Nome do Projeto
PRODIC - Projeto Dioctophyme renale em cães e gatos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/02/2025 - 01/02/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O Projeto Dioctophyme renale (PRODIC) é uma iniciativa que integra ensino e extensão, com o propósito de aprofundar o conhecimento e o controle da dioctofimatose em cães e gatos. Causada pelo parasita Dioctophyme renale, essa zoonose apresenta alta incidência em regiões alagadiças de Pelotas, agravada por enchentes recentes no Rio Grande do Sul. Por meio de reuniões semanais entre graduandos, pós-graduandos e professores, o PRODIC discute casos clínicos e artigos. Além das atividades acadêmicas, o projeto atua na conscientização das comunidades afetadas, promovendo a disseminação de informações e incentivando o monitoramento de animais em áreas de risco, realizado através de publicações em redes sociais, entrevistas em radios, folders informativos e palestras para a comunidade. Dessa forma, busca ampliar o diagnóstico e tratamento da doença, contribuindo diretamente para o controle da disseminação do parasito na região.

Objetivo Geral

Investigar a dioctofimatose em cães e gatos, oferecendo alternativas de diagnóstico precoce e tratamento cirúrgico, além de conter a disseminação do Dioctophyme renale e reduzir seu impacto em áreas de alta incidência, especialmente em Pelotas, promovendo também conhecimento e prevenção na comunidade. Além de incentivar alunos da graduação a produzirem material ciêntifico e aprimorarem sua didática para apresentações ciêntificas e contato com a comunidade

Justificativa

A região de Pelotas apresenta uma elevada incidência de dioctofimatose, especialmente em áreas alagadiças, onde fatores ambientais favorecem a disseminação do Dioctophyme renale (CAYE et al. 2020). O desconhecimento da população sobre a doença e seus sinais clínicos, muitas vezes inespecíficos ou ausentes (PEDRASSANI et al, 2015), dificulta o diagnóstico precoce e o controle da infecção (SILVEIRA, 2015). Isso não apenas agrava os danos renais nos animais afetados, mas também contribui para a contaminação ambiental contínua (CONTE, 2020)

Diante desse cenário, o PRODIC busca promover tanto o avanço científico na compreensão da doença quanto a disseminação de informações para facilitar o diagnóstico, aprimorar as estratégias de tratamento e fortalecer as medidas de controle, minimizando seu impacto na saúde animal e humana, visto que se trata de uma zoonose (BARRIGA, 2022)

REFERÊNCIAS
Caye P., Novo T. S. T., Cavalcanti G. A. O., Rappeti J. C. S. Prevalência de Dioctophyme renale (Goeze, 1782) em cães de uma organização não governamental do sul do Rio Grande do Sul-Brasil. Archives of Veterinary Science. 2020; 25(2):46–55. d

Barriga, O. Las Enfermedades Parasitarias de los animales domésticos em La América Latina. Santiago, Editorial Germinal 2002. 247 p.

Conte, C., Rappeti, J. C. S., França, R. T., Caye, P., Sanzo, G. L., Brito, G. O. R., Cleff, M. B., & Meinerz, A. R. M. Achados de urinálises de 39 cães com Dioctophyme renale. Semina: Ciências Agrárias, 2020. 41(3), 1051–1060.

Pedrassani, Daniela; Nascimento, Adjair Antonio. Verme gigante renal. Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias, 2015. v. 110, n. 593–594, p. 30–37.

Silveira C. S., Diefenbach A., Mistieri M. L., Machado I. R., Anjos B. L. Dioctophyma renale em 28 cães: Aspectos clinicopatológicos e ultrassonográficos. Pesquisa Veterinária Brasileira. 2015;35(11):899–905.

Metodologia

O PRODIC desenvolverá suas atividades por meio de uma abordagem multidisciplinar, integrando ensino e extensão para o estudo e controle da dioctofimatose em cães e gatos.

-Encontros Semanais
Serão realizados encontros semanais com a participação de graduandos, pós-graduandos e professores para a leitura e discussão de artigos científicos, apresentação e análise de casos clínicos, falas em sala de aula, além da produção de materiais informativos voltados à conscientização da população

-Educação e Conscientização
O projeto também terá caráter extensionista, promovendo a disseminação de informações sobre a dioctofimatose entre tutores, médicos veterinários e comunidades de áreas endêmicas. Serão desenvolvidos materiais educativos e ações de orientação para incentivar o diagnóstico precoce e a adoção de medidas preventivas, visando reduzir a incidência da doença na região, beneficiando tanto os animais quanto a saúde pública.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores

-Número de ações educativas realizadas – Quantidade de palestras, campanhas e materiais informativos distribuídos à população.
-Engajamento da comunidade – Aumento no número de tutores buscando exames preventivos para seus animais em regiões endêmicas.
-Confecção de artigos - Trabalhos publicados em revistas, congressos e apresentações em eventos.

Metas

-Realizar encontros semanais contínuos para discussão de casos clínicos, atualização científica e capacitação dos participantes.
-Promover campanhas educativas em comunidades vulneráveis para ampliar o conhecimento sobre a dioctofimatose, prevenção e diagnóstico precoce.
-Aumentar a procura por exames de check-up em áreas de maior incidência da doença, incentivando a avaliação de rotina dos animais.


Resultados Esperados

-Maior conscientização da população sobre a dioctofimatose, resultando em mais ações preventivas
-Redução da incidência de infecções avançadas devido ao aumento da detecção precoce
-Diminuição da contaminação ambiental, contribuindo para a diminuição do ciclo do Dioctophyme renale na região.
-Aprimoramento do conhecimento científico sobre a doença, fornecendo dados relevantes para futuras pesquisas e políticas públicas voltadas ao controle da dioctofimatose.








Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA ULRICH SOLDI
ANA JULIA BUBLITZ
BRUNO CAETANO URTASSUM
EMMANUELE DO COUTO LIMA
GABRIELA TADDEI MALUE
JOSAINE CRISTINA DA SILVA RAPPETI6
LARA COSTA GRUMANN MICHEL
LARISSA PEDROTTI
LAÍS FORMIGA SILVA
LUÍSA GRECCO CORRÊA
MONIKE SILVA COSTA
PATRICIA LEMKE
REBECA NOGUEIRA DE FARIA
TAMIRES SANTOS DA ROSA
THAÍS CEZIMBRA REICHOW
VANESSA OLIVEIRA LINS FERREIRA

Página gerada em 12/05/2025 22:35:57 (consulta levou 0.169615s)