Nome do Projeto
ESTUDO AMBISPECTIVO DOS CASOS DE LISTERIOSE E RAIVA EM RUMINANTES NO PERÍODO DE 2000 A 2025 NA REGIÃO SUL DO BRASIL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/03/2024 - 06/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Doenças que afetam o sistema nervoso central ou que causem sinais clínicos neurológicos são frequentemente diagnosticadas em bovinos no Rio Grande do Sul (RIET-CORREA et al. 1998, SANCHES et al. 2000) tratando-se de enfermidades economicamente relevantes, de elevada mortalidade (SOUZA, et.al., 2023). Dentre essas doenças, podemos citar a raiva e a listeriose, que além de gerarem perdas econômicas, possuem importância significativa no âmbito da saúde pública, por se tratarem de doenças com potencial zoonótico significativo (BORGES et.al., 2021; SCHILD, 2007). A raiva é transmitida principalmente, através de mordeduras, sendo os carnívoros e os quirópteros os hospedeiros mais importantes na transmissão da doença. Os herbívoros são a fonte de alimento mais frequente de morcegos hematófagos, principalmente o Desmodus rotundus. A agressão por cães, gatos e animais silvestres infectados pelo vírus também podem contaminar os herbívoros. A doença pode cursar com uma forma clínica paralítica e uma furiosa, sendo a primeira geralmente desenvolvida em bovinos, no Brasil (FERNANDES & RIET-CORREA, 2007). Listeria monocytogenes é a bactéria que causa listeriose, tratando-se de um agente ubíquo no ambiente, podendo ser isolado comumente de fezes de animais, no solo, superfície da água, plantas, rações de animais, paredes e pisos de instalações; além de ser capaz de formar biofilme, o que auxilia a sua sobrevivência no ambiente (CONSTABLE, et.al., 2020). O maior risco de contaminação é quando os ruminantes são alimentados com silagem armazenada de forma inadequada, o que resulta em um pH não suficientemente ácido para impedir o supercrescimento da bactéria (ZACHARY & McGAVIN, 2013).

Objetivo Geral

Identificar a ocorrência de raiva e listeriose em bovinos no município de Pelotas e regiões de abrangência do Laboratório Regional de Diagnóstico no período de 2000 a 2025.

Justificativa

Devido ao fato de estudos já realizados (LEMOS, 1998; GALIZA et.al., 2010) terem evidenciado que boa parcela dos bovinos necropsiados apresentavam algum sinal neurológico, e que dentre essas doenças neurológicas, algumas tem potencial zoonótico, como, por exemplo, a raiva e a listeriose (BORGES et.al., 2011; SCHILD, 2007) se faz necessário o desenvolvimento de levantamentos da ocorrência desses casos, para melhor entendimento, devido ao seu grande impacto no âmbito da saúde pública.

Metodologia

Será realizado um estudo ambispectivo dos casos de raiva e listeriose em bovinos dos materiais recebidos no LRD no período de 2000 a 2025, proveniente do Hospital Clínico Veterinário da UFPel (HCV) e de veterinários que trabalham a campo na região. Para a avaliação do estudo ambispectivo dos casos de 2000 a 2025 (LRD), os dados serão retirados das fichas e laudos emitidos durante este período pelo LRD. Serão avaliados dados referentes a epidemiologia, sinais clínicos, macroscopia e microscopia dos casos de raiva e
listeriose, o histórico clínico, assim como sexo e idade dos animais acometidos.

Indicadores, Metas e Resultados

- Determinar a ocorrência de raiva e listeriose nos casos recebidos no LRD;
- Identificar as principais regiões que possuem o maior número de casos positivos para as duas enfermidades;
- Contribuir com o monitoramento de duas enfermidades zoonóticas de interesse público;
- Formação de recursos humanos (especialização);
- Conscientizar os profissionais da área a respeito do caráter zoonótico de algumas doenças neurológicas que acometem bovinos;
- Espera-se publicar resumos em congressos e pelo menos um artigo em revista indexada, nacional ou internacional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA SOUSA TORRES
ELIZA SIMONE VIEGAS SALLIS2
FABRICIO MOREIRA ALVES1
GIOVANNA SATO SOMMAGGIO
JOSIANE BONEL4
JULIANA RIBEIRO PEGORARO
MARGARIDA BUSS RAFFI2
MARITZA MEDINA RAMIREZ
MAURO PEREIRA SOARES1
MILENA CAROLINA PAZ1
SARA MARIN AUBEL
TEIFFNY DE CASTILHOS
WESLEY AQUINO ZOIA

Página gerada em 28/03/2025 19:52:32 (consulta levou 0.184209s)