A metodologia a ser aplicada dependerá do produto/processo a ser trabalhado e quais as condições, em laboratório ou à campo. A seguir está descrita a metodologia para ensaio de dosadores de fertilizantes em laboratório e à campo. Os dados poderão ser utilizados tanto para o fabricante do dosador de fertilizantes como para o fabricante de fertilizante. Cabe ressaltar que metodologia pode ser adaptada para cada produto se necessário.
Ensaios em laboratório:
Os testes serão conduzidos no laboratório no Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (CEng-UFPel), com o uso de uma bancada. Esta bancada possui uma estrutura metálica de sustentação, um motor elétrico com um conversor de frequência para a variação de velocidade. Os testes serão realizados segundo a metodologia proposta pela norma ISO 5690/2 (1984). Cada teste terá duração de 45 segundos, sendo que nos 15 primeiros segundos não serão realizadas coletas de fertilizante para que ocorra a estabilização do fluxo de massa. Os dosadores de fertilizantes serão submetidos a três ângulos de inclinação longitudinal: -15° (terreno com declive), 0° (terreno no nível) e +15° (terreno com aclive). Será utilizado no experimento um dosador, três inclinações longitudinais e duas velocidades de acionamento do eixo do dosador de fertilizantes com três repetições, sendo coletadas amostras em 4 diferentes momentos em relação a capacidade do recipiente armazenador de fertilizantes. Primeira coleta a 95% da capacidade total, segunda coleta com 50% da capacidade, terceira coleta com 5% da capacidade e quarta coleta quando a caixa armazenadora estiver vazia, restando fertilizante somente dentro do dosador. Desta forma, a quarta amostra não terá duração de 30 segundos, pois será respeitado o tempo necessário para o esvaziamento do dosador. Portanto, serão necessárias 72 coletas. Após a coleta o fertilizante será pesado e armazenado em sacos plásticos para posterior análise por parte da empresa fabricante em relação as suas características físicas e químicas. Estima-se que será necessário em torno de 100 kg de fertilizante para a realização dos testes.
Ensaios à campo:
Os ensaios serão realizados no Centro Agropecuário da Palma localizado às margens da BR 116, mais precisamente no Km 537, Capão do Leão com as coordenadas geográficas 31° 48’ 10” S; 52° 29’ 59” W, altitude média de 30 m, distante 14 km da sede da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM). A área experimental destinada para medição da qualidade do fertilizante será de 15,2 ha a qual contém cobertura vegetal de pastagem nativa.
Será utilizado um trator da marca New Holland® modelo TS 6020 com potência de 82 kW (110 cv) e uma semeadora-adubadora Semeato® modelo PH3. A semeadora-adubadora composta por 3 linhas, equipada com três dosadores de fertilizante tipo helicoidal de passo 1”.
Os testes serão fundamentados na metodologia proposta pela norma ISO 5690/2 (1984). Cada coleta terá duração de 30 segundos, sendo realizada com auxílio de um saco plástico que será conectado ao bocal de saída do dosador de fertilizantes, para tanto será necessário a remoção do tubo condutor. Serão coletadas simultaneamente amostras nas 3 linhas da semeadora-adubadora. A quantificação da massa será realizada com auxílio de uma balança digital com precisão 0,1g. A semeadora-adubadora será regulada para aplicar uma taxa média de 250 kg/ha. Portanto, cada amostra será composta por 3 amostragens simples coletadas a partir de canos diferentes.
Pretende-se no presente experimento avaliar também a influência da velocidade dos helicoides na dosagem. Para tanto, serão utilizadas duas velocidades de semeadura 4 km/h e 8 km/h, com isso serão 2 tratamentos e cinco repetições, ou seja, 10 parcelas. Em cada parcela serão realizadas 4 amostras em diferentes estágios de preenchimento da caixa armazenadora de fertilizantes. Ao total serão 40 amostras e 120 coletas, uma vez que, serão coletadas amostras nas 3 linhas da semeadora-adubadora.
Considerando que a cada parcela será necessário o reabastecimento da caixa armazenadora de fertilizantes da semeadora-adubadora, a qual tem capacidade de 250 kg, e será utilizada a capacidade total (caixa cheia) a cada parcela, a empresa terá que disponibilizar 2.500 kg de fertilizante.
Ao final de cada parcela será realizada a limpeza da caixa armazenadora de fertilizantes (depósito) e dos dosadores de fertilizantes, com auxílio de pincel, a fim de que não de que não haja interferência de possíveis resíduos nas amostragens subsequentes.
Cada parcela será caracterizada por quatro amostras de fertilizantes em diferentes níveis de volume da caixa de abastecimento, sendo a primeira amostra quando a caixa armazenadora estiver preenchida com 95% de fertilizante; a segunda amostra estando preenchida com 50%; a terceira amostra 5% preenchida e a quarta amostra quando a caixa armazenadora estiver vazia, restando fertilizante somente dentro do dosador. Desta forma, a quarta amostra não terá duração de 30 segundos, pois será respeitado o tempo necessário para o esvaziamento do dosador.
Antes do preenchimento da caixa de abastecimento, serão demarcadas na caixa de adubo as alturas que representam 95%, 50% e 5% do preenchimento completo. A caixa será abastecida na sua máxima capacidade (100 %). Quando o nível coincidir com cada marca descrita, serão coletadas as amostras representativas desta. As coletas foram realizadas na área em que o conjunto trator semeadora-adubadora estiverem no instante que for atingida a marca do nível correspondente à cada coleta.
Considerando a dosagem estabelecida de 250 kg/ha e espaçamento entre linhas de 0,45 m, operando o conjunto trator semeadora-adubado na velocidade de 4 km/h (1,11 m/s), será coletado, aproximadamente, 375 g em 30 segundos de coleta, enquanto no tratamento com a velocidade de 8 km/h (2,22 m/s), a coleta será de aproximadamente 750 g. Cabe ressaltar que taxa de aplicação de fertilizantes sofrerá variação de volume, devido à topografia e rotação do motor do trator no momento da coleta. Após a coleta as amostras de fertilizante serão enviadas a empresa fabricante para análise física e química.