
A seleção será orientada pela ementa do componente curricular, assegurando a inclusão de tópicos essenciais à formação dos estudantes. A priorização dos conteúdos levará em consideração sua relevância, aplicabilidade pedagógica e contribuição para o desenvolvimento de competências na área de Geoquímica do Petróleo.
1.3 Organização Lógica
Os conteúdos serão estruturados de maneira gradual e sequencial, promovendo a assimilação progressiva dos conceitos. Essa organização buscará facilitar a construção do conhecimento, apresentando os temas de forma clara, coesa e objetiva.
2. Elaboração do Conteúdo
2.1 Redação Didática
Os conteúdos selecionados serão redigidos com linguagem técnica acessível, mas adaptada ao nível de compreensão dos estudantes, de forma a equilibrar rigor científico e didática.
2.2 Inclusão de Recursos Visuais
Serão utilizados diagramas, gráficos, tabelas e outros recursos visuais para facilitar a compreensão dos conceitos-chave, reforçando o caráter didático da apostila.
2.3 Revisões Periódicas
Durante a elaboração, o conteúdo será submetido a revisões contínuas, com foco em garantir a precisão técnica, a coerência entre os temas e a clareza da redação.
3. Revisão Técnica e Pedagógica
3.1 Revisão Científica
Os conteúdos serão avaliados por especialistas na área de Geoquímica do Petróleo, assegurando a precisão científica e a consistência técnica.
3.2 Revisão Pedagógica
Será realizada uma análise pedagógica da estrutura e da abordagem didática do material, considerando o perfil dos estudantes e as demandas do processo de ensino-aprendizagem.
4. Distribuição e Acesso
A apostila será disponibilizada em formato digital para os estudantes matriculados no componente curricular, funcionando como material complementar às aulas e como recurso de estudo autônomo.
5. Coleta de Feedback
5.1 Avaliação pelos Estudantes
Questionários e grupos focais serão utilizados para coletar feedback qualitativo e quantitativo sobre a apostila, abordando aspectos como clareza, organização, relevância e impacto no aprendizado.
5.2 Sessões de Feedback
Serão organizadas sessões de discussão com estudantes e docentes para identificar melhorias necessárias e avaliar a eficácia do material no suporte ao ensino.
6. Aprimoramento Contínuo
O feedback coletado será analisado de forma sistemática, orientando revisões e ajustes no conteúdo e na abordagem pedagógica da apostila, promovendo melhorias contínuas no material.
7. Avaliação de Impacto
7.1 Monitoramento do Desempenho Acadêmico
Serão acompanhados os indicadores de desempenho acadêmico, como notas, taxas de aprovação e índices de evasão, antes e após a implementação da apostila. A análise desses dados permitirá avaliar o impacto do material no aprendizado dos estudantes e no desempenho geral no componente curricular.
1.1 Análise de Referências
Será realizada uma análise detalhada da bibliografia básica e complementar em língua inglesa utilizada no componente curricular Geoquímica do Petróleo, bem como uma revisão da literatura técnica mais atualizada. As referências selecionadas serão traduzidas e adaptadas para a língua portuguesa, com rigor técnico e clareza conceitual, garantindo a manutenção da integridade dos conteúdos.
1.2 Seleção Crítica de Conteúdos
A seleção será orientada pela ementa do componente curricular, assegurando a inclusão de tópicos essenciais à formação dos estudantes. A priorização dos conteúdos levará em consideração sua relevância, aplicabilidade pedagógica e contribuição para o desenvolvimento de competências na área de Geoquímica do Petróleo.
1.3 Organização Lógica
Os conteúdos serão estruturados de maneira gradual e sequencial, promovendo a assimilação progressiva dos conceitos. Essa organização buscará facilitar a construção do conhecimento, apresentando os temas de forma clara, coesa e objetiva.
2. Elaboração do Conteúdo
2.1 Redação Didática
Os conteúdos selecionados serão redigidos com linguagem técnica acessível, mas adaptada ao nível de compreensão dos estudantes, de forma a equilibrar rigor científico e didática.
2.2 Inclusão de Recursos Visuais
Serão utilizados diagramas, gráficos, tabelas e outros recursos visuais para facilitar a compreensão dos conceitos-chave, reforçando o caráter didático da apostila.
2.3 Revisões Periódicas
Durante a elaboração, o conteúdo será submetido a revisões contínuas, com foco em garantir a precisão técnica, a coerência entre os temas e a clareza da redação.
3. Revisão Técnica e Pedagógica
3.1 Revisão Científica
Os conteúdos serão avaliados por especialistas na área de Geoquímica do Petróleo, assegurando a precisão científica e a consistência técnica.
3.2 Revisão Pedagógica
Será realizada uma análise pedagógica da estrutura e da abordagem didática do material, considerando o perfil dos estudantes e as demandas do processo de ensino-aprendizagem.
4. Distribuição e Acesso
A apostila será disponibilizada em formato digital para os estudantes matriculados no componente curricular, funcionando como material complementar às aulas e como recurso de estudo autônomo.
5. Coleta de Feedback
5.1 Avaliação pelos Estudantes
Questionários e grupos focais serão utilizados para coletar feedback qualitativo e quantitativo sobre a apostila, abordando aspectos como clareza, organização, relevância e impacto no aprendizado.
5.2 Sessões de Feedback
Serão organizadas sessões de discussão com estudantes e docentes para identificar melhorias necessárias e avaliar a eficácia do material no suporte ao ensino.
6. Aprimoramento Contínuo
O feedback coletado será analisado de forma sistemática, orientando revisões e ajustes no conteúdo e na abordagem pedagógica da apostila, promovendo melhorias contínuas no material.
7. Avaliação de Impacto
7.1 Monitoramento do Desempenho Acadêmico
Serão acompanhados os indicadores de desempenho acadêmico, como notas, taxas de aprovação e índices de evasão, antes e após a implementação da apostila. A análise desses dados permitirá avaliar o impacto do material no aprendizado dos estudantes e no desempenho geral no componente curricular.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores
- Taxa de Evasão: Proporção de estudantes que deixam de cursar ou abandonar o componente curricular Geoquímica do Petróleo antes de sua conclusão.
- Rendimento Acadêmico: Desempenho dos estudantes medido pelas médias das avaliações realizadas no componente curricular.
- Satisfação dos Estudantes: Avaliada por meio de pesquisa que considera aspectos como clareza, utilidade e eficácia da apostila no processo de ensino-aprendizagem.
Metas
- Desenvolver uma apostila didática que seja tecnicamente completa, acessível e adaptada às necessidades pedagógicas dos estudantes.
- Promover melhorias no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo um recurso educacional que facilite a assimilação de conceitos complexos da Geoquímica do Petróleo.
- Reduzir a taxa de evasão e retenção, contribuindo para um desempenho acadêmico mais consistente.
- Superar barreiras linguísticas e acadêmicas ao oferecer um material didático em língua portuguesa de alta qualidade.
- Obter uma avaliação positiva dos estudantes quanto à clareza, relevância e aplicabilidade da apostila.
Resultados Esperados
- Desempenho Acadêmico: Aumento nas médias dos estudantes, refletindo maior compreensão dos conteúdos ministrados.
- Redução de Evasão e Retenção: Diminuição nos índices de estudantes que abandonam ou não obtêm aprovação no componente Geoquímica do Petróleo
- Acesso ao Conhecimento: Disponibilização de um material didático acessível que elimine barreiras linguísticas e promova a compreensão dos conceitos técnicos.
- Engajamento Estudantil: Maior interesse e envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem e nas atividades do componente curricular Geoquímica do Petróleo
- Impacto Prático: Melhoria na aplicação dos conhecimentos adquiridos tanto em atividades acadêmicas quanto em contextos profissionais futuros.
- Taxa de Evasão: Proporção de estudantes que deixam de cursar ou abandonar o componente curricular Geoquímica do Petróleo antes de sua conclusão.
- Rendimento Acadêmico: Desempenho dos estudantes medido pelas médias das avaliações realizadas no componente curricular.
- Satisfação dos Estudantes: Avaliada por meio de pesquisa que considera aspectos como clareza, utilidade e eficácia da apostila no processo de ensino-aprendizagem.
Metas
- Desenvolver uma apostila didática que seja tecnicamente completa, acessível e adaptada às necessidades pedagógicas dos estudantes.
- Promover melhorias no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo um recurso educacional que facilite a assimilação de conceitos complexos da Geoquímica do Petróleo.
- Reduzir a taxa de evasão e retenção, contribuindo para um desempenho acadêmico mais consistente.
- Superar barreiras linguísticas e acadêmicas ao oferecer um material didático em língua portuguesa de alta qualidade.
- Obter uma avaliação positiva dos estudantes quanto à clareza, relevância e aplicabilidade da apostila.
Resultados Esperados
- Desempenho Acadêmico: Aumento nas médias dos estudantes, refletindo maior compreensão dos conteúdos ministrados.
- Redução de Evasão e Retenção: Diminuição nos índices de estudantes que abandonam ou não obtêm aprovação no componente Geoquímica do Petróleo
- Acesso ao Conhecimento: Disponibilização de um material didático acessível que elimine barreiras linguísticas e promova a compreensão dos conceitos técnicos.
- Engajamento Estudantil: Maior interesse e envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem e nas atividades do componente curricular Geoquímica do Petróleo
- Impacto Prático: Melhoria na aplicação dos conhecimentos adquiridos tanto em atividades acadêmicas quanto em contextos profissionais futuros.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GUILHERME SILVA TAYLON FERREIRA | |||
MARISTELA BAGATIN SILVA | 4 |