Nome do Projeto
Caminhografia Urbana com Escolas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2025 - 31/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Desenvolvimento urbano
Resumo
O projeto de extensão "Caminhografia Urbana COM Escolas" busca integrar a prática da caminhografia urbana — uma combinação de caminhada e cartografia — ao contexto escolar, promovendo a interação crítica e sensível dos estudantes com o espaço urbano. Desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel em parceria com escolas públicas locais, o projeto se fundamenta na necessidade de engajar os jovens no reconhecimento e análise de seu ambiente urbano, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente educação de qualidade (ODS 4) e cidades sustentáveis (ODS 11). O público-alvo são estudantes do ensino fundamental e médio. O projeto tem como objetivos principais adaptar a metodologia da caminhografia para o ambiente escolar, estimular habilidades de observação e registro, desenvolver mapas afetivos e sensoriais e fomentar reflexões críticas sobre questões urbanas e sociais. A metodologia envolve várias etapas, começando com workshops de capacitação para professores. Posteriormente, os estudantes participam de caminhadas guiadas, nas quais utilizam técnicas de registro como fotografias, desenhos e anotações. A prática é complementada por oficinas de cartografia social, nas quais são criados mapas que refletem as emoções e percepções dos participantes. As atividades culminam em discussões em grupo e na organização de uma exposição com os materiais produzidos. A execução do projeto está planejada para um período de três anos, dividido em fases de preparação, realização de atividades e organização de resultados. Recursos como materiais de desenho, câmeras fotográficas (inclusive celulares dos estudantes) e mapas das áreas percorridas são fundamentais. Os resultados esperados incluem maior engajamento dos estudantes com questões urbanas, desenvolvimento de um olhar crítico sobre a cidade e fortalecimento da relação entre a universidade e as escolas. A avaliação será feita por meio do feedback dos participantes, análise qualitativa dos materiais e produção de um relatório final. A equipe coordenadora, liderada por Eduardo Rocha, conta com profissionais e estudantes de diferentes áreas, reforçando o caráter interdisciplinar e colaborativo do projeto. Além disso, conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Urbanismo de Pelotas. Este projeto valoriza a inclusão social e a produção de conhecimento local, promovendo uma abordagem educativa transformadora que conecta jovens estudantes às dinâmicas e significados de seu ambiente urbano.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto "Caminhografia Urbana COM Escolas" é adaptar a metodologia da caminhografia urbana para o contexto escolar, promovendo uma experiência educativa que permita aos estudantes compreender e interagir de forma crítica e sensível com o espaço urbano que os cerca, estimulando habilidades de observação, registro e análise, bem como reflexões sobre questões urbanas e sociais.

Justificativa

O projeto "Caminhografia Urbana COM Escolas" surge da necessidade de aprofundar a relação entre os estudantes e o espaço urbano que os cerca, estimulando uma percepção crítica e sensível sobre as dinâmicas urbanas e suas implicações sociais, culturais e ambientais. A prática de caminhografia, que combina caminhada e cartografia, oferece uma oportunidade única para a vivência do espaço de maneira mais integrada e intuitiva, promovendo a educação ativa e prática, fora das salas de aula tradicionais.

Este projeto se justifica também pelo alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente o ODS 4, que trata da educação de qualidade, e o ODS 11, que busca promover cidades e comunidades sustentáveis. Ao proporcionar uma abordagem que estimula a observação, o registro e a reflexão crítica sobre o ambiente urbano, o projeto contribui para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e engajados com as questões sociais e ambientais de suas cidades.

A proposta de adaptar a metodologia da caminhografia ao contexto escolar visa não apenas despertar nos estudantes uma percepção sensorial e afetiva do espaço urbano, mas também estimular a criação de mapas afetivos e sensoriais, por meio de oficinas de cartografia social. Este processo permitirá aos estudantes compreenderem as diferentes camadas do espaço urbano, como a mobilidade, a segurança, o uso do solo e as relações sociais que nele se desenrolam.

Além disso, a parceria com as escolas públicas locais e o envolvimento de diferentes secretarias municipais fortalecem a proposta de integração entre a universidade, as escolas e a comunidade, criando um espaço de troca de conhecimento e experiências. Ao final, a exposição dos materiais produzidos pelos estudantes será uma forma de dar visibilidade ao aprendizado coletivo e à reflexão sobre o território, reforçando a importância de práticas educativas que considerem a cidade como um campo de estudo e transformação.

Portanto, o projeto *Caminhografia Urbana COM Escolas* não só oferece aos estudantes a chance de experimentar a cidade de maneira mais profunda e crítica, mas também promove uma maior compreensão das questões urbanas, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem e da construção de um futuro mais sustentável.

Metodologia

A metodologia do projeto *Caminhografia Urbana COM Escolas* será desenvolvida em etapas interativas e educativas, visando proporcionar aos estudantes uma experiência prática e reflexiva sobre o espaço urbano. A adaptação da caminhografia para o contexto escolar permitirá integrar os conceitos de cartografia e caminhada de forma acessível e envolvente. A metodologia será dividida nas seguintes fases:

1. Preparação e Formação de Professores
Objetivo: Capacitar os professores das escolas parceiras para que possam atuar como facilitadores durante as caminhadas e nas atividades de reflexão e análise.
Ações:
- Realização de workshops com os professores, apresentando a metodologia da caminhografia urbana, as técnicas de registro (fotografia, desenho, anotações) e a proposta de construção de mapas afetivos e sensoriais.
- Discussão sobre a importância da abordagem crítica e sensorial no estudo da cidade, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

2. Caminhografias Guiadas
Objetivo: Realizar caminhadas com os estudantes pelas áreas urbanas próximas às escolas, promovendo uma vivência direta do espaço urbano.
Ações:
- Acompanhamento dos estudantes em caminhadas guiadas, nas quais serão incentivados a observar e registrar o que percebem nas ruas, praças, avenidas e outros espaços públicos da cidade.
- Utilização de diferentes técnicas de registro, como fotos tiradas com os celulares dos estudantes, desenhos, anotações e mapas desenhados no momento da caminhada.
- Durante o percurso, serão estimuladas reflexões sobre a cidade, como sua organização, acessibilidade, segurança, mobilidade, espaço público e os problemas urbanos.

3. Oficinas de Cartografia Social
Objetivo: Elaborar mapas afetivos e sensoriais, com base nas experiências vividas durante as caminhadas.
Ações:
- Organização de oficinas de cartografia social, nas quais os estudantes poderão representar suas percepções da cidade a partir de mapas criados com recursos como desenhos, anotações e símbolos que expressem suas experiências e sentimentos.
- Uso de diferentes ferramentas de representação cartográfica (papel, mapas impressos, programas digitais) para criar as versões individuais ou coletivas dos mapas afetivos.
- Análise do processo de construção dos mapas, incentivando a reflexão sobre as escolhas dos elementos cartográficos e sua relação com o espaço vivido.

4. Discussões em Grupo
Objetivo: Estimular debates sobre as percepções e descobertas feitas pelos estudantes durante as caminhadas e oficinas.
Ações:
- Realização de rodas de conversa com os estudantes, professores e facilitadores, nas quais serão discutidas as principais questões urbanas observadas durante as caminhadas.
- Debates sobre temas como desigualdade urbana, segurança, mobilidade, qualidade do espaço público, e como esses aspectos afetam a vida cotidiana dos estudantes.
- Reflexão sobre como o espaço urbano pode ser transformado para atender às necessidades das comunidades e melhorar a qualidade de vida.

5. Exposição Final
Objetivo: Apresentar os materiais produzidos pelos estudantes, compartilhando suas descobertas e reflexões sobre a cidade.
Ações:
- Organização de uma exposição com os desenhos, fotografias, mapas afetivos e registros produzidos pelos estudantes durante as caminhadas e oficinas.
- A exposição será aberta à comunidade escolar e ao público em geral, proporcionando um espaço de diálogo entre os estudantes, professores, a universidade e as autoridades municipais.
- A exposição também servirá como uma plataforma para discutir as percepções dos jovens sobre a cidade e o papel da educação no fortalecimento da cidadania.

A metodologia adotada no projeto será contínua e interativa, promovendo uma vivência prática e reflexiva que integra o conhecimento acadêmico com a experiência cotidiana dos estudantes. Através dessas atividades, os participantes desenvolverão habilidades críticas, criativas e analíticas, além de fortalecerem sua conexão com o espaço urbano e as questões sociais e ambientais que o envolvem.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores

1. Número de Escolas Participantes
- Indicador: Quantidade de escolas públicas locais envolvidas no projeto.
- Meta: Engajar ao menos 5 escolas públicas do município de Pelotas durante a execução do projeto.

2. Número de Estudantes Participantes
- Indicador: Quantidade de estudantes do ensino fundamental e médio que participam das caminhadas, oficinas e discussões.
- Meta: Incluir pelo menos 200 estudantes ao longo das atividades do projeto.

3. Quantidade de Caminhografias Realizadas
- Indicador: Número de caminhadas guiadas realizadas nas áreas urbanas ao redor das escolas.
- Meta: Realizar 10 caminhadas com grupos de estudantes em diferentes pontos da cidade.

4. Número de Mapas Afetivos Criados
- Indicador: Quantidade de mapas afetivos e sensoriais elaborados pelos estudantes.
- Meta: Produção de pelo menos 100 mapas afetivos, com pelo menos 2 mapas por estudante.

5. Feedback dos Participantes
- Indicador: Qualidade e profundidade das respostas obtidas a partir de questionários e entrevistas com estudantes e professores após cada etapa.
- Meta: Obter um índice de satisfação superior a 80% entre os participantes, baseado em feedback positivo sobre as atividades e aprendizado.

6. Número de Pessoas na Exposição Final
- Indicador: Quantidade de pessoas que visitam a exposição final dos trabalhos dos estudantes.
- Meta: Atingir pelo menos 300 visitantes durante a exposição final.

Metas

1. Promoção da Educação Crítica e Sensorial
- Meta: Estimular a reflexão crítica dos estudantes sobre o espaço urbano, criando uma conexão sensorial e afetiva com o ambiente urbano.
- Resultado Esperado: Desenvolvimento de habilidades de observação e análise crítica, capazes de gerar discussões sobre problemas urbanos e soluções criativas.

2. Desenvolvimento de Competências Cartográficas
- Meta: Capacitar os estudantes a criar representações cartográficas e artísticas do espaço urbano, a partir de uma perspectiva pessoal e afetiva.
- Resultado Esperado: Produção de mapas afetivos e sensoriais, que demonstrem uma compreensão profunda e pessoal dos espaços urbanos vivenciados.

3. Fomento ao Pensamento Interdisciplinar
- Meta: Integrar conhecimento de diferentes áreas, como geografia, arte, sociologia e arquitetura, para promover uma visão holística da cidade.
- Resultado Esperado: Desenvolvimento de competências interdisciplinares nos estudantes, estimulando a colaboração entre disciplinas e práticas educativas.

4. Engajamento com as Questões Urbanas
- Meta: Engajar os estudantes em uma reflexão sobre temas urbanos como mobilidade, segurança, acessibilidade, e espaço público.
- Resultado Esperado: Produção de materiais críticos que abordem questões urbanas, com propostas de melhorias para o espaço público da cidade.

Resultados Esperados

1. Engajamento e Reflexão Crítica
- Espera-se que os estudantes desenvolvam um olhar crítico sobre as questões urbanas, aprimorando sua capacidade de observar, refletir e questionar o espaço urbano que os cerca.

2. Desenvolvimento de Mapas Afetivos e Sensoriais
- Os estudantes serão capazes de criar mapas cartográficos que reflitam suas experiências sensoriais e afetivas durante as caminhadas, proporcionando uma visão pessoal e criativa da cidade.

3. Fortalecimento da Relação Universidade-Escolas
- O projeto contribuirá para estreitar os laços entre a universidade e as escolas públicas locais, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre estudantes universitários, professores e alunos do ensino básico.

4. Promoção de Cidadania e Conscientização Urbana
- Através da reflexão sobre o espaço urbano, o projeto visa fortalecer a cidadania dos estudantes, incentivando-os a se tornarem cidadãos críticos e engajados com a transformação da cidade.

5. Valorização do Espaço Público
- O projeto ajudará os estudantes a reconhecerem e valorizarem o espaço público, promovendo discussões sobre como melhorar a cidade, visando uma abordagem mais sustentável, inclusiva e acessível.

6. Visibilidade das Produções dos Estudantes
- A exposição final servirá como um espaço de valorização das produções dos estudantes, permitindo que suas percepções sobre a cidade sejam compartilhadas com a comunidade escolar e o público geral, criando um ponto de diálogo sobre as questões urbanas e sociais.

Esses indicadores, metas e resultados esperados permitirão uma avaliação contínua do impacto do projeto e garantirão a eficácia de suas ações em promover uma compreensão mais profunda e crítica do espaço urbano pelos estudantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA PAOLA FONDEVILA SALCEDO
BARBARA CALIXTO DOS SANTOS
BEATRIZ DE OLIVEIRA BRUM
DANIELA VIEIRA GOULARTE
DANIELLE VILLELA DE LIMA
EDUARDA AZEVEDO GONCALVES5
EDUARDO DA SILVA E SILVA
EDUARDO ROCHA5
GABRIELA DROPPA TRENTIN
HUMBERTO LEVY DE SOUZA
Jaqueline Harumi Dias Takahashi
Jordana da Silva Berchon
LUANA PAVAN DETONI
MONIQUE GRECHI
OTAVIO MARTINS PERES2
OTÁVIO GIGANTE VIANA
PEDRO ELIAS PARENTE DA SILVEIRA
RENATA BRAGA ZSCHORNACK
Rodrigo Gonçalves da Silva
SUEN ROSA PEDROSO LEITZKE
TACIANA ANCA EVARISTO MENDES CARDOSO
Tuize Silva Rovere Hoff

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