Nome do Projeto
Design, emoção e bem-estar
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
19/08/2024 - 17/08/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A área do design com enfoque nas emoções emergiu no final da década de 1990, em consonância com outros campos de estudo que também passaram a focalizar os aspectos emocionais em suas respectivas abordagens. O objetivo dessa área de estudo no Design é facilitar o processo de realizar projetos focados em evocar emoções positivas no usuário, compartilhando abordagens e ferramentas dessa área.
Objetivo Geral
Estimular pesquisas e projetos práticos no campo do Design e das Artes que utilizem no seu processo de desenvolvimento ferramentas e abordagens do Design para o bem-estar.
Justificativa
O design para o bem-estar foi um dos focos da minha tese de doutorado e vem sendo introduzido em sala de aula em diferentes disciplinas para os cursos de Design e Artes. A partir de 2025 será abordado em uma disciplina optativa no curso de Design, chamada Design e Emoção. O projeto de pesquisa visa aprofundar o conteúdo trabalhado em sala de aula e permitir o desenvolvimento de projetos práticos e teóricos de longo prazo, que sejam apoiados pelas ferramentas e abordagem do Design para o bem-estar.
Metodologia
Para o desenvolvimento de pesquisas e projetos dentro da linha do design para o bem-estar (DESMET, 2002; SEHN, 2021), busca-se seguir as seguintes etapas:
1. Mapear as emoções positivas e negativas vivenciadas pelo usuário na interação com o meio/produto projetado;
2. Selecionar as emoções que serão evidenciadas/minimizadas no projeto;
3. Pesquisar sobre os aspectos tangíveis que podem influenciar as percepções, julgamentos e respostas emocionais dos usuários;
4. Desenvolver um projeto orientado pelos resultados encontrados;
5. Observar a interação de um usuário final com o meio/produto projetado.
Tendo em vista, que os projetos podem ser de naturezas diferentes, deixa-se aberto para adaptar a metodologia para cada caso a ser desenvolvido. Para auxiliar nas etapas listadas pode-se utilizar a metodologia de Design Participativo (CAMARGO; FAZANI, 2014), grupos focais e entrevistas semi-estruturadas (GILL, 2002), além das ferramentas desenvolvidas especificamente para projetos para o bem-estar, como os cartões de emoções positivas desenvolvidos por Yoon, Pohlmeyer e Desmet (2015) e a ferramenta para medir as emoções positivas e negativas evocadas pela interação com o produto, o PrEmo (Desmet, 2019).
1. Mapear as emoções positivas e negativas vivenciadas pelo usuário na interação com o meio/produto projetado;
2. Selecionar as emoções que serão evidenciadas/minimizadas no projeto;
3. Pesquisar sobre os aspectos tangíveis que podem influenciar as percepções, julgamentos e respostas emocionais dos usuários;
4. Desenvolver um projeto orientado pelos resultados encontrados;
5. Observar a interação de um usuário final com o meio/produto projetado.
Tendo em vista, que os projetos podem ser de naturezas diferentes, deixa-se aberto para adaptar a metodologia para cada caso a ser desenvolvido. Para auxiliar nas etapas listadas pode-se utilizar a metodologia de Design Participativo (CAMARGO; FAZANI, 2014), grupos focais e entrevistas semi-estruturadas (GILL, 2002), além das ferramentas desenvolvidas especificamente para projetos para o bem-estar, como os cartões de emoções positivas desenvolvidos por Yoon, Pohlmeyer e Desmet (2015) e a ferramenta para medir as emoções positivas e negativas evocadas pela interação com o produto, o PrEmo (Desmet, 2019).
Indicadores, Metas e Resultados
- Compreender melhor a abordagem do design para o bem-estar, servindo como base para o desenvolvimento de projetos como um todo;
- desenvolver produtos de Arte e Design com foco nas emoções positivas dos usuários/observadores;
- associar projetos práticos da área do Design e das Artes às investigações científicas relacionadas com o design emocional;
- explorar tipos, fontes e efeitos de emoções positivas e negativas vivenciadas pelo usuário na interação com o meio/produto projetado;
- estudar e mensurar a influência de aspectos tangíveis e intangíveis do produto - como cultura, memória e comportamento – sobre percepções, julgamentos e respostas emocionais dos usuários;
- organizar artigos científicos que discutam a metodologia; os dados; os resultados e as análises obtidas nas diferentes pesquisas
- desenvolver produtos de Arte e Design com foco nas emoções positivas dos usuários/observadores;
- associar projetos práticos da área do Design e das Artes às investigações científicas relacionadas com o design emocional;
- explorar tipos, fontes e efeitos de emoções positivas e negativas vivenciadas pelo usuário na interação com o meio/produto projetado;
- estudar e mensurar a influência de aspectos tangíveis e intangíveis do produto - como cultura, memória e comportamento – sobre percepções, julgamentos e respostas emocionais dos usuários;
- organizar artigos científicos que discutam a metodologia; os dados; os resultados e as análises obtidas nas diferentes pesquisas
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Luisa dos Santos Nunes Branco | |||
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN | 8 |