Nome do Projeto
LAPE (Liga acadêmica de Periodontia)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/11/2024 - 01/05/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Este projeto unificado irá abordar a tríade de ensino, pesquisa e extensão. Sendo o eixo principal a extensão, onde fornecerá atendimentos periodontais especializados à população desassistida. A ênfase de extensão visa promover aos alunos conhecimentos científicos e técnicos acerca das diversas modalidades terapêuticas periodontais, como o uso de terapias adjuntas ao tratamento periodontal convencional, a realização de diversos tipos de cirurgias periodontais, novas modalidades de tratamento periodontal assim como o tratamento periodontal convencional, incluindo terapias de manutenção. Instalação de implantes e tratamentos de doenças periimplantares também poderão ser realizados, sendo a instalação realizada por docentes ou graduados especialistas em implantodontia. Como impacto na sociedade podemos citar a redução da elevada demanda por procedimentos periodontais, assim como, diminuição de extrações dentárias, diminuição de processos inflamatórios bucais, melhora na qualidade de vida, e informação adequada sobre orientações de higiene. Por meio de atendimentos clínicos semanais e discussões científicas periódicas, alunos extensionistas, graduandos e graduados, prestarão atendimento clínico à população que necessita desse tipo de atendimento especializado. O projeto com ênfase em extensão visa a redução da demanda desse tipo de atendimento na Faculdade de Odontologia da UFPEL. Na ênfase de ensino o projeto visa oportunizar os alunos de graduação e pós graduação a aprofundarem seus conhecimentos de periodontia baseada em evidência, com conhecimentos de metodologia científica, além de possibilitar a relação direta entre teoria e prática, possibilitando um melhor entendimento do diagnóstico, planejamento e tratamento. Ainda, produzir materiais didáticos para serem utilizados em seus estudos extraclasse. Em relação a ênfase de pesquisa, tanto alunos de graduação e pós-graduação irão participar de diferentes projetos de pesquisa, sendo eles do tipo ensaios clínicos, estudos observacionais, revisões de literatura/ sistemáticas, casos clínicos, entre outros. Isso possibilitará a vivência e a sedimentação do conhecimento teórico de forma prática. Os projetos de pesquisa envolverão a ênfase de periodontia, epidemiologia, implantodontia, e clínica integrada como um todo. Os professores de Periodontia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) serão os responsáveis pela orientação dos alunos nas ênfases de pesquisa, extensão e ensino, podendo também contar com a colaboração de outros servidores ou cirurgiões-dentistas externos à UFPel. O projeto utilizará as seguintes metodologias: aulas práticas laboratoriais, aulas práticas com abordagem clínica de pacientes, discussões de casos clínicos, discussão de artigos científicos relevantes no diagnóstico e tratamento de lesões periodontais avançadas, discussão sobre metodologia científica, participação ativa em projetos de pesquisa com diferentes delineamentos, momentos de discussão teórica e prática incluindo membros externos, professores da instituição, alunos de pós-graduação e de graduação.

Objetivo Geral

Oferecer ao aluno extensionista conhecimentos mais aprofundados para o diagnóstico e classificação das doenças periodontais, além da execução de planejamento e plano de tratamento periodontal de condições bucais severas. Proporcionar ao aluno a participação como auxiliar na Instalação de implantes dentários, assim como o tratamentos de doenças periimplantares, sendo a instalação realizada por docentes ou graduados especialistas em implantodontia. Abordagem de tratamentos cirúrgicos ou não cirúrgicos, incluindo novas terapias sempre que possível. Capacitar o aluno para o planejamento e execução de procedimentos cirúrgicos mucogengivais, os quais possuem alta demanda estética e baixa resolutividade nas atuais clínicas desta Faculdade. Com esta proposta, o projeto pretende reduzir a alta demanda de pacientes que necessitam atendimento especializado e o procuram na faculdade de Odontologia, e que atualmente não são atendidos por falta de recursos humanos especializados.
Assim será possível a interação da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos e atendimentos clínicos. Ainda nos momentos de discussões teóricas, o projeto visará qualificar cirurgiões- dentistas da rede privada e pública, auxiliando na atualização desses profissionais.

Oportunizar ao discente de graduação o conhecimento mais aprofundado de periodontia baseada em evidência, aprofundando conhecimentos de metodologia cientifica, além de possibilitar a relação direta entre teoria e prática, possibilitando um melhor entendimento do diagnóstico, planejamento e tratamento. Discussão de artigos científicos, leitura crítica de artigos, desenvolvimento de seminários. Proporcionar ao aluno da graduação um contato maior com os alunos da pós-graduação e com os professores.

Produzir materiais didáticos para serem utilizados em seus estudos extraclasse e possibilitar a inserção dos discentes em projetos de pesquisa já em andamento ou então em novos projetos de pesquisa que possam ser desenvolvidos devido a discussão aprofundada de artigos científicos e dúvidas clínicas. Proporcionar aos alunos da pós-graduação um contato maior com orientações de seminários dos alunos da graduação, instigando o desenvolvimento das orientações e por conseguinte, do papel da docência.


Justificativa

O primeiro contato dos graduandos em odontologia com a Periodontia ocorre no 4o semestre do curso, na Periodontia Pré Clínica, através de atividades teóricas e práticas. As práticas são vinculadas ao laboratório de pré clínica nesse semestre e não em atividades clínicas com pacientes. No entanto a periodontia se faz presente ao longo dos outros semestres em diferentes clínicas. Neste contexto, a criação de um projeto de ensino, pesquisa e extensão que permita ao aluno aumentar o tempo de contato a prática clínica e com a Periodontia baseada em evidência, assim como, irá aperfeiçoar a habilidade dos acadêmicos em criticar as evidências a luz da literatura e possibilitará um contato mais direto entre teoria, prática clínica e pesquisa. O projeto justifica-se devido à alta demanda de pacientes com comprometimento periodontal que procuram por atendimento odontológico na Unidade e atualmente não têm suas necessidades atendidas nas clínicas oferecidas regularmente na graduação. Como impacto na sociedade podemos citar a redução da elevada demanda por procedimentos periodontais, assim como, diminuição de extrações dentárias, diminuição de processos inflamatórios bucais, melhora na qualidade de vida, e informação adequada sobre orientações de higiene. O aluno da graduação terá um maior contato com os alunos da pós-graduação e vice e versa, possibilitando uma maior assistência aos alunos da graduação, assim como, um desenvolvimento acadêmico dos alunos da pós-graduação. Adicionalmente, entende-se também que a produção de material didático se torna importante e pertinente, tendo em visto que esse material será compartilhado para todos os alunos de odontologia por meio das mídias sóciais que o núcleo de periodontia possui, como o instagram @perioufpel. Espera-se que o material didático produzido possa ser amplamente divulgado e utilizado por um grande número de acadêmicos e profissionais da área de Odontologia. O projeto visa aumentar o engajamento nos alunos em projetos de pesquisa, tendo em vista o objetivo de realizar aulas sobre metodologia científica, assim como, possibilitando a inserção do aluno em projetos de pesquisa que já se encontram em andamento ou então para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa. Além disso, o projeto justifica-se por proporcionar ao aluno extensionista o conhecimento científico associado a abordagem clínica das diversas formas de terapias periodontais. As doenças periodontais estão descritas entre as doenças mais prevalentes que acometem o ser humano. Os tipos mais severos estão classificados como a sexta maior causa de enfermidades pela Organização Mundial de Saúde. Novas terapias tem sido propostas para aumentar a efetividade e melhorar os resultados obtidos com o tratamento, levando a uma redução do número de dentes perdidos e melhor qualidade de vida dos pacientes. Este projeto visa o estabelecimento de novas estratégias dentro desta Faculdade como: tratamento de lesões de furca e defeitos ósseos, cirurgias mucogengivais, laserterapia, abordagem da inter-relação Periodontia e Prótese dentária, Periodontia e Endodontia, Periodontia e Ortodontia, entre outras.

Metodologia

Em relação as atividades de extensão, serão realizadas aulas práticas laboratoriais, aulas práticas com abordagem clínica de pacientes, sempre com a supervisão de um professor. Discussões
de casos clínicos e de artigos científicos relevantes no diagnóstico e tratamento de lesões
avançadas; Momentos de discussões teórica e prática incluindo membros externos, professores da instituição, alunos de pós-graduação e de graduação.
Aulas teóricas serão realizadas primeiramente pelos docentes e pesquisadores. Professores externos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),ATITUS, Faculdade SOBRESP, Universidade Franciscana (UFN) abordarão diferentes temas sobre metodologia da pesquisa, periodontia e implantodontia. Após o conteúdo de metodologia, os alunos irão ler artigos científicos previamente selecionados de diferentes revistas odontológicas, com diferentes fatores de impacto, proporcionando uma leitura crítica de diversas metodologias. Todos os artigos serão selecionados pelo docente coordenador e docentes colaboradores. A discussão será realizada por meio de projeções, debates em grupos e casos clínicos, direcionadas e ativadas pelos discentes e docentes. Os seminários serão orientados pelos alunos da pós-graduação. Os casos clínicos serão discutidos à luz da literatura científica, pautando diagnósticos, planejamentos e tratamentos clínicos. Diferentes trabalhos serão propostos a fim de realizar a produção de materiais didáticos. No decorrer do projeto, os alunos poderão participar de projetos de pesquisa já vigentes ou então desenvolver outros projetos de pesquisa gerados no decorrer das atividades.

Como mencionado anteriormente, o aluno poderá participar ativamente dos diferentes projetos de pesquisa de periodontia e implantodontia do grupo de professores, possibilitando um contato mais próximo com a pesquisa.

Indicadores, Metas e Resultados

Anualmente, visa-se envolver de 10 a 20 alunos de diferentes semestres. Atividades clínicas serão realizadas em duplas. Dessa maneira, espera-se que, semanalmente, aproximadamente 3 a 6 pacientes sejam atendidos pelo projeto. Isso poderá vir a representar uma média de 150 atendimentos anuais, reduzindo a grande demanda enfrentada atualmente pela Unidade.
Como impacto na sociedade podemos citar a redução da elevada demanda por procedimentos periodontais, assim como, diminuição de extrações dentárias, diminuição de processos inflamatórios bucais, melhora na qualidade de vida, e informação adequada sobre orientações de higiene.
Além disso, espera-se que os alunos extensionistas aprimorem suas habilidades técnicas, teóricas e científicas no decorrer de suas participações no projeto.
Acredita-se que com este projeto de ensino e pesquisa, os discentes da FO-UFPel irão ter maior contato com a área de Periodontia e metodologia cientifica, aperfeiçoando seus conhecimentos e realizando uma maior interpretação dos artigos científicos e inserindo os conhecimentos na práticas clínicas, o que irá contribuir para que os mesmos realizem um diagnóstico, planejamento e tratamento adequado de seus pacientes. O material didático produzido no projeto poderá facilitar o ensino-aprendizado de todos os alunos. Uma das metas será instigar e preparar o aluno para realizar e participar de diferentes projetos de pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BETINA DUTRA LIMA
CAMILA SILVEIRA SFREDDO3
CASSIANE SOUZA FOLY DO NASCIMENTO
FELIPE BERWALDT ISLABAO
FRANCISCO HECKTHEUER SILVA
FRANCISCO WILKER MUSTAFA GOMES MUNIZ3
GUILHERME AZARIO DE HOLANDA
HENRIQUE ALMEIDA BORTT
Humberto Alexander Baca Juarez
LAIZA SALAZAR WINK
MAISA CASARIN8
MATHEUS DOS SANTOS FERNANDEZ
NATALIA MARCUMINI POLA4
PEDRO PAULO DE ALMEIDA DANTAS
RODRIGO KÖNSGEN ROSSALES
THIAGO MARCHI MARTINS3

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