Nome do Projeto
Competências Básicas em Cirurgia - CBC
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
23/09/2024 - 23/09/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O projeto de ensino Competências Básicas em Cirurgia – intitulado CBC – é uma sociedade acadêmica, sem fins lucrativos; sem filiação religiosa, política ou partidária.
Objetivo Geral
Aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos nas técnicas cirúrgicas e rotina de bloco cirúrgico.
Justificativa
A especialidade cirúrgica exige amplo conhecimento teórico e habilidades técnicas as quais são construídas e consolidadas ao longo do tempo, diante da prática e da repetição. Diante disso, a exposição do acadêmico a competências básicas em cirurgia fará com que ele tenha maior facilidade em compreender e realizar técnicas mais avançadas. Assim, observa-se a necessidade da educação continuada para otimizar e aperfeiçoar a arte cirúrgica.
Metodologia
A metodologia ou eixo de ensino será composto por reuniões quinzenais (2 por mês), de 1 hora cada, tendo um intuito de discutir assuntos específicos e relacionados a área cirúrgica. As atividades de bloco cirúrgico semanais (5 encontros por semana), de 3 horas cada, tendo como objetivo inserir o aluno dentro da rotina cirúrgica e mostrar na prática as técnicas discutidas nas reuniões. Essas atividades de bloco serão alternadas, de acordo com a disponibilidade de horário do professor, com a prática ambulatorial. As atividades práticas ocorrerão nos horários previamente comunicado aos acadêmicos e conforme a disponibilidade do professor.
As reuniões teóricas poderão ser expositivas, seminários, rodas de conversa, palestras, discussão de casos clínicos, dentre outros, alternando de acordo com o cronograma.
As reuniões teóricas poderão ser expositivas, seminários, rodas de conversa, palestras, discussão de casos clínicos, dentre outros, alternando de acordo com o cronograma.
Indicadores, Metas e Resultados
Os indicadores são a capacidade dos acadêmicos de processar o material teórico e aplica-lo. A principal meta é intensificar o contato do aluno com conteúdo de cunho cirúrgico. Os resultados esperados são o desenvolvimento das competências psicomotoras dos alunos e o engajamento nas atividades propostas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CLARA ROHLING | |||
Camila Luiza Lagni | |||
GABRIEL LANGHAMMER ENDERLE | |||
GABRIELA OLIVEIRA PACHECO | |||
GUILHERME SARI SOUZA MARQUES | |||
GUSTAVO DUARTE ZILLI | |||
GUSTAVO GOMES ORUGIAN SANTOS | |||
GUSTAVO OLIVEIRA ANASTACIO SILVA | |||
HELLEN GOULARTE MOTA | |||
IGOR CALEB STABILE | |||
JOAO THOMAZ COSTA TAMER | |||
JULIA HOFFMEISTER | |||
KAWAN SERPA DA CUNHA | |||
LARA CARVALHO LEANDRO | |||
LEANDRO JOSE RECKERS | 2 | ||
LIVIA SILVA PIVA | |||
LUCIANO NIEMEYER GOMES | |||
MARIA FERNANDA FERREIRA JACOBSEN | |||
MAURICIO BUTTOW REICHOW | |||
MURILO DI GREGORIO | |||
Matheus Ignácio Lopes | |||
NATA TAVARES FAGUNDES | |||
PETERSON ANICETO OSORIO | |||
PIETRO EMERIM MORETTO | |||
RAUL JABLONSKI JUNIOR | |||
RENAN TERRA DE OLIVEIRA | |||
Rodrigo Salim Testa da Rocha | |||
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA | 1 | ||
SAMUEL BOSSLER CHAGAS | |||
VICTOR FAGUNDES SANTANA | |||
VITOR TEIXEIRA COUTO DE ALBUQUERQUE CODOGNOTTO | |||
WEMILY KAREN MOREIRA PINAS |