Nome do Projeto
Competências Básicas em Cirurgia - CBC
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
23/09/2024 - 23/09/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O projeto de ensino Competências Básicas em Cirurgia – intitulado CBC – é uma sociedade acadêmica, sem fins lucrativos; sem filiação religiosa, política ou partidária.

Objetivo Geral

Aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos nas técnicas cirúrgicas e rotina de bloco cirúrgico.

Justificativa

A especialidade cirúrgica exige amplo conhecimento teórico e habilidades técnicas as quais são construídas e consolidadas ao longo do tempo, diante da prática e da repetição. Diante disso, a exposição do acadêmico a competências básicas em cirurgia fará com que ele tenha maior facilidade em compreender e realizar técnicas mais avançadas. Assim, observa-se a necessidade da educação continuada para otimizar e aperfeiçoar a arte cirúrgica.

Metodologia

A metodologia ou eixo de ensino será composto por reuniões quinzenais (2 por mês), de 1 hora cada, tendo um intuito de discutir assuntos específicos e relacionados a área cirúrgica. As atividades de bloco cirúrgico semanais (5 encontros por semana), de 3 horas cada, tendo como objetivo inserir o aluno dentro da rotina cirúrgica e mostrar na prática as técnicas discutidas nas reuniões. Essas atividades de bloco serão alternadas, de acordo com a disponibilidade de horário do professor, com a prática ambulatorial. As atividades práticas ocorrerão nos horários previamente comunicado aos acadêmicos e conforme a disponibilidade do professor.
As reuniões teóricas poderão ser expositivas, seminários, rodas de conversa, palestras, discussão de casos clínicos, dentre outros, alternando de acordo com o cronograma.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores são a capacidade dos acadêmicos de processar o material teórico e aplica-lo. A principal meta é intensificar o contato do aluno com conteúdo de cunho cirúrgico. Os resultados esperados são o desenvolvimento das competências psicomotoras dos alunos e o engajamento nas atividades propostas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA ROHLING
Camila Luiza Lagni
GABRIEL LANGHAMMER ENDERLE
GABRIELA OLIVEIRA PACHECO
GUILHERME SARI SOUZA MARQUES
GUSTAVO DUARTE ZILLI
GUSTAVO GOMES ORUGIAN SANTOS
GUSTAVO OLIVEIRA ANASTACIO SILVA
HELLEN GOULARTE MOTA
IGOR CALEB STABILE
JOAO THOMAZ COSTA TAMER
JULIA HOFFMEISTER
KAWAN SERPA DA CUNHA
LARA CARVALHO LEANDRO
LEANDRO JOSE RECKERS2
LIVIA SILVA PIVA
LUCIANO NIEMEYER GOMES
MARIA FERNANDA FERREIRA JACOBSEN
MAURICIO BUTTOW REICHOW
MURILO DI GREGORIO
Matheus Ignácio Lopes
NATA TAVARES FAGUNDES
PETERSON ANICETO OSORIO
PIETRO EMERIM MORETTO
RAUL JABLONSKI JUNIOR
RENAN TERRA DE OLIVEIRA
Rodrigo Salim Testa da Rocha
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA1
SAMUEL BOSSLER CHAGAS
VICTOR FAGUNDES SANTANA
VITOR TEIXEIRA COUTO DE ALBUQUERQUE CODOGNOTTO
WEMILY KAREN MOREIRA PINAS

Página gerada em 15/11/2024 05:01:40 (consulta levou 0.126442s)