Nome do Projeto
Guia prático na rotina dos Centros de Triagem de Animais Silvestres
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/10/2024 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Este guia prático em procedimentos e gestão tem como objetivo organizar e descrever procedimentos identificados como sendo de maior relevância de acordo com a demanda observada na rotina dos Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Os procedimentos operacionais padrão, permitem ser um instrumento de ensino e metodologia que possibilita a orientação e nivelamento do conhecimento dentro da equipe que compõe os CETAS no desenvolver de atividades práticas e gestão oportunizando padronização e segurança na execução das ações através do respaldo técnico-científico. Além de trabalhar no âmbito da prevenção, permitindo maior dimensão do contexto a qual as atividades serão realizadas, possibilitando o gerenciamento de riscos, danos e falhas, viabilizando o desenvolvimento do raciocínio crítico sobre as consequências geradas por má conduta e/ou execução de procedimentos ou manejo sob pacientes por falta de padronização das ações conjuntas em ambientes compartilhados por multiprofissionais.

Objetivo Geral

Padronização na execução de procedimentos de maior relevância nos Centros de Triagem de Animais Silvestres, permitindo o intercâmbio de conhecimento sobre manejo e gestão, possibilitando uma literatura de referência para condutas voltadas para à rotina dos CETAS.

Justificativa

Atualmente no Brasil não existe uma padronização na literatura que reúna conduta unificadas para consulta que respalde os profissionais que atuam nos CETAS. Além disso, os CETAS normalmente contam com equipe multidisciplinar e numerosa, diante disso, faz-se necessário igualar a abordagem e condensar o conhecimento técnico na execução das atividades realizadas, para atingir os níveis de biossegurança e permitir que as ações sejam feitas com maior confiança e amparo, preservando a segurança dos executores e dos animais. A padronização trará benefícios para o manejo e condutas mais assertivas.

Metodologia

Inicialmente serão reunidos temas de maior relevância observados de acordo com a demanda na rotina dos CETAS. A partir disso serão promovidas reuniões para debater e compilar métodos práticos que tenham obtido sucesso pelos diversos profissionais de diferentes CETAS, e com isso produzir um guia prático baseado em experiências reais da rotina.
Após a finalização de cada tópico, este será apresentado de forma remota para todos os profissionais dos diferentes CETAS que auxiliaram na confecção do documento.

Indicadores, Metas e Resultados

Criar um guia prático para padronizar as condutas nos CETAS.
Auxiliar e orientar profissionais na execução de protocolos consistentes e eficazes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIANE DE HOLLEBEN CAMOZZATO FADRIQUE
LORENA EDUARDA FEITOSA FERRAREZI DA SILVA
LUIZ FERNANDO MINELLO1
MATHEUS GIANNECHINI MEDEIROS
RAQUELI TERESINHA FRANCA29
Roberto Gumieiro Junior

Página gerada em 20/01/2025 19:25:47 (consulta levou 0.102093s)