Nome do Projeto
Produção de Material Didático para Radiologia Odontológica e Imaginologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2024 - 19/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Material didático é amplamente definido como produtos pedagógicos utilizados na educação e, especificamente definido como o material instrucional que se elabora com finalidade didática, podendo ser classificado, de acordo com o suporte ou uso de mídias, como impresso, audiovisual ou com emprego de novas tecnologias (Bandeira, 2009). A área de Radiologia Odontológica e Imaginologia da Faculdade de Odontologia da UFPel (FO UFPel), há algum tempo, sente a necessidade de desenvolver materiais didáticos para serem utilizados tanto pelos alunos que realizam a disciplina quanto por acadêmicos que já a cursaram, uma vez que a Radiologia é uma importante área da Odontologia, que auxilia no diagnóstico, tratamento e proservação dos casos, devendo, assim, o corpo docente, garantir contato e aperfeiçoamento na área constantes à todos os futuros profissionais. Esta necessidade surgiu à medida que as docentes detectaram que os acadêmicos, de forma cada vez mais frequente, recorrem à outros tipos de materiais, além dos livros didáticos, para estudo e aquisição do conhecimento (Santos et al., 2016). Como nativos digitais da geração Z, a maior parte dos atuais acadêmicos busca instruções por meio de vídeos, aplicativos de celular ou computador, assim como materiais virtuais (Berlin-Boner; Levin, 2019), sendo importante que docentes garantam a qualidade e rigor didático do material consultado por esses acadêmicos. Com isso, esse projeto de ensino visa registrar e detalhar o material didático produzido pelas docentes da área de Radiologia Odontológica da FO UFPel, com auxílio de discentes, à ser utilizado pelos acadêmicos da unidade que cursam ou já cursaram a disciplina de Radiologia Odontológica e Imaginologia.

Objetivo Geral

Registrar a produção e detalhar a confecção de material didático, como vídeos instrucionais, WebApps e manequins radiográficos (simulares de pacientes), para serem utilizados por acadêmicos da FO UFPel que estão cursando ou já cursaram a disciplina de Radiologia Odontológica e Imaginologia.

Justificativa

A Radiologia Odontológica é uma importante área da Odontologia, com a qual os acadêmicos (e até mesmo os profissionais) precisam manter contato e realizar aperfeiçoamento constante. Desta forma, é imprescindível que o material utilizado para estudo apresente qualidade e rigor didático. Os livros didáticos e artigos científicos apresentam esse rigor, contudo, os atuai acadêmicos, por pertencerem à uma geração denominada como "nativa digital" (a geração "Z"), cada vez mais busca outros tipos de materiais, como vídeos e aplicativos, para instruir-se. Com isso, é importante que este tipo de material seja produzido pelo próprio corpo docente da instituição, justificando a execução deste projeto de ensino.
Ademais, o fato de acadêmicos estarem envolvidos no projeto, auxiliando a produção destes materiais, gera ainda mais engajamento por parte dos alunos que o utilizarão e responsabilidade dos alunos que os produzirão.

Metodologia

Este projeto prevê o desenvolvimento de 3 tipos de material: vídeos instrucioanis, WebApps para computadores, tablets e telefones celulares, além de um manequim radiográfico (simulador de paciente).

a) Confecção de Vídeos Instrucionais
Inicialmente, as docentes da disciplina, com auxílio de discentes, irão programar o vídeo à ser produzido e irão escrever o roteiro para gravação, de acordo com a atividade à ser demonstrada (técnica radiográfica, processamento ou sistemas digitais). Este roteiro será discutido entre todos os envolvidos e o material necessário para o mesmo, será selecionado. Após, usando a câmera de uma telefone celular iPhone, modelo 12, e o aplicativo câmera, do próprio iPhone, o vídeo será gravado, seguindo o roteiro e planejamento. Posteriormente, já no aplicativo CapCut, adquirido na loja virtual de aplicativos da Apple (Apple Store), o vídeo será editado e, ainda, haverá inclusão de narração da técnica ou processo demonstrado, a fim de facilitar a compreensão dos acadêmicos que assistirão ao vídeo. Por fim, todo material produzido será hospedado na plataforma de vídeos YouTube, no canal "Radiologia Odontológica UFPel", a fim de ampliar sua divulgação à todos os acadêmicos da FO UFPel, bem como à profissionais que precisem esclarecer dúvidas ou aperfeiçoar o conhecimento acerca do tema. Este canal da plataforma YouTube é mantido pelas docentes que atuam na área de Radiologia Odontológica da Instituição, com auxílio dos discentes.

b) Confecção de WebApps Para Ensino de Anatomia Radiográfica e Detecção de Alterações Patológicas
Inicialmente, as docentes irão elencar o WebApp à ser produzido (para estudo de anatomia ou alterações patológicas, por exemplo) e, com auxílio de discentes, realizarão a seleção dos exames radiográficos convencionais (intra e/ou extra-orais) que mais representam as estruturas anatômicas ou alterações patológicas à serem destacadas. Todos os exames fazem parte do acervo de imagens da Clínica de Radiologia da FO UFPel. As imagens selecionadas serão exportadas para o software CorelDraw e a estrutura anatômica / alteração ou característica patológica será destacada, por meio das ferramentas de desenho do software. Após destacadas e revisadas, cada estrutura anatômica / alteração ou característica patológica será descrita, com auxiliou da literatura especializada da área. No site de compartilhamento de documentos e imagens Google Drive, será criada uma pasta com todas as imagens selecionadas, imagens delineadas e textos descritivos, e após revisão, esta pasta será compartilhada com um designer gráfico da área de TI da Instituição que, após discussão sobre layout e revisão dos envolvidos (docentes da Radiologia e discentes colaboradores), irá hospedar no domínio GitHub os WebApps. Antes da divulgação, os aplicativos serão testados quanto à falhas de acessibilidade nas interfaces para computadores / notebooks, tablets e telefones celulares, pelos próprios envolvidos em sua produção. Realizados os testes, o endereço eletrônico dos WebApps será divulgado e os mesmos serão disponibilizados à toda comunidade acadêmica, bem como aos profissionais da Odontologia que queiram ou necessitam utilizá-los.

c) Desenvolvimento de Manequim Radiográfico Para Execução de Exames Intraorais
Inicialmente serão selecionados os materais para serem utilizados na confecção do simulador, incluindo um manequim odontológico modelo endoradiográfico, um simulador de paciente (popularmente conhecido por "Bob") e dentes humanos cedidos pelo Banco de Dentes da FO UFPel. Além destes, serão utilizados: gesso e serragem para simular o osso esponjoso que circunda os dentes, cera utilidade, para simular a presença de lesões periapiacis e folículos pericoronários de dentes inclusos, assim como esmalte de unha incolor pata simular o espaço do ligamento periodontal. Os dentes serão posicionados no manequim endoradiográfico e os demais materiais utilizados como descritos acima. Finalizada a montagem, o manequim será posicionado no simulador de pacientes e, utilizando um aparelho de raios-x intra-orais, será executado em levantamento periapical completo no simulador. Verificada a efetividade do manequim, pelas docentes da área, auxiliadas pelos discentes colaboradores, o mesmo será apresentado aos alunos, para serem usados nas aulas práticas pré-clínicas da disciplina de Radiologia Odontológica e Imaginologia.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o material produzido seja amplamente utilizado pelos acadêmicos, especialmente os que estão realizando a disciplina de Radiologia Odontológica e Imaginologia, mas, também, pelos alunos que já a cursaram, como forma de estudo e aperfeiçoamento constante.
Para verificar a efetividade do material produzido, assim como a frequência de uso dos acadêmicos, está prevista, entre as ações deste projeto, uma consulta aos alunos, ao final de cada aula que o material for utilizado, bem como ao final de cada semestre (indicador do projeto).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARTHUR PRETTO MALDANER
CAROLINE DE OLIVEIRA LANGLOIS5
EDUARDO TROTA CHAVES
GIANA DA SILVEIRA LIMA1
JOSIANE DIAS PINZ
JOSUE MARTOS1
JULIANA LIMA DO AMARAL
MELISSA FERES DAMIAN5

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