Nome do Projeto
Territórios da palavra em performance
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/11/2024 - 20/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto, Territórios da palavra em performance, desenvolve pesquisas sobre diferentes práticas de atuação, que envolvem corpo, movimento e voz, em poéticas cênicas com a palavra falada e/ou cantada, com foco nas relações propostas entre a ação física e a ação verbal.
Assim, serão estudadas e desenvolvidas práticas corporais e vocais, em processos criativos que poderão se identificar a diferentes territórios cênicos, na abordagem dada à palavra em performance.
Nos propomos a processos criativos em pesquisa, partindo de textos, ou práticas, e ainda oferecer oficinas de determinadas abordagens da voz na cena.
Objetivo Geral
Objetivo geral
- Desenvolver processos investigativos e criativos, sobre a atuação com relações específicas com a palavra, que solicitam dos atuantes/atores/atrizes estados de atenção determinados, em suas ações físicas, que serão experimentados na criação de poéticas cênicas.
- Dar prosseguimento e desdobramentos nas pesquisas desenvolvidas no doutorado, sobre Jorge Parente, Panthéâtre e Amok Teatro, por meio da transmissão de parte das práticas experimentadas, estudos das abordagens propostas para os atuantes e criação de poéticas relacionadas.
- Investigar diferentes processos criativos, partindo de textos, ou práticas corpo e voz e oferecer oficinas em diferentes abordagens.
- Propiciar assim, a alunos do Curso de Teatro- Licenciatura, a experiência prática e estudo aprofundado, incentivando a pesquisa e a produção acadêmica desses estudantes.
- Desenvolver processos investigativos e criativos, sobre a atuação com relações específicas com a palavra, que solicitam dos atuantes/atores/atrizes estados de atenção determinados, em suas ações físicas, que serão experimentados na criação de poéticas cênicas.
- Dar prosseguimento e desdobramentos nas pesquisas desenvolvidas no doutorado, sobre Jorge Parente, Panthéâtre e Amok Teatro, por meio da transmissão de parte das práticas experimentadas, estudos das abordagens propostas para os atuantes e criação de poéticas relacionadas.
- Investigar diferentes processos criativos, partindo de textos, ou práticas corpo e voz e oferecer oficinas em diferentes abordagens.
- Propiciar assim, a alunos do Curso de Teatro- Licenciatura, a experiência prática e estudo aprofundado, incentivando a pesquisa e a produção acadêmica desses estudantes.
Justificativa
Justificativa
A variedade de textos contemporâneos, que transitam entre a representação e a performatividade, maior ou menor teatralidade, maior e menor identificação dos atuantes com as palavras, com personagens, vozes, narrativas, depoimentos, sonoridades, solicitam dos atuantes essa pesquisa e desenvolvimento de consciência sobre a linguagem falada, ideias e conteúdos, assim como gêneros e estilos de atuação, ou ainda com sonoridades, singularidades e coletividades. Poéticas cênicas que não são centradas no texto, mas que incluem a palavra como um elemento cênico, que dialoga com ações, movimentos, cantos, elementos sonoros e plásticos, também exigem dos atuantes uma experimentação por diferentes abordagens, relações e territórios cênicos da palavra. Os alunos colaboradores da pesquisa levarão adiante, em sua atividade artística e docente, esse conhecimento e as práticas teatrais estudadas, bem como produzir trabalhos acadêmicos sobre as pesquisas.
A variedade de textos contemporâneos, que transitam entre a representação e a performatividade, maior ou menor teatralidade, maior e menor identificação dos atuantes com as palavras, com personagens, vozes, narrativas, depoimentos, sonoridades, solicitam dos atuantes essa pesquisa e desenvolvimento de consciência sobre a linguagem falada, ideias e conteúdos, assim como gêneros e estilos de atuação, ou ainda com sonoridades, singularidades e coletividades. Poéticas cênicas que não são centradas no texto, mas que incluem a palavra como um elemento cênico, que dialoga com ações, movimentos, cantos, elementos sonoros e plásticos, também exigem dos atuantes uma experimentação por diferentes abordagens, relações e territórios cênicos da palavra. Os alunos colaboradores da pesquisa levarão adiante, em sua atividade artística e docente, esse conhecimento e as práticas teatrais estudadas, bem como produzir trabalhos acadêmicos sobre as pesquisas.
Metodologia
- Seleção de novos alunos, no reinício do projeto;
- 1 encontro semanal de 2 horas de estudos teóricos relacionados, leitura e escolha de textos;
- 1 encontro semanal de 2 horas de práticas de pesquisa corporal, vocal e com experimentação de textos;
- pesquisas sobre cada uma das práticas específicas: - continuação sobre Corpo Voz de Jorge Parente; - estudos sobre Pantheâtre de Enrique Pardo e Linda Wise; - estudos sobre Grupo Amok.
- assimilação e manutenção das práticas estudadas, e escolha de novas poéticas a serem pesquisadas;
- criação e apresentações de trabalhos cênicos, em cada uma das poéticas;
- organização de debates e oficinas sobre as práticas desenvolvidas e outras escolhidas;
- escrita de trabalhos sobre as práticas e criações.
- 1 encontro semanal de 2 horas de estudos teóricos relacionados, leitura e escolha de textos;
- 1 encontro semanal de 2 horas de práticas de pesquisa corporal, vocal e com experimentação de textos;
- pesquisas sobre cada uma das práticas específicas: - continuação sobre Corpo Voz de Jorge Parente; - estudos sobre Pantheâtre de Enrique Pardo e Linda Wise; - estudos sobre Grupo Amok.
- assimilação e manutenção das práticas estudadas, e escolha de novas poéticas a serem pesquisadas;
- criação e apresentações de trabalhos cênicos, em cada uma das poéticas;
- organização de debates e oficinas sobre as práticas desenvolvidas e outras escolhidas;
- escrita de trabalhos sobre as práticas e criações.
Indicadores, Metas e Resultados
- envolvimento de alunes pesquisadores (de 3 a 6 alunes),
a serem selecionados assim da aprovação do projeto;
- práticas experimentadas, estudadas e desdobradas;
- criações cênicas e apresentações de cada uma das criações;
- oficinas abertas e debates, sobre as poéticas desenvolvidas;
- artigos científicos em eventos e publicações.
a serem selecionados assim da aprovação do projeto;
- práticas experimentadas, estudadas e desdobradas;
- criações cênicas e apresentações de cada uma das criações;
- oficinas abertas e debates, sobre as poéticas desenvolvidas;
- artigos científicos em eventos e publicações.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA LAURA BIANCHINI | |||
LEONAN FERNANDES DA COSTA | |||
MOIRA BEATRIZ ALBORNOZ STEIN | 6 |