Nome do Projeto
Construção Coletiva - Centro Acadêmico Florestan Fernandes
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
08/11/2024 - 15/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A proposta do projeto Construção Coletiva - Centro Acadêmico Florestan Fernandes é centralizar os projetos e atividades idealizados pelo Centro Acadêmico Florestan Fernandes para a comunidade discente dos cursos de Ciências Sociais, mantendo-se aberto à participação dos demais estudantes da Universidade Federal de Pelotas e à comunidade de Pelotas. Os objetivos do projeto consistem em: - promover a autonomia do centro acadêmico quanto a realização de atividades extracurriculares, tornando possível a integração entre os discentes e docentes; - explorar as diversas possibilidades de aplicação das áreas de conhecimento do curso, fomentando uma formação qualificada e contribuindo para a permanência na Universidade.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo promover a autonomia do centro acadêmico quanto a realização de atividades extracurriculares, incentivar a integração discente e docente, explorar as diversas possibilidades de aplicação das áreas de conhecimento do curso, fomentando uma formação aprimorada e contribuindo para a permanência da Universidade a partir de atividades como eventos, oficinas, palestras, rodas de conversa, cine debates e afins.

Justificativa

A necessidade da formulação do projeto Construção Coletiva - Centro Acadêmico Florestan Fernandes foi motivada pela demanda da comunidade discente dos cursos de Ciências Sociais sobre a autonomia na promoção de atividades extracurriculares de interesse da comunidade discente do curso, de tal maneira a não depender dos processos burocráticos necessários para a criação de cada projeto individualmente. Portanto, o projeto justifica-se a partir da flexibilização para a promoção de diferentes atividades voltadas ao curso.

Metodologia

● Realização de projetos como cine debates para estímulo de interpretação e pensamento crítico;
● Promoção de eventos com rodas de conversa e exposições a fim de incentivar integração e valorização da cultura;
● Criação de oficinas e realização de palestras, a fim de explorar a diversidade das áreas de conhecimento das Ciências Sociais;
● Atenção às demandas de outras atividades extracurriculares de interesse da comunidade discente.

Indicadores, Metas e Resultados

O Projeto Construção Coletiva busca construir espaços de formação diferenciados e abertos, de modo a propiciar vivências que abram perspectivas de inserção profissional aos recém formados, inserção em Programas de Pós-Graduação; assim como favorecer momentos de sociabilidade entre os estudantes dos Cursos de Ciências Sociais, com intuito de qualificar a formação, favorecer a permanência e integralização do Curso, bem como projetar ações que favoreçam a divulgação das Ciências Sociais entre possíveis candidatos ao ingresso na Universidade.
Assim, temos como metas colaborar para ampliar a permanência e conclusão do Curso pelos estudantes, assim como qualificar a divulgação para a comunidade externa. Pretendemos fazer isso a partir de parcerias com a Coordenação dos Cursos, Direção do IFISP, outros cursos e centros acadêmicos da Unidade e da UFPel; e grupos de pesquisa, ensino e extensão já constituídos por professores, técnicos e estudantes vinculados às Ciências Sociais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXSANDRA VILLELA SINNOTT
CARLOS ARTUR GALLO CABRERA8
FRANCISCO DOS SANTOS KIELING2
Guilherme Barros Simões Lopes
KEROLIN RODRIGUES GUADALUPE
PEDRO HENRIQUE PEREIRA GOLDBERG

Página gerada em 19/01/2025 08:36:36 (consulta levou 0.099726s)