Nome do Projeto
Capacitação em Psicologia Positiva para promoção de saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/03/2025 - 30/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Intervenções Psicológicas Positivas recentes têm identificado variáveis tidas como fatores protetivos, que tendem a impactar positivamente na saúde física e mental. Estas práticas consideram variáveis associadas à experiência subjetiva positiva (emoções positivas, otimismo) e características individuais positivas (valores pró-sociais, empatia, gratidão, perdão). Intervenções positivas têm demonstrado resultados satisfatórios para mudanças de processos cognitivos, auxiliando em maior flexibilidade mental e resiliência, melhora no bem-estar e saúde, tanto de indivíduos com diagnóstico clínico (depressão) quanto não-clínico. Além disso, o significado que indivíduos atribuem à vida e trabalho tem se mostrado benéfico, com impactos expressivos na saúde geral. Dessa forma, o objetivo deste projeto é oferecer capacitação para profissionais das areas de saúde, educação e assistência atuarem por meio da Psicologia Positiva para promoção de saúde de profissionais de educação, de saúde e de Serviço Social, em diferentes contextos de atuação através de programa manualizado, com base em evidências científicas.
Objetivo Geral
Este projeto visa oferecer capacitações profissionais com o Programa Vem Ser para a promoção de saúde de profissionais de saúde, educação e/ou Serviço Social.
Justificativa
Intervenções Psicológicas Positivas (IPPs) vêm sendo desenvolvidas e utilizadas como recursos para promoção de saúde e prevenção de doenças em todos os níveis, apresentando eficácia para
melhoras em bem-estar subjetivo, psicológico, redução em sintomas de depressão, ansiedade e
estresse (Hendriks, Schotanus-Dijkstra, Hassankhan, de Jong, & Bohlmeijer, 2019), incremento
em emoções positivas e repercussões em saúde (Dickens, 2017; Moskowitz et al., 2020), redução
de dor crônicas (Hausmann, et al., 2018) e maior adesão a tratamentos de saúde (Duque, Brown,
Celano, Healy, & Huffman, 2019).
No Brasil, a primeira IPP desenvolvida, implementada e avaliada, com foco nas forças Valores e
Autocuidado/Prudência, Otimismo, Empatia, Gratidão, Perdão e Significado de Vida e Trabalho,
em formato grupal e sessões de duas horas de duração, resultou em um protocolo manualizado. O
manual de implementação presencial do programa foi publicado para a promoção de saúde de
aposentados saudáveis ou com transtornos de saúde (Durgante & DellAglio, 2019a). O Programa
Vem Ser, em sua versão original, foi implementado presencialmente e avaliado em estudos
empíricos desde o ano de 2016 em estudo piloto (Durgante, Mezejewski, & DellAglio, 2020),
estudo de viabilidade (Durgante, Naveire, & DellAglio, 2019) e ensaio de eficácia (Durgante &
DellAglio, 2019b) para mais de uma centena de aposentados. Resultados indicaram melhoras em
satisfação com a vida, resiliência, sintomas de estresse percebido, depressão e ansiedade no
grupo interventivo, além de efeitos de interação para melhoras no otimismo, empatia, sintomas de
depressão e ansiedade no grupo experimental quando comparado ao grupo controle. Os efeitos e
impactos em satisfação com a vida, sintomas de depressão e ansiedade se mantiveram três
meses após o término do programa (Durgante, Tomasi, Lima, & Dell'Aglio, 2020).
Devido à pandemia de COVID-19, o programa Vem Ser foi adaptado para ser implementado em
formato online (artigo submetido para publicação). O programa contém atividades síncronas
grupais para a promoção de saúde de profissionais das áreas de saúde, educação ou assistência,
podendo estes ser ativos em contexto laboral, ou aposentados. Entre as atividades estão
dinâmicas individuais e grupais, vídeo-debates, técnicas de relaxamento com visualização e
imagística. Foram conduzidos estudo de viabilidade/piloto na versão online (N=20) e ensaio de
eficácia (N=104) (artigos submetidos para publicação). Os resultados obtidos apresentaram efeitos
preservados àqueles obtidos na versão presencial do programa.
Assim, tendo em vista a situação pandêmica e necessidade de adaptar serviços de saúde para o
formato remoto para todas as populações e níveis de atenção em saúde, este projeto visa oferecer
capacitações profissionais com o Programa Vem Ser para a promoção de saúde de profissionais de saúde, educação e/ou Serviço Social.
Este projeto se configura como braço de uma pesquisa maior, em colaboração com grupo de
pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do qual a pesquisadora
principal é membro. O projeto está cadastrado via Plataforma Brasil, foi aprovado por Comitê de
Ética em Pesquisa (Parecer n.1.899.368/CAAE:61997516.5.0000.5334; Emenda n.4.143.219
/CAAE:61997516.5.0000.5334), registrado na plataforma nacional de Registro Brasileiro de
Ensaios Clínicos (REBEC), registro RBR-106989ym, número do UTN: U111-1262-7726, e
representa esforço científico fundamental diante do panorama pandêmico e necessidade de
adaptação de serviços em saúde para esta modalidade.
melhoras em bem-estar subjetivo, psicológico, redução em sintomas de depressão, ansiedade e
estresse (Hendriks, Schotanus-Dijkstra, Hassankhan, de Jong, & Bohlmeijer, 2019), incremento
em emoções positivas e repercussões em saúde (Dickens, 2017; Moskowitz et al., 2020), redução
de dor crônicas (Hausmann, et al., 2018) e maior adesão a tratamentos de saúde (Duque, Brown,
Celano, Healy, & Huffman, 2019).
No Brasil, a primeira IPP desenvolvida, implementada e avaliada, com foco nas forças Valores e
Autocuidado/Prudência, Otimismo, Empatia, Gratidão, Perdão e Significado de Vida e Trabalho,
em formato grupal e sessões de duas horas de duração, resultou em um protocolo manualizado. O
manual de implementação presencial do programa foi publicado para a promoção de saúde de
aposentados saudáveis ou com transtornos de saúde (Durgante & DellAglio, 2019a). O Programa
Vem Ser, em sua versão original, foi implementado presencialmente e avaliado em estudos
empíricos desde o ano de 2016 em estudo piloto (Durgante, Mezejewski, & DellAglio, 2020),
estudo de viabilidade (Durgante, Naveire, & DellAglio, 2019) e ensaio de eficácia (Durgante &
DellAglio, 2019b) para mais de uma centena de aposentados. Resultados indicaram melhoras em
satisfação com a vida, resiliência, sintomas de estresse percebido, depressão e ansiedade no
grupo interventivo, além de efeitos de interação para melhoras no otimismo, empatia, sintomas de
depressão e ansiedade no grupo experimental quando comparado ao grupo controle. Os efeitos e
impactos em satisfação com a vida, sintomas de depressão e ansiedade se mantiveram três
meses após o término do programa (Durgante, Tomasi, Lima, & Dell'Aglio, 2020).
Devido à pandemia de COVID-19, o programa Vem Ser foi adaptado para ser implementado em
formato online (artigo submetido para publicação). O programa contém atividades síncronas
grupais para a promoção de saúde de profissionais das áreas de saúde, educação ou assistência,
podendo estes ser ativos em contexto laboral, ou aposentados. Entre as atividades estão
dinâmicas individuais e grupais, vídeo-debates, técnicas de relaxamento com visualização e
imagística. Foram conduzidos estudo de viabilidade/piloto na versão online (N=20) e ensaio de
eficácia (N=104) (artigos submetidos para publicação). Os resultados obtidos apresentaram efeitos
preservados àqueles obtidos na versão presencial do programa.
Assim, tendo em vista a situação pandêmica e necessidade de adaptar serviços de saúde para o
formato remoto para todas as populações e níveis de atenção em saúde, este projeto visa oferecer
capacitações profissionais com o Programa Vem Ser para a promoção de saúde de profissionais de saúde, educação e/ou Serviço Social.
Este projeto se configura como braço de uma pesquisa maior, em colaboração com grupo de
pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do qual a pesquisadora
principal é membro. O projeto está cadastrado via Plataforma Brasil, foi aprovado por Comitê de
Ética em Pesquisa (Parecer n.1.899.368/CAAE:61997516.5.0000.5334; Emenda n.4.143.219
/CAAE:61997516.5.0000.5334), registrado na plataforma nacional de Registro Brasileiro de
Ensaios Clínicos (REBEC), registro RBR-106989ym, número do UTN: U111-1262-7726, e
representa esforço científico fundamental diante do panorama pandêmico e necessidade de
adaptação de serviços em saúde para esta modalidade.
Metodologia
Serão oferecidas capacitações estruturadas em seis encontros, com periodicidades
semanal de capacitação e metodologia vivencial. Serão
abordados conceitos teóricos sobre aposentadoria e suas repercussões na vida, Psicologia
Positiva, forças/virtudes, além de dinâmicas e técnicas sobre as forças trabalhadas nas sessões do
programa. A capacitação está estruturada da seguinte forma: Sessão1. Apresentações pessoais e
do Programa Vem Ser, normas de funcionamento do programa, aposentadoria e suas
repercussões na vida, Psicologia Positiva, forças/virtudes, forças trabalhadas no programa para
promoção de saúde, resultados obtidos com o programa, apresentação do manual técnico para
implementação do programa, trabalhar valores e autocuidado/prudência, aplicação de dinâmicas e
técnicas; Sessão 2. Conceito e benefícios do Otimismo e como desenvolvê-lo, aplicação de
dinâmicas e técnicas; Sessão 3. Conceito e benefícios da Empatia e como desenvolvê-la, aplicação de dinâmicas e técnicas; Sessão 4. Conceito e benefícios da Gratidão e como
desenvolvê-la, aplicação de dinâmicas e técnicas; Sessão 5. Conceito e benefícios do Perdão e
como desenvolvê-lo, aplicação de dinâmicas e técnicas; Sessão 6. Significado de vida e trabalho e
como desenvolvê-lo, aplicação de dinâmicas e técnicas, encerramento. Avaliação: Serão obtidos
dados para caracterização da amostra de profissionais e, ao término das capacitações, serão
avaliados através de questionários de autorelato, critérios como satisfação dos participantes com o
moderador, com o programa, compreensão e utilidade dos conteúdo trabalhados, barreiras e
facilitadores identificados pelos participantes para implementação do programa em seus contextos
de atuação profissional, sugestões de melhoria da proposta de capacitação.
semanal de capacitação e metodologia vivencial. Serão
abordados conceitos teóricos sobre aposentadoria e suas repercussões na vida, Psicologia
Positiva, forças/virtudes, além de dinâmicas e técnicas sobre as forças trabalhadas nas sessões do
programa. A capacitação está estruturada da seguinte forma: Sessão1. Apresentações pessoais e
do Programa Vem Ser, normas de funcionamento do programa, aposentadoria e suas
repercussões na vida, Psicologia Positiva, forças/virtudes, forças trabalhadas no programa para
promoção de saúde, resultados obtidos com o programa, apresentação do manual técnico para
implementação do programa, trabalhar valores e autocuidado/prudência, aplicação de dinâmicas e
técnicas; Sessão 2. Conceito e benefícios do Otimismo e como desenvolvê-lo, aplicação de
dinâmicas e técnicas; Sessão 3. Conceito e benefícios da Empatia e como desenvolvê-la, aplicação de dinâmicas e técnicas; Sessão 4. Conceito e benefícios da Gratidão e como
desenvolvê-la, aplicação de dinâmicas e técnicas; Sessão 5. Conceito e benefícios do Perdão e
como desenvolvê-lo, aplicação de dinâmicas e técnicas; Sessão 6. Significado de vida e trabalho e
como desenvolvê-lo, aplicação de dinâmicas e técnicas, encerramento. Avaliação: Serão obtidos
dados para caracterização da amostra de profissionais e, ao término das capacitações, serão
avaliados através de questionários de autorelato, critérios como satisfação dos participantes com o
moderador, com o programa, compreensão e utilidade dos conteúdo trabalhados, barreiras e
facilitadores identificados pelos participantes para implementação do programa em seus contextos
de atuação profissional, sugestões de melhoria da proposta de capacitação.
Indicadores, Metas e Resultados
Serão obtidos dados para caracterização da amostra de profissionais e, ao término das capacitações, serão avaliados através de questionários de autorelato, critérios como satisfação dos participantes com o
moderador, com o programa, compreensão e utilidade dos conteúdo trabalhados, barreiras e facilitadores identificados pelos participantes para implementação do programa em seus contextos de atuação profissional, sugestões de melhoria da proposta de capacitação.
moderador, com o programa, compreensão e utilidade dos conteúdo trabalhados, barreiras e facilitadores identificados pelos participantes para implementação do programa em seus contextos de atuação profissional, sugestões de melhoria da proposta de capacitação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
HELEN BEDINOTO DURGANTE | 19 | ||
JONATAS MATTHIES ROSCHILD | |||
LETICIA GALERY MEDEIROS | |||
LUIZA BORBA PEREIRA |