Nome do Projeto
Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2017 - 04/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Meio ambiente
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira propõe a realização de ações de preservação do patrimônio cultural nas cidades da região sul do Rio Grande do Sul. A ênfase das ações são de caráter extensionista, incluindo a elaboração de laudos técnicos e propostas de diretrizes de preservação em sítios históricos, bem como o apoio as atividades de ensino de graduação e de pós-graduação que abordam a temática da preservação patrimonial.

Objetivo Geral

Realizar atividades de extensão e de assessoria técnica às prefeituras e à comunidade das cidades da região geoeducacional da UFPel, com ênfase em ações voltadas à preservação do patrimônio cultural.

Justificativa

O Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira (NEAB) é um órgão subordinado diretamente à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), fundado em 1983 e oficializado através da Portaria nº 736/92, da Reitoria da UFPel. Desde sua criação, o NEAB desenvolve atividades vinculadas a preservação do patrimônio cultural de Pelotas e região. Nessa perspectiva, o projeto pretende dar continuidade as atividades desenvolvidas pelo NEAB ao longo dos anos, apoiando ações de preservação do patrimônio cultural da região geo-educacional da UFPel, através da realização da elaboração de laudos técnicos e de estudos sobre os bens que integram esse acervo. O material resultante deste trabalho, produzido ao longo de três décadas pelo NEAB, encontra-se disponível para consulta e pesquisa à comunidade universitária e à comunidade externa da UFPel. Além disso, o NEAB tem o propósito de promover a integração entre atividades de ensino, pesquisa e extensão, vinculadas a graduação e a pós-graduação da FAUrb.

Metodologia

O método de trabalho consiste elaboração de laudos, estudos e diretrizes de preservação do patrimônio cultural.Contempla a orientação a projetos, através da participação da sua equipe de trabalho. O Núcleo possui material para consulta e empréstimo, compartilhando as obras integrantes do seu acervo com a comunidade interna e externa à UFPel. Além disso, disponibiliza espaço físico para estudos e reuniões de trabalho, equipamentos para levantamento de campo e equipamentos de informática para uso da comunidade interna da FAUrb. As atividades são realizadas com a participação da comunidade interna e externa à UFPel, que interage na concepção, desenvolvimento e avaliação dos projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Elaboração de laudos técnicos: 5 laudos
Elaboração de propostas de diretrizes: 1 proposta
Atividades de apoio à graduação e à pós-graduação - empréstimo de material de levantamento de campo e de material de pesquisa: 50 empréstimos

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MONTAGNA DA SILVEIRA5
ANA LUCIA COSTA DE OLIVEIRA9
BRUNO SOEIRO PODESTÁ SANTILLI
CARMEM ROSANE FAGUNDES NUNES
CAROLINA LEMOS CASTAGNO
CAROLINA MACHADO ALVES
CELIA HELENA CASTRO GONSALES8
FRANCIELLE DE LIMA
GISELMA FERREIRA PEREIRA
HEITOR SOUZA MUNIZ DE OLIVEIRA
ISADORA BAPTISTA ALVES
JOÃO HENRIQUE DUARTE
JULIANA PORTO MACHADO
LOURENÇO KALLIL TOMAZ
LUCAS LINDE DE MELO
LUÍSA MOSSMANN
LUÍSA PAGANINI STEIN
MANUELA FARIAS AMARAL
MARIA ISOLETE OLIVEIRA AIRES1
MAUREN AURICH4
PEDRO DA SILVA STIGGER
RAQUEL SIMONÍ HIRSCH DOS PASSOS
ROSILENE OLIVEIRA SILVA
SYLVIO ARNOLDO DICK JANTZEN3

Página gerada em 24/04/2024 13:00:22 (consulta levou 0.214770s)