Nome do Projeto
DANK - DIRETÓRIO ACADÊMICO NAUM KEISERMAN DA FACULDADE DE MEDICINA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
19/08/2024 - 31/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O movimento estudantil, uma força organizativa dos estudantes em prol de direitos, políticas educacionais e questões sociais, constitui um fenômeno global e historicamente relevante, especialmente em momentos de transformações políticas e sociais. Ele se apresenta como um espaço de expressão do protagonismo estudantil e de inserção política, assegurando a atuação ativa dos estudantes na sociedade. Dentro deste contexto, o Diretório Acadêmico Naum Keiserman (DANK) se configura como uma entidade representativa fundamental para os estudantes de medicina, desempenhando o papel de mediador entre o corpo discente e a administração da faculdade e da universidade. O DANK é responsável por defender os interesses acadêmicos e sociais dos alunos, organizar atividades acadêmicas e culturais, e promover discussões sobre temas pertinentes à formação médica e às condições de ensino. Além disso, o DANK influencia na construção de um ambiente educacional mais democrático e participativo, colaborando com a formação crítica e cidadã dos futuros profissionais da saúde.

Objetivo Geral

Consolidar o papel do Diretório Acadêmico Naum Keiserman (DANK) como uma entidade representativa essencial para os estudantes de medicina da Universidade Federal de Pelotas, garantindo a defesa contínua dos direitos e interesses acadêmicos e sociais dos discentes.

Justificativa

O projeto busca organizar institucionalmente as ações desenvolvidas pelo DANK, de forma a garantir que os estudantes estejam envolvidos em projetos qualificados. Ao promover mecanismos de apoio e orientação, o projeto visa ampliar o impacto das atividades acadêmicas, culturais e sociais organizadas pelo DANK, assegurando que estas sejam conduzidas de forma estruturada e alinhada às necessidades própria de um projeto e também às expectativas dos estudantes.

Metodologia

O Diretório Acadêmico Naum Keiserman (DANK) estrutura-se em dez departamentos, a saber: Tesouraria, Secretaria, Comunicação e Marketing, Inclusão e Assistência Estudantil, Social e Cultural, Produtos, Patrimônio, Extensão, Ensino e Eventos. Essa divisão tem como objetivo promover a autonomia e a participação ativa de seus membros, que trabalham em conjunto na execução dos diversos projetos e iniciativas promovidos pelo Diretório. Cada departamento é liderado por um diretor, incumbido de coordenar as demandas e as idéias propostas pelos membros do departamento.
O DANK se caracteriza como um espaço democrático, onde todos os membros têm a oportunidade de propor e desenvolver seus próprios projetos, além de participar ativamente nas tomadas de decisões da organização. As opiniões e contribuições de todos são consideradas, reforçando o compromisso do Diretório com a construção coletiva e a valorização do protagonismo estudantil.
Para a organização e o alinhamento das atividades, são garantidas duas reuniões mensais, uma com o grande grupo e outra entre os departamentos. As reuniões dentro dos departamentos são realizadas semanalmente ou a critério de cada departamento. Elas servem como espaços fundamentais para o debate, o planejamento estratégico e a tomada de decisões sobre os projetos e ações em andamento, além de promover a organização e o desenvolvimento de novas ideias.
A direção executiva, composta pelo presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretária-geral, é responsável pelas decisões políticas e organizativas do Diretório. Essa equipe trabalha em estreita colaboração com os diretores de cada departamento, formando assim o grupo da direção geral. Essa estrutura garante que as decisões sejam tomadas de forma coordenada e que as atividades sejam implementadas de maneira eficiente, sempre mantendo a transparência e o diálogo entre todos os membros.
Esse modelo de organização visa não apenas a efetividade na execução dos projetos, mas também a formação de um ambiente inclusivo e participativo, onde todos os estudantes possam contribuir para o desenvolvimento acadêmico, cultural e social dentro da faculdade de medicina.

Indicadores, Metas e Resultados

- Registar em forma de portarias a participação discentes nas diferentes instâncias das Instituição fortalecendo assim o protagonismo estudantil na Faculdade de Medicina e na Universidade Federal de Pelotas;
- Registro institucional dos projetos e atividades desenvolvidas pelo DANK;
- Manter registro atualizado das Ligas Acadêmicas;
- Iniciar discussão para construir o regramento das Ligas Acadêmicas;
- Promover atividades que complementem o currículo acadêmico dos alunos, a partir da própria demanda dos alunos;
- Buscar melhorias em termos de infraestrutura, como salas de aula e locais de permanência e também no aspecto pedagógico;
- Melhorar a percepção do papel do DANK entre os estudantes;
- Acolher e assistir novos ingressantes do curso de medicina;
- Promover ações sociais e culturais para a sociedade;
- Oferecer programa de Treinamento para novas lideranças estudantis no DANK;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA JULIAO DIAS DOS SANTOS
ANA CLARA ROHLING
Anna Carolina da Cunha
BEATRIZ QUIRINO ZANATTA
CARLA ALBERICI PASTORE
CARLOS AKIO YONAMINE
CRISTIAN TEIXEIRA DUARTE
DIEGO FERREIRA GONZALEZ
EDUARDA DA ROSA DA SILVA
EVERTON JOSE FANTINEL1
HELOISA SCHUELTER BUSEMAYER
JACKSON OLIVEIRA NOBRE
JENIFER TATIANA MULLER
JOLIANE VITOR MIRANDA
JORGE FERNANDO DE ABREU FERREIRA
JOÃO PEDRO ZARTH FERREIRA
Juliana Jorge Ferreira
LARISSA RODRIGUES OLIVEIRA
LAURA BEATRIZ DE SOUZA CAMPOS
LEANDRO WALTZER EINHARDT
LEONARDO BLANK WEYMAR
LIVIA SILVA PIVA
MARIA AURORA DROPA CHRESTANI CESAR1
MATHEUS AUGUSTO GARCIA
MAURICIO PEREYRA FERNANDEZ
Matheus Ignácio Lopes
PEDRO AHLF RODRIGUES
SAMIRA MARTINES
VINICIUS TONIOLLI
WENDER DOS SANTOS CRUZ

Página gerada em 15/11/2024 03:36:47 (consulta levou 0.174735s)