Nome do Projeto
Laboratório de Memória e Contravisualidades
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/12/2024 - 04/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Laboratório de Pesquisa em Memoria e Contravisualidades está vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Memória e Visualidade (CNPq) e tem como propósito reunir, sistematizar e analisar documentação histórica institucional vinculada ao Ensino de Arte em Pelotas, alocada no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Esta documentação remonta a história e memória do Centro, desde a criação da Escola de Belas Artes D. Carmen Trápaga Simões (1949) aos dias atuais. O Núcleo pretende salvaguardar a memória e intenciona patrimonializar o acervo institucional, partindo de contravisualidades presentes nas narrativas históricas sobre a instituição.

Objetivo Geral

Reunir, sistematizar e analisar documentos institucionais pertencentes ao Centro de Artes da UFPel, com o intuíto de preservar a documentação remanescente da instituição, intencionando a criação de um Fundo Arquivístico institucional. Salvaguardar uma memória crítica da instituição, desde os primórdios de fundação da Escola de Belas Artes de Pelotas até os dias atuais.

Justificativa

A justificativa do projeto centra-se na necessidade de preservar a documentação institucional do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, visibilizando a relevância da documentação existente e propiciando a criação de um Fundo Arquivístico que servirá de fonte para novas pesquisas sobre a instituição e sua importância no panorama local e global.

Metodologia

Reunir a documentação existente em espaço apropriado para a preservação do material.Sistematizar a documentação, digitalizando arquivos presentes . Criar um fundo arquivístico que reuna documentos remanescentes da instituição desde os primórdios da Escola de Belas Artes de Pelotas (1949) até os dias atuais. Disponibilizar públicamente a documentação para pesquisadores

Indicadores, Metas e Resultados

Divulgar o fundo arquivístico existente, reverberando a documentação em pesquisas e demais ações de ensino e extensão. Pensar e projetar a história da instituição em trabalhos publicados, tais como artigos escritos para revistas acadêmicas, congressos nacionais e internacionais, entre outros. Salvaguardar a memória institucional do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Guilherme Susin Sirtoli
JOSE LUIZ DE PELLEGRIN
LARISSA PATRON CHAVES SPIEKER30

Página gerada em 19/01/2025 14:12:09 (consulta levou 0.076415s)