Nome do Projeto
Difusão tecnológica em plantas de lavoura produtoras de sementes
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/02/2018 - 31/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O aumento da população mundial conduz a necessidade de aumento de produtividade de cultivos de inverno e de verão, sendo para tal, necessária o estabelecimento de lavouras de alto potencial de rendimento. Para o estabelecimento destas lavouras são primordiais a utilização de material de semeadura com alta qualidade, o posicionamento estratégico de cultivares, adequadas técnicas de manejo de campos de produção e de pós-colheita. Existe carência da difusão de conhecimento técnico acerca do assunto para diferentes elos do setor agrícola. Sendo assim, este projeto tem como objetivo a formação de recursos humanos em plantas de lavoura através de dias de campo e treinamentos via cursos para técnicos, produtores rurais, alunos de graduação e pós-graduação da UFPel e outras Instituições de Ensino. No referido projeto serão realizados dias de campo para culturas de verão e para culturas de inverno, bem como, ministrados treinamentos via cursos de curta duração envolvendo a pós-colheita, o estabelecimento e técnicas de manejo de cultivos de lavoura para altos rendimentos.

Objetivo Geral

Formação de recursos humanos em plantas de lavoura produtoras de sementes, através de dias de campo e treinamentos para técnicos, produtores rurais, alunos de graduação e pós-graduação da UFPel e outras Instituições de Ensino.

Justificativa

Levar aos produtores rurais, técnicos e alunos, em dias de campo e cursos de curta duração, as tecnologias e inovações do setor sementeiro e tecnológico de plantas de lavoura, através da demonstração da implantação e manejo de campos de produção, cultivares, desempenho agronômico, tratamentos em plantas e sementes, máquinas e técnicas de pós-colheita.

Metodologia

4.1. Localização

Os dias de campo serão realizados no Centro Agropecuário da Palma - coordenadas Geográficas de Latitude 31°48'6.76"S; 31°47'58.34"S; 31°47'57.68"S; 31°48'1.56"S e de longitude 52°29'47.58"W; 52°29'36.88"W; 52°29'45.69"W; 52°29'51.92"W. Os Cursos de formação serão realizados no Centro Agropecuário da Palma (latitude 31°48'7.70"S e longitude 52°31'0.03"O), da Universidade Federal de Pelotas, Município do Capão do Leão – RS e nos demais localidades da América Latina. As palestras serão ofertadas em todo o território Brasileiro e na América Latina.

4.2. Desenvolvimento dos dias de campo

Os dias de campo serão com culturas de verão e de inverno provenientes de instituições públicas e privadas do setor agrícola. Serão estabelecidas parcelas demonstrativas de cultivares, técnicas de manejo de campos de produção, semeadura e desempenho de lavouras para altos rendimentos e colheita.
Durante a apresentação das parcelas demonstrativas no dia de campo, os participantes serão guiados ao longo do percurso demonstrativo e em cada estação haverá a explicação de cultivares ou procedimento adotado. As parcelas demonstrativas serão instaladas e demonstradas ao público alvo com apoio de empresas públicas e privadas.
Para culturas de verão, os preparativos para o dia de campo terão início no mês de novembro do ano corrente e os resultados deverão ser apresentados no mês de março do ano seguinte. Para culturas de inverno, os preparativos iniciarão no mês de maio do ano corrente e os resultados deverão ser apresentados no mês de outubro do mesmo ano.

4.3. Cursos – Treinamentos para produtores rurais e técnicos

4.3.1. Curso I – Manejo de plantas para alto rendimento

Serão abordados temas referentes à implantação de lavouras, manejo de campos de produção, posicionamento de cultivares, desempenho diferencial de plantas em diversos ambientes, tratamentos em plantas e sementes.

4.3.2. Curso II – Práticas e procedimentos de pós-colheita visando altas produtividades

Serão abordados temas referentes a equipamentos, planejamento de estruturas e “layout”, técnicas e procedimentos de secagem, beneficiamento, tratamento e armazenamento de sementes, visando a manutenção da alta qualidade das sementes e a obtenção do estabelecimento de lavouras de alto teto produtivo.

4.4. Palestras – Palestras para técnicos e para produtores rurais

Serão ofertadas palestras referentes aos temas: implantação de lavouras, manejo de campos de produção, posicionamento de cultivares, desempenho diferencial de plantas em diversos ambientes, tratamentos em plantas e sementes.

Indicadores, Metas e Resultados

a) Difusão de novas tecnologias de manejo para a Região Sul do RS.
b) Aperfeiçoamento de técnicos, produtores e alunos para o setor de sementeiro;
c) Aumentos do rendimento e da qualidade de grãos e sementes em função dos cursos e palestras ofertados;
d) Ampliação da atuação do grupo de Plantas de Lavoura e divulgação da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel/Universidade Federal de Pelotas em todo o território Brasileiro e nos demais Países da América Latina.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRINE KRUMREICH BÖHLKE
ANGELO VIEIRA DOS REIS1
BENHUR SCHWARTZ BARBOSA
BRUNO OLIVEIRA NOVAIS ARAUJO
CLEOMAR DE WITT
CRISTIAN TROYJACK
DIRCEU AGOSTINETTO1
EDERSON RENATO TIBOLA
EDUARDO GONÇALVES BORGES
FABRICIO ARDAIS MEDEIROS1
FELIPE KOCH
FELIPE SANTOS ZULLI
FILIPE SELAU CARLOS2
GUSTAVO HENRIQUE DEMARI
Helena Weymar Fonseca do Nascimento
ITALA THAISA PADILHA DUBAL
IVAN RICARDO CARVALHO
JADER GELIAR FERREIRA DAMERO
JOÃO ROBERTO PIMENTEL
LANES BEATRIZ ACOSTA JAQUES
LIRIANA LACERDA FONSECA
LUCAS PIRES BARBOSA
MANOELA ANDRADE MONTEIRO
MARIANO PETER
MARINE TEIXEIRA PADILHA
MÁRCIO PETER
OTONIEL GETER LAUZ FERREIRA1
RUDDY ALVARO VELIZ ESCALERA
SIMONE MORGAN DELLAGOSTIN
TIAGO PEDO9
TIAGO ZANATTA AUMONDE9
VINICIUS JARDEL SZARESKI

Página gerada em 19/03/2024 04:27:33 (consulta levou 0.215963s)