Nome do Projeto
Como utilizar o Mendeley na gestão da pesquisa acadêmica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/12/2024 - 24/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este curso tem como objetivo capacitar alunos de graduação no uso de ferramentas de gerenciamento de referências bibliográficas, essenciais para a organização e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. Os participantes aprenderão a utilizar softwares como o Mendeley para armazenar, organizar e compartilhar suas fontes de forma eficiente. O curso abordará a inserção automática de citações e a geração de listas de referências nos principais estilos, como ABNT e APA, facilitando a conformidade com normas acadêmicas. Ao final, os alunos estarão aptos a gerenciar suas bibliografias de maneira autônoma e produtiva, aprimorando a qualidade de seus trabalhos acadêmicos e otimizando o tempo dedicado à pesquisa.
Objetivo Geral
Capacitar alunos de graduação no uso de ferramentas de gerenciamento de referências bibliográficas, essenciais para a organização e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.
Justificativa
Fomento à Pesquisa de Qualidade: O gerenciamento adequado de referências bibliográficas é uma habilidade fundamental para a elaboração de trabalhos acadêmicos, garantindo que as fontes sejam organizadas e citadas corretamente. Muitos alunos de graduação enfrentam dificuldades em padronizar suas citações e em manter uma gestão eficiente de suas fontes. O curso supriria essa lacuna, oferecendo uma base sólida para a condução de pesquisas de qualidade.
Desenvolvimento de Competências Acadêmicas: Saber utilizar ferramentas de gerenciamento de referências, como o Mendeley, é uma competência acadêmica essencial que prepara os alunos para os desafios futuros na vida acadêmica, como a elaboração de monografias, dissertações e artigos científicos. O curso contribuiria diretamente para a autonomia do aluno na gestão de sua pesquisa.
Aumento da Produtividade e Eficiência: Com a utilização de softwares de gerenciamento de bibliografia, os alunos economizam tempo ao organizar suas referências e gerar citações automaticamente, o que permite que eles concentrem mais tempo e esforço na pesquisa propriamente dita. Essa eficiência resulta em maior produtividade acadêmica.
Conformidade com Normas Acadêmicas: O desconhecimento ou dificuldades em aplicar normas de formatação de referências, como ABNT, APA, entre outras, é uma barreira comum entre os alunos de graduação. Um curso voltado para a gestão de bibliografias ajuda a garantir que os alunos cumpram rigorosamente essas normas, prevenindo erros comuns que podem comprometer a qualidade e a avaliação de seus trabalhos.
Integração de Ferramentas Digitais: O uso de tecnologias digitais na pesquisa acadêmica está em constante crescimento. O curso proporcionaria aos alunos uma oportunidade de se familiarizar com ferramentas amplamente utilizadas na academia e no mercado, preparando-os para uma atuação mais moderna e eficiente.
Preparação para Desafios Futuros: Alunos que adquirem habilidades de gerenciamento de referências durante a graduação estão melhor preparados para enfrentar desafios mais complexos em programas de pós-graduação ou no mercado de trabalho, onde a organização e a padronização de informações são frequentemente exigidas.
Desenvolvimento de Competências Acadêmicas: Saber utilizar ferramentas de gerenciamento de referências, como o Mendeley, é uma competência acadêmica essencial que prepara os alunos para os desafios futuros na vida acadêmica, como a elaboração de monografias, dissertações e artigos científicos. O curso contribuiria diretamente para a autonomia do aluno na gestão de sua pesquisa.
Aumento da Produtividade e Eficiência: Com a utilização de softwares de gerenciamento de bibliografia, os alunos economizam tempo ao organizar suas referências e gerar citações automaticamente, o que permite que eles concentrem mais tempo e esforço na pesquisa propriamente dita. Essa eficiência resulta em maior produtividade acadêmica.
Conformidade com Normas Acadêmicas: O desconhecimento ou dificuldades em aplicar normas de formatação de referências, como ABNT, APA, entre outras, é uma barreira comum entre os alunos de graduação. Um curso voltado para a gestão de bibliografias ajuda a garantir que os alunos cumpram rigorosamente essas normas, prevenindo erros comuns que podem comprometer a qualidade e a avaliação de seus trabalhos.
Integração de Ferramentas Digitais: O uso de tecnologias digitais na pesquisa acadêmica está em constante crescimento. O curso proporcionaria aos alunos uma oportunidade de se familiarizar com ferramentas amplamente utilizadas na academia e no mercado, preparando-os para uma atuação mais moderna e eficiente.
Preparação para Desafios Futuros: Alunos que adquirem habilidades de gerenciamento de referências durante a graduação estão melhor preparados para enfrentar desafios mais complexos em programas de pós-graduação ou no mercado de trabalho, onde a organização e a padronização de informações são frequentemente exigidas.
Metodologia
Aulas expositivas com auxílio de computador e datashow.
Indicadores, Metas e Resultados
Maior organização na gestão de referências: Alunos demonstram capacidade de gerenciar eficientemente suas bibliografias, utilizando ferramentas adequadas.
Melhoria na qualidade dos trabalhos acadêmicos: Os alunos passam a entregar trabalhos com referências bem estruturadas e corretas, de acordo com normas acadêmicas.
Aumento na produtividade acadêmica: Redução no tempo gasto para a formatação de citações e listas de referências, resultando em mais tempo para a pesquisa em si.
Ampliação do uso de ferramentas digitais na pesquisa: Mais alunos utilizam ferramentas digitais para gerenciar suas referências.
Maior autonomia dos alunos: Alunos ganham confiança e independência na produção de trabalhos acadêmicos, sabendo como gerenciar suas referências e atender aos padrões exigidos.
Melhoria na qualidade dos trabalhos acadêmicos: Os alunos passam a entregar trabalhos com referências bem estruturadas e corretas, de acordo com normas acadêmicas.
Aumento na produtividade acadêmica: Redução no tempo gasto para a formatação de citações e listas de referências, resultando em mais tempo para a pesquisa em si.
Ampliação do uso de ferramentas digitais na pesquisa: Mais alunos utilizam ferramentas digitais para gerenciar suas referências.
Maior autonomia dos alunos: Alunos ganham confiança e independência na produção de trabalhos acadêmicos, sabendo como gerenciar suas referências e atender aos padrões exigidos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
JULIANA TASCA TISSOT | 10 |