Nome do Projeto
Design, emoção e bem-estar
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
19/08/2024 - 17/08/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A área do design com enfoque nas emoções emergiu no final da década de 1990, em consonância com outros campos de estudo que também passaram a focalizar os aspectos emocionais em suas respectivas abordagens. O objetivo dessa área de estudo no Design é facilitar o processo de realizar projetos focados em evocar emoções positivas no usuário, compartilhando abordagens e ferramentas dessa área.

Objetivo Geral

Estimular pesquisas e projetos práticos no campo do Design e das Artes que utilizem no seu processo de desenvolvimento ferramentas e abordagens do Design para o bem-estar.

Justificativa

O design para o bem-estar foi um dos focos da minha tese de doutorado e vem sendo introduzido em sala de aula em diferentes disciplinas para os cursos de Design e Artes. A partir de 2025 será abordado em uma disciplina optativa no curso de Design, chamada Design e Emoção. O projeto de pesquisa visa aprofundar o conteúdo trabalhado em sala de aula e permitir o desenvolvimento de projetos práticos e teóricos de longo prazo, que sejam apoiados pelas ferramentas e abordagem do Design para o bem-estar.

Metodologia

Para o desenvolvimento de pesquisas e projetos dentro da linha do design para o bem-estar (DESMET, 2002; SEHN, 2021), busca-se seguir as seguintes etapas:
1. Mapear as emoções positivas e negativas vivenciadas pelo usuário na interação com o meio/produto projetado;
2. Selecionar as emoções que serão evidenciadas/minimizadas no projeto;
3. Pesquisar sobre os aspectos tangíveis que podem influenciar as percepções, julgamentos e respostas emocionais dos usuários;
4. Desenvolver um projeto orientado pelos resultados encontrados;
5. Observar a interação de um usuário final com o meio/produto projetado.
Tendo em vista, que os projetos podem ser de naturezas diferentes, deixa-se aberto para adaptar a metodologia para cada caso a ser desenvolvido. Para auxiliar nas etapas listadas pode-se utilizar a metodologia de Design Participativo (CAMARGO; FAZANI, 2014), grupos focais e entrevistas semi-estruturadas (GILL, 2002), além das ferramentas desenvolvidas especificamente para projetos para o bem-estar, como os cartões de emoções positivas desenvolvidos por Yoon, Pohlmeyer e Desmet (2015) e a ferramenta para medir as emoções positivas e negativas evocadas pela interação com o produto, o PrEmo (Desmet, 2019).

Indicadores, Metas e Resultados

- Compreender melhor a abordagem do design para o bem-estar, servindo como base para o desenvolvimento de projetos como um todo;
- desenvolver produtos de Arte e Design com foco nas emoções positivas dos usuários/observadores;
- associar projetos práticos da área do Design e das Artes às investigações científicas relacionadas com o design emocional;
- explorar tipos, fontes e efeitos de emoções positivas e negativas vivenciadas pelo usuário na interação com o meio/produto projetado;
- estudar e mensurar a influência de aspectos tangíveis e intangíveis do produto - como cultura, memória e comportamento – sobre percepções, julgamentos e respostas emocionais dos usuários;
- organizar artigos científicos que discutam a metodologia; os dados; os resultados e as análises obtidas nas diferentes pesquisas

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA BRAVO PILLON1
DANILO MAROSTEGA SALVADE
EDUARDA RODRIGUES MOREIRA
JOAO PEDRO ALCALDE GUIMARAES
Luisa dos Santos Nunes Branco
MARIANA TEIXEIRA DE FERREIRA
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN10

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