Nome do Projeto
Uso de tecnologia no ensino da enfermagem em laboratório de simulação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2025 - 31/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Objetiva-se desenvolver atividade de ensino, pesquisa e extensão com o estudo da literatura científica, produção, validação e disseminação de vídeos educativos sobre técnicas de enfermagem. O método a ser utilizado inclui, revisão de literatura em bases de dados científicas sobre as técnicas a serem abordadas nos vídeos educativos; grupo de estudos sobre as técnicas para elaboração dos roteiros para produção dos vídeos educativos; produção dos vídeos educativos e sua edição; aplicação de instrumento para avaliar a pertinência, clareza das informações e efetividade para o ensino dos roteiros e posteriormente dos vídeos produzidos. Resultados esperados incluem a produção de vídeos com conteúdo claro e pertinente para uso como suporte ao ensino da enfermagem.
Objetivo Geral
1. Desenvolver atividade de ensino junto a discentes da graduação em enfermagem com grupo de estudos sobre técnicas de anamnese, exame físico e procedimentos de enfermagem, as quais envolvem a revisão da literatura e protocolos atualizados sobre o tema;
2. Produzir material técnico roteirizado, baseado na literatura atualizada e consultada no grupo de estudos;
3. Validar o conteúdo do roteiro produzido com experts da área do conhecimento;
4. Realizar atividade prática simulada com as técnicas roteirizadas em laboratório;
5. Gravar material didático em audio e vídeo com as técnicas roteirizadas;
6. Realizar a edição do material produzido;
5. Desenvolver atividade de extensão com a divulgação do material didático produzido para discentes da graduação em enfermagem da UFPel, servidores do Hospital Escola da UFPel e comunidade em geral com publicação das mídias para acesso público no youtube;
6. Desenvolver atividade de pesquisa avaliando o material produzido quanto a pertinência, clareza das informações e efetividade para o ensino;
2. Produzir material técnico roteirizado, baseado na literatura atualizada e consultada no grupo de estudos;
3. Validar o conteúdo do roteiro produzido com experts da área do conhecimento;
4. Realizar atividade prática simulada com as técnicas roteirizadas em laboratório;
5. Gravar material didático em audio e vídeo com as técnicas roteirizadas;
6. Realizar a edição do material produzido;
5. Desenvolver atividade de extensão com a divulgação do material didático produzido para discentes da graduação em enfermagem da UFPel, servidores do Hospital Escola da UFPel e comunidade em geral com publicação das mídias para acesso público no youtube;
6. Desenvolver atividade de pesquisa avaliando o material produzido quanto a pertinência, clareza das informações e efetividade para o ensino;
Justificativa
A Faculdade de Enfermagem tem como premissa a formação do enfermeiro orientada pelo desenvolvimento de competências e habilidades, voltadas para a construção do conhecimento a partir de postura pró-ativa do estudante, com vistas a aprender a aprender. De acordo com o projeto politico pedagógico, o objetivo do curso é formar enfermeiros generalistas, humanistas, críticos, reflexivos, competentes em sua prática, responsáveis ética e socialmente e capazes de conhecer e intervir sobre as situações e problemas referentes ao processo saúde-doença prevalentes no país e na região em que vive, atendendo as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
As transformações sociais e os avanços tecnológicos acompanham e influenciam a formação no ambiente universitário, para tanto a utilização de metodologias ativas têm sido cada vez mais empregadas na construção do conhecimento, levando em conta experiências, capacidades e opiniões dos atores envolvidos. Para tanto, o uso de tecnologias educacionais, que medeiem o processo de educação ampliam o acesso à informação e facilitam o processo de ensino-aprendizagem (Russo et al, 2019) são bem vindas para auxiliar na difusão do conhecimento.
Os Vídeos educativos (VE) auxiliam na divulgação do conteúdo e na padronização de técnicas assistenciais, tem baixo custo, são atraentes e acessíveis por qualquer dispositivo móvel e seu uso é recomendado tanto para educação profissional como para educação em saúde (Barbosa et al, 2023). Quando comparado com a linguagem escrita, o VE tem um impacto maior na aprendizagem e uma distribuição geográfica mais ampla (Stina et al, 2015).
Contudo necessitam ser produzidos com cuidados especiais em relação à estruturação e organização das informações para que os objetivos educacionais sejam alcançados. Para tanto, existem etapas a serem seguidas, que incluem a pré-produção (elaboração e validação de um roteiro e storyboard), produção (gravação e edição do vídeo) e pós-produção (avaliação do vídeo pelo público-alvo) (Falkembach, 2005; Fleming et al, 2009).
Diante o exposto, justifica-se a produção e validação de material didático em videos educativos para uso no ensino da enfermagem em cenário de simulação.
As transformações sociais e os avanços tecnológicos acompanham e influenciam a formação no ambiente universitário, para tanto a utilização de metodologias ativas têm sido cada vez mais empregadas na construção do conhecimento, levando em conta experiências, capacidades e opiniões dos atores envolvidos. Para tanto, o uso de tecnologias educacionais, que medeiem o processo de educação ampliam o acesso à informação e facilitam o processo de ensino-aprendizagem (Russo et al, 2019) são bem vindas para auxiliar na difusão do conhecimento.
Os Vídeos educativos (VE) auxiliam na divulgação do conteúdo e na padronização de técnicas assistenciais, tem baixo custo, são atraentes e acessíveis por qualquer dispositivo móvel e seu uso é recomendado tanto para educação profissional como para educação em saúde (Barbosa et al, 2023). Quando comparado com a linguagem escrita, o VE tem um impacto maior na aprendizagem e uma distribuição geográfica mais ampla (Stina et al, 2015).
Contudo necessitam ser produzidos com cuidados especiais em relação à estruturação e organização das informações para que os objetivos educacionais sejam alcançados. Para tanto, existem etapas a serem seguidas, que incluem a pré-produção (elaboração e validação de um roteiro e storyboard), produção (gravação e edição do vídeo) e pós-produção (avaliação do vídeo pelo público-alvo) (Falkembach, 2005; Fleming et al, 2009).
Diante o exposto, justifica-se a produção e validação de material didático em videos educativos para uso no ensino da enfermagem em cenário de simulação.
Metodologia
Atividade de Ensino será realizada com reuniões de grupo de estudos, conduzidas pelos docentes de Enfermagem que integram o projeto. Nestas reuniões será revisada a literatura científica sobre o tema. Com base nesta revisão será produzido o roteiro para cada uma das técnicas a serem exploradas, realizada a prática simulada das técnicas e posteriormente a gravação em audio e vídeo das técnicas;
A produção da gravação e edição dos vídeos será conduzida em parceria com discentes do curso de Cinema da UFPel, que estejam cursando a disciplina de estágio obrigatório, os quais estarão sob responsabilidade do Professor Alexandre Severo Masotti;
A atividade de pesquisa incluirá a validação do conteúdo dos vídeos pelos especialistas, e discentes de enfermagem. Para tanto, será aplicado um formulário pré-codificado com questões referentes a pertinência do conteúdo, clareza e linguagem das informações, ordem das falas e imagens;
A atividade de Extensão será realizada com a divulgação dos vídeos produzidos nos cenários de simulação da faculdade de enfermagem, para os profissionais do Hospital Escola da UFPel, e nas redes sociais;
A produção da gravação e edição dos vídeos será conduzida em parceria com discentes do curso de Cinema da UFPel, que estejam cursando a disciplina de estágio obrigatório, os quais estarão sob responsabilidade do Professor Alexandre Severo Masotti;
A atividade de pesquisa incluirá a validação do conteúdo dos vídeos pelos especialistas, e discentes de enfermagem. Para tanto, será aplicado um formulário pré-codificado com questões referentes a pertinência do conteúdo, clareza e linguagem das informações, ordem das falas e imagens;
A atividade de Extensão será realizada com a divulgação dos vídeos produzidos nos cenários de simulação da faculdade de enfermagem, para os profissionais do Hospital Escola da UFPel, e nas redes sociais;
Indicadores, Metas e Resultados
Para a atividade de ensino a meta é alcançar a produção da revisão de literatura e roteiro de vídeo educativo dentro do prazo estipulado em cronograma, tendo-se como resultado a produção de roteiro a ser validado na etapa de pesquisa do presente estudo;
Para a atividade de extensão a meta é disseminar os vídeos educativos produzidos e validados para uso dos discentes de enfermagem da UFPel, profissionais de enfermagem do Hospital Escola da UFPel e comunidade universitária em geral pela divulgação em canal do youtube;
Para a atividade de pesquisa a meta é validar o conteúdo do roteiro e do vídeo educativo produzidos junto a experts da área do conhecimento e discentes da graduação em enfermagem por intermédio da aplicação de instrumento abordando a pertinência, clareza das informações e efetividade para o ensino;
Para a atividade de extensão a meta é disseminar os vídeos educativos produzidos e validados para uso dos discentes de enfermagem da UFPel, profissionais de enfermagem do Hospital Escola da UFPel e comunidade universitária em geral pela divulgação em canal do youtube;
Para a atividade de pesquisa a meta é validar o conteúdo do roteiro e do vídeo educativo produzidos junto a experts da área do conhecimento e discentes da graduação em enfermagem por intermédio da aplicação de instrumento abordando a pertinência, clareza das informações e efetividade para o ensino;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE SEVERO MASOTTI | 1 | ||
ALITEIA SANTIAGO DILELIO | 3 | ||
ANA PAULA DE LIMA ESCOBAL | 3 | ||
DEISI CARDOSO SOARES | 3 | ||
DIANA CECAGNO | 3 | ||
JULIANE PORTELLA RIBEIRO | 3 | ||
LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS | 3 | ||
LILIAN MOURA DE LIMA SPAGNOLO | 7 | ||
MARCIANE CARVALHO DAS NEVES | |||
MARIANA MORAIS DE OLIVEIRA | |||
MARINA SOARES MOTA | 3 | ||
MICHELE CRISTIENE NACHTIGALL BARBOZA | 3 | ||
MILENA HOHMANN ANTONACCI | 3 | ||
THALITI SCHMIDT ALVES |