Nome do Projeto
Osteomielite com Periostite Proliferativa em paciente infantil: Relato de Caso
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/08/2024 - 01/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
FILLIPE SAMPAIO DE SOUSA, Thiago. Osteomielite com Periostite Proliferativa em paciente infantil: relato de caso. 2024. 17p. Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso em Odontologia – Graduação em Odontologia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.
A osteomielite crônica com neoformação óssea subperiosteal resulta de uma reação a um estímulo crônico de natureza inflamatória ou infecciosa. Na região bucomaxilofacial este processo tem recebido diferentes denominações ao longo do tempo, entre elas osteomielite de Garré e periostite ossificante. Atualmente considera-se que a denominação “osteomielite crônica com periostite proliferativa” é a que melhor descreve esta patologia. O processo geralmente afeta a mandíbula de pacientes jovens e tem relação com uma infecção odontogênica, sendo o tratamento direcionado à remoção da fonte de infecção, com ou sem o uso de antibióticos. Clinicamente o sinal mais evidente é a assimetria facial causada pela neoformação óssea. O presente trabalho tem como objetivo relatar o caso clínico de um paciente cujo responsável procurou a Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas devido à percepção desta característica.
Palavras-chave: Osteomielite; criança; mandíbula; terapêutica.
Objetivo Geral
O objetivo do presente trabalho será relatar um caso clínico de paciente com Osteomielite com periostite proliferativa (periostite ossificante) que procurou a Clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia/UFPEL com a queixa de rosto inchado.