Nome do Projeto
Grupo de Estudo do CENG: Projeto Exatas Diversidades Afro Indígena
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/12/2024 - 28/02/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O Grupo de Estudo Exatas Diversidades Afro-Indígena (ProEDAI) é um coletivo formado majoritariamente por estudantes negros, em colaboração com professores e técnicos administrativos. Nosso objetivo é promover a integração e o apoio à formação dos alunos do Centro de Engenharias, especialmente aqueles que ingressaram por meio das políticas de cotas raciais, além de estudantes negros, indígenas, quilombolas, não cotistas e todos os apoiadores da luta antirracista.

Objetivo Geral

O principal objetivo do Grupo de Estudo ProEDAI é promover a integração dos alunos cotistas raciais no ambiente acadêmico, oferecendo suporte e orientação para que aproveitem ao máximo todos os recursos disponíveis na UFPEL. O ProEDAI visa garantir que esses estudantes tenham acesso a meios que fortaleçam sua permanência e desenvolvimento na universidade, apoiando-os até a conclusão de seus cursos. Além disso, o grupo atua para criar um espaço acolhedor e inclusivo, fortalecendo a representatividade e o pertencimento no Centro de Engenharias.

Justificativa

A entrada de estudantes cotistas raciais, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, na universidade pública é frequentemente acompanhada de grandes desafios. Ao ingressarem na UFPEL, esses alunos se deparam com uma estrutura institucional e acadêmica que muitas vezes é significativamente diferente daquela encontrada em suas escolas de ensino médio. Além disso, enfrentam os desafios inerentes à vida acadêmica, que são ainda mais intensos em cursos exigentes, como os de engenharia.

Garantir a permanência desses estudantes até a conclusão de seus cursos é uma das principais preocupações das políticas de ações afirmativas, que buscam não apenas facilitar o acesso ao ensino superior público, mas também apoiar a trajetória acadêmica dos cotistas. Nesse contexto, o Grupo de Estudo ProEDAI tem como missão contribuir para o aumento da taxa de permanência de estudantes negros, indígenas e quilombolas no Centro de Engenharias, oferecendo suporte, orientação e um ambiente de acolhimento.

Além disso, em um cenário de cortes nos recursos da educação, é fundamental que os alunos cotistas compreendam a importância das políticas de ações afirmativas para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. O ProEDAI se dedica a conscientizar toda a comunidade acadêmica – e especialmente os estudantes cotistas – sobre o papel crucial dessas políticas públicas na promoção da equidade e no enfrentamento das desigualdades sociais e raciais no Brasil.

Metodologia

A metodologia proposta para o desenvolvimento do projeto será baseada na organização de eventos e atividades pedagógicas, tais como, encontros de estudo, oficinas temáticas, palestras e desenvolvimento de planos de ação para atendimento de editais. A seguir apresenta-se a metodologia específica para cada ação:

Encontro de Estudos – Serão encontros de estudos direcionados e específicos para atendimento de demanda definida pelo grupo de estudantes atendidos pelo projeto. A tutoria destes estudos ficará a cargo de professores ou técnicos administrativos específicos da área.

Oficinas Temáticas – Serão encontros para atividades de troca de ideias, experiências e debates em torno das políticas públicas de ações afirmativas e temáticas culturais. A coordenação das oficinas deverão ser de responsabilidade de profissionais gabaritados na área e auxiliados por alunos do projeto.

Palestras – Encontro de estudantes para assistir apresentação de determinado tema específico das áreas de Engenharia ou de Políticas Afirmativas, abordado por um especialista da área.

Planos de Ação para atendimento de Editais - Encontro de capacitação , para estudantes atendidos pelo projeto, com o intuito de auxiliar na avaliação e atendimento de editais de seleção de bolsas, projetos, eventos , etc.

Reunião de acolhimento - Encontro de acolhimento com os novos alunos cotistas a cada início de semestre;

Levantamento e dados - Aquisição, análise e avaliação dos dados dos alunos cotistas do Centro de Engenharias.

Indicadores, Metas e Resultados

Integração e Atendimento a Alunos Cotistas Negros
Meta: Engajar e integrar o maior número possível de alunos negros cotistas matriculados no Centro de Engenharias (CENG), criando um ambiente de acolhimento e suporte que contribua para a adaptação e desenvolvimento acadêmico desses estudantes. Indicador: Número de alunos cotistas negros atendidos e participando ativamente nas atividades do ProEDAI.

Redução da Evasão e Aumento da Taxa de Conclusão
Meta: Contribuir para a redução da evasão e o aumento da taxa de formatura entre os estudantes cotistas raciais do CENG, garantindo que esses alunos tenham acesso aos recursos e ao apoio necessários para concluir seus cursos. Indicador: Percentual de alunos cotistas raciais que permanecem nos cursos e alcançam a formatura.

Ampliação da Participação de Alunos Negros em Projetos Acadêmicos
Meta: Incentivar e aumentar a participação de alunos negros em projetos de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o desenvolvimento de habilidades acadêmicas, profissionais e sociais, além de fortalecer a representatividade e o protagonismo desses estudantes na universidade. Indicador: Número de alunos negros envolvidos em projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados ao CENG.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA DE SOUZA GOMES
ADRIANA DE SOUZA GOMES4
GILSON SIMOES PORCIUNCULA2
MAIK CONCEICAO DIAS
MAURICIO COI ROSA
Paulo Vitor Lima Padilha
RAFAELLA ALVES SANTOS
RUSDAEL NUNES DE CARVALHO

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