Nome do Projeto
Laboratório de Arte e Cultura Visual (LACV)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2024 - 31/08/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto propõe investigar a arte e a cultura visual a partir de uma perspectiva que contempla suas questões formais, semânticas e sociais por meio da produção e análise de imagens. Partindo de autores como Luciana Martha Silveira, Ricardo Campos, Donna Haraway, William John Thomas Mitchell e Jonathan Crary, propõe-se uma abordagem plural que entende as artes visuais como uma das manifestações da cultura visual e que, apesar de suas especificidades, está em diálogo com outras instâncias imagéticas, o que demanda um esforço transdisciplinar para seu entendimento. Por esse motivo, o projeto procura articular aspectos das artes visuais com os campos do cinema, design, comunicação, museologia, artes cênicas, moda, performance e demais áreas que investigam a imagem, inscrevendo-se no campo dos estudos visuais e culturais, contemplando também uma escrita da história da arte que se aproxima do reposicionamento da disciplina sugerida por Hans Belting. Nesse sentido, as investigações desenvolvidas no projeto, caracterizadas pela sua aderência aos campos da história, teoria e crítica da arte, poéticas visuais e ensino de artes, serão orientadas pelas direções metodológicas de Artur Freitas, que propõe uma abordagem tríplice do objeto artístico a partir das dimensões formais, semânticas e sociais, e pelos estudos de Hélio Fervenza, Sandra Rey e Flavio Gonçalves, que indicam abordagens do processo de criação em arte. Tais investigações contemplam também a articulação entre pesquisa, ensino e extensão, tendo em vista a realização de cursos, oficinas, eventos e exposições de arte que integram os estudos desenvolvidos no LACV.

Objetivo Geral

Objetivo Geral

Desenvolver pesquisas em torno da produção e análise de imagens desde a perspectiva da cultura visual e dos estudos visuais nos campos da história, teoria e crítica da arte, poéticas visuais e ensino de artes.

Objetivos Específicos

1. Desenvolver estudos aprofundados sobre imagens, obras, exposições e artistas a partir da cultura visual e dos estudos visuais.
2. Investigar imagens e obras de arte em uma perspectiva comparativa que permita a compreensão de suas semelhanças e diferenças.
3. Desenvolver pesquisas que abordem os temas da área de fundamentos da linguagem visual, como a forma e a cor, contemplando suas dimensões físicas, fisiológicas e culturais.
4. Analisar as relações entre as artes visuais e os outros campos da visualidade, bem como das ciências humanas, buscando compreensões mais amplas do fenômeno visual.
5. Propor eventos, exposições, oficinas e cursos relativos aos temas estudados no projeto.

Justificativa

O LACV surge a partir da experiência de seu coordenador como professor da área de Fundamentos da Linguagem Visual, ministrando disciplinas regularmente para os cursos de Artes Visuais Licenciatura e Museologia, e ocasionalmente para as graduações em Artes Visuais Bacharelado, Cinema de Animação e Cinema e Audiovisual. A partir das trocas em sala de aula, foi constatada a necessidade de um projeto que pudesse complementar a formação inicial dos estudantes nessa área que, além dos referidos cursos, também é ministrada nas graduações em Design Gráfico, Design Digital e Design de Jogos. Percebeu-se no corpo discente um interesse em aprofundar os estudos sobre os conteúdos trabalhados e de desenvolver pesquisas sobre eles, assim como foi solicitado o oferecimento de formações específicas sobre certas modalidades e assuntos, como oficinas e cursos de rápida duração.
Por esse motivo, o projeto se constitui no encontro entre a pesquisa e o ensino, a partir de uma importante área básica para cursos do Centro de Artes e do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, permitindo aos estudantes maior aprofundamento sobre os conteúdos. Além disso, a prática da extensão também é contemplada a partir do entendimento que a arte se constitui como um campo de interação entre os artistas e a sociedade, motivo pelo qual a publicização de processos de produção e análise de imagens não é apenas um complemento, mas sim elemento fundamental do próprio pensar artístico.
Nesse sentido, a abordagem a partir dos campos da cultura visual e dos estudos visuais proporciona maior abrangência aos objetos de estudo do grupo, que se deslocam pelas diferentes artes, inscrevendo-os, no entanto, em uma episteme específica, que reforça sua singularidade e contribuição científica. Tal proposição está em consonância com as modalidades de ensino de pós-graduação do Centro de Artes: Especialização em Artes, Especialização em Artes EaD, e o Programa de Pós-Graduação em Artes, que oferece os cursos de mestrado e doutorado. Todos eles se constituem pelo diálogo interartes, caracterizando o perfil de pesquisa da unidade em que o projeto está alocado.

Metodologia

O LACV propõe a produção e a análise de imagens como o cerne de sua atuação e, nesse sentido, acolhe investigações que tenham como objetivo o debate sobre a arte e a imagem. Para isso, serão desenvolvidos projetos em três diferentes áreas, que se integram mutuamente, mas que possuem suas especificidades metodológicas.
No caso de pesquisas que se inscrevam no campo da história, teoria e crítica da arte, serão realizados levantamentos de diferentes fontes históricas e visuais, que serão analisadas e estudadas a partir de suas dimensões formais, semânticas e sociais, seguindo o modelo de análise de Artur Freitas. Tais proposições podem ter como resultado a produção de textos e publicações, mas também de exposições, mostras e outras formas de apresentação de seus resultados.
Os processos ligados ao campo das poéticas visuais correspondem ao desenvolvimento de pesquisas que têm por fim a produção de obras de arte. Elas serão orientadas pela metodologia proposta por Sandra Rey, importante referência sobre a especificidade deste tipo de pesquisa, delimitando os procedimentos que o artista deve ter, independentemente da especificidade de seu processo. É possível destacar também a contribuição de autores como Hélio Fervenza, que investiga a instauração da obra de arte a partir de sua relação com o espaço expositivo, e Flávio Gonçalves, que debate a importância dos documentos de trabalho ao longo do processo de criação artística para o estudo em poéticas visuais. Assim como as pesquisas em história, teoria e crítica da arte, estas investigações podem ter como fim a produção de textos e publicações, mas também podem originar exposições, mostras e proposições colaborativas.
Por fim, as investigações que dizem respeito ao ensino de artes se caracterizam pela proposição ou estudo de experiências educativas relacionadas aos temas trabalhados no LACV. Tendo em vista as aproximações entre a prática artística e a escola, como apontado por Monica Hoff, serão privilegiadas proposições que tenham foco na colaboração e construção coletiva, bem como no debate sobre os próprios limites e definições sobre as artes e o ensino de artes em espaços escolares e não escolares.

Indicadores, Metas e Resultados

O LACV procura contribuir para os estudos sobre a arte e a visualidade por meio da reflexão sobre as formas de produção e análise de imagens na contemporaneidade, explorando diferentes formas de compartilhamento dos resultados das suas investigações, como a publicação de textos (artigos, capítulos de livros e outros) que publicizem os debates desenvolvidos no projeto, incluindo também ensaios visuais, modalidade emergente de compartilhamento de processos criativos e de pesquisas em poéticas visuais. Será priorizado que a publicação dos trabalhos ocorra em meios de livre acesso, tais como revistas acadêmicas e anais de eventos disponibilizados gratuitamente e plataformas abertas. É importante destacar também a realização de exposições, eventos e outras formas de compartilhamento de resultados de pesquisas que originam obras de arte com o público, que podem ser acompanhadas de publicações como catálogos. Além disso, pretende-se desenvolver palestras, cursos, materiais didáticos e outras estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa visando contextos e públicos específicos, articulando pesquisa, extensão e ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LOREENA MORAES PADILHA
RICARDO HENRIQUE AYRES ALVES2

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