Nome do Projeto
Atelier Livre de práticas Pictóricas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/09/2024 - 31/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
Projeto de extensão destinado à abertura do atelier de pintura do Centro de Artes da UFPEL, para a realização de atividades voltadas à produção pictórica de artistas em processo de formação ou já formados por essa Instituição, assim como para artistas interessados em fomentar sua produção no espaço universitário em coletividade com outros artistas e professores de artes. A atividade extensionista promoverá a produção, a reflexão e as trocas de informações a partir do processo poético de cada um, permitindo acesso às experiências individuais pela própria convivência e eventuais interlocuções com profissionais de áreas afins, que serão convidados a atuar como leitores dos processos e resultados. O espaço de trabalho será organizado pelos alunos bolsistas e voluntários, que acompanharão os percursos para que se aprofundem os conhecimentos individuais. Assim, acredita-se ser possível a ampliação coletiva de repertório e trocas de visões e entendimentos entre participantes, garantindo uma formação continuada, estimulada por uma visão crítica.
Objetivo Geral
Propiciar um espaço de produção com ênfase na pintura que acolha ex-alunos, alunos e artistas com trajetórias recentes ou consolidadas. Nesse espaço, que seja possível compartilhar e dividir experiências, esclarecer dúvidas, usufruir de orientação, participar de discussões, ampliar repertório, organizar e compartilhar a própria produção em interlocução com outros artistas, com os professores do Centro de Artes e com profissionais de áreas afins.
Justificativa
A motivação primeira dessa proposição é proporcionar um espaço fértil e propício para a continuidade das práticas estimuladas pela convivência e trocas encontradas inicialmente na formação no curso de Artes Visuais Bacharelado.
Ou seja, ampliar aqui os momentos de produção da instância universitária de maneira não formal, por meio de uma atividade de extensão, que abra as portas do atelier de pintura para a comunidade em geral e permita que se desenvolva os trabalhos coletivamente e com o apoio de artistas ou professores de pintura. A percepção é de que isto seja de fundamental importância à continuidade estimulante na convivência criativa.
Juntando-se a essa demanda, alunos ou outros artistas têm nos procurado para solicitar a abertura em horários extras do espaço para as atividades de pintura, como também pessoas interessadas de outras áreas, que procuram informações sobre os processos poéticos e de como conduzir a sua produção para inseri-la no sistema da arte. Por isso, entendemos que a área de pintura do CA pode acolher esses pedidos da comunidade, tanto universitária como em geral, uma vez que possibilitará também uma vivência fundamental para os alunos que estão em processo de formação.
Ou seja, ampliar aqui os momentos de produção da instância universitária de maneira não formal, por meio de uma atividade de extensão, que abra as portas do atelier de pintura para a comunidade em geral e permita que se desenvolva os trabalhos coletivamente e com o apoio de artistas ou professores de pintura. A percepção é de que isto seja de fundamental importância à continuidade estimulante na convivência criativa.
Juntando-se a essa demanda, alunos ou outros artistas têm nos procurado para solicitar a abertura em horários extras do espaço para as atividades de pintura, como também pessoas interessadas de outras áreas, que procuram informações sobre os processos poéticos e de como conduzir a sua produção para inseri-la no sistema da arte. Por isso, entendemos que a área de pintura do CA pode acolher esses pedidos da comunidade, tanto universitária como em geral, uma vez que possibilitará também uma vivência fundamental para os alunos que estão em processo de formação.
Metodologia
A experiência individual será o ponto de partida para as atividades no grupo. Cada integrante, através de seu processo de trabalho, trará sua trajetória, suas expectativas e suas necessidades. Tudo isto orientará, juntamente a conversas coletivas, a organização do espaço, a escolha dos materiais que serão explorados, os instrumentos que permitirão o trato com os materiais, as referências artísticas e conceituais que darão suporte para a constituição do processo poético.
A partir dos dados coletados nesse primeiro momento, a coordenação junto com os colaboradores e os bolsistas definirá as ações subsequentes.
Ações em relação aos processos de trabalho individuais, à escolha de convidados para colaborarem na condição de interlocutores para facilitar o aprofundamento das questões que orientarão a poética individual e as estratégias para sanar as dúvidas apresentadas pelo grupo, bem como os
cuidados para legitimar as escolhas que garantirão a coerência do processo. As discussões poderão ter seus momentos definidos pela necessidade de um elemento do grupo ou de vários, ou ainda da coordenação e dos colaboradores.
Com a visão panorâmica das metas do grupo serão definidos, depois de discussão coletiva, os períodos de produção intercalados pelos momentos de conversa e reflexão, como possibilidades de visualização, apropriação e conscientização dos processos pessoais.
O retorno para o grupo e para cada um dos seus integrantes será dado justamente por esses espaços de trocas.
A partir dos dados coletados nesse primeiro momento, a coordenação junto com os colaboradores e os bolsistas definirá as ações subsequentes.
Ações em relação aos processos de trabalho individuais, à escolha de convidados para colaborarem na condição de interlocutores para facilitar o aprofundamento das questões que orientarão a poética individual e as estratégias para sanar as dúvidas apresentadas pelo grupo, bem como os
cuidados para legitimar as escolhas que garantirão a coerência do processo. As discussões poderão ter seus momentos definidos pela necessidade de um elemento do grupo ou de vários, ou ainda da coordenação e dos colaboradores.
Com a visão panorâmica das metas do grupo serão definidos, depois de discussão coletiva, os períodos de produção intercalados pelos momentos de conversa e reflexão, como possibilidades de visualização, apropriação e conscientização dos processos pessoais.
O retorno para o grupo e para cada um dos seus integrantes será dado justamente por esses espaços de trocas.
Indicadores, Metas e Resultados
A partir da metodologia prevista os momentos de reflexão trarão indicadores sobre o andamento dos processos individuais e o do grupo especialmente no que se refere as trocas e as motivações que a variedade de experiências concomitantes pode permitir.
A meta do processo proposto é que ao final do período cada artista tenha trilhado percursos que qualifiquem seu trabalho pela consciência que pôde adquirir graças à reflexão sobre o próprio fazer e o fazer dos colegas. Essa qualificação decorrerá da fala e registro das etapas, do retorno das arguições, da documentação dos processos e das apreciações de cada estágio de trabalho pessoal.
Dentro do ritmo individual deverá resultar uma produção com trabalhos que ampliem a experiência pessoal e a organização de documentação do processo poético pessoal, propiciando uma visão crítica da produção.
A meta do processo proposto é que ao final do período cada artista tenha trilhado percursos que qualifiquem seu trabalho pela consciência que pôde adquirir graças à reflexão sobre o próprio fazer e o fazer dos colegas. Essa qualificação decorrerá da fala e registro das etapas, do retorno das arguições, da documentação dos processos e das apreciações de cada estágio de trabalho pessoal.
Dentro do ritmo individual deverá resultar uma produção com trabalhos que ampliem a experiência pessoal e a organização de documentação do processo poético pessoal, propiciando uma visão crítica da produção.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
LUCAS ESPOLADORE | |||
PAOLA WICKBOLDT FREDES | |||
PEDRO AUGUSTO DOS SANTOS NAVARRO | |||
RICARDO PERUFO MELLO | 2 |