Nome do Projeto
Osteomielite com Periostite Proliferativa em paciente infantil: Relato de Caso
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/08/2024 - 01/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
FILLIPE SAMPAIO DE SOUSA, Thiago. Osteomielite com Periostite Proliferativa em paciente infantil: relato de caso. 2024. 17p. Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso em Odontologia – Graduação em Odontologia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. A osteomielite crônica com neoformação óssea subperiosteal resulta de uma reação a um estímulo crônico de natureza inflamatória ou infecciosa. Na região bucomaxilofacial este processo tem recebido diferentes denominações ao longo do tempo, entre elas osteomielite de Garré e periostite ossificante. Atualmente considera-se que a denominação “osteomielite crônica com periostite proliferativa” é a que melhor descreve esta patologia. O processo geralmente afeta a mandíbula de pacientes jovens e tem relação com uma infecção odontogênica, sendo o tratamento direcionado à remoção da fonte de infecção, com ou sem o uso de antibióticos. Clinicamente o sinal mais evidente é a assimetria facial causada pela neoformação óssea. O presente trabalho tem como objetivo relatar o caso clínico de um paciente cujo responsável procurou a Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas devido à percepção desta característica. Palavras-chave: Osteomielite; criança; mandíbula; terapêutica.

Objetivo Geral

O objetivo do presente trabalho será relatar um caso clínico de paciente com Osteomielite com periostite proliferativa (periostite ossificante) que procurou a Clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia/UFPEL com a queixa de rosto inchado.

Justificativa

A Osteomielite com Periostite Proliferativa é uma doença inflamatória rara que pode acometer crianças e jovens e levar à perda precoce do elemento dentário afetado caso o diagnóstico e a intervenção terapêutica não forem instituídos rapidamente. O conhecimento desta patologia pelos estudantes e profissionais é fundamental para o sucesso do tratamento e prevenção de complicações.

Metodologia

Metodologia

3.1 Delineamento
Este estudo se caracteriza por ser um estudo observacional, descritivo do tipo relato de caso (PEREIRA, 2006).

3.2 Considerações Éticas
O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas para apreciação. Após o esclarecimento sobre a pesquisa o responsável pelo paciente assinará o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Apêndice A) e o menor assinará o Termo de Assentimento do Menor (Apêndice B).

3.2.1 Riscos e benefícios
Participar desta pesquisa implicará possíveis desconfortos, como ansiedade ou medo associados à consulta odontológica e, também, receio por existirem riscos de vazamento de dados pessoais e imagens. No entanto, será garantido ao participante total confidencialidade e proteção dos dados, que serão armazenados em computadores seguros. A participação será voluntária e a recusa não acarretará prejuízos. Os benefícios incluirão a oferta do atendimento odontológico necessário. Em caso de danos, será fornecida assistência imediata ao participante.

3.3 Método
O relato do caso será realizado mediante orientações do Care Case Reports Guidelines (CARE Case Report Guidelines. Disponível em: https://www.care-statement.org/).

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se , inicialmente, restabelecer a saúde bucal do paciente, ator principal desta pesquisa. Com a publicação deste estudo, espera-se atingir o maior número de estudantes de graduação e profissionais, a fim de qualificar o ensino e a terapêutica adequada.

Página gerada em 05/01/2025 22:30:15 (consulta levou 0.325113s)