Nome do Projeto
Jornalismo no TikTok e Audiência Jovem II
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/02/2025 - 28/01/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Projeto de Ensino Jornalismo no TikTok e Audiência Jovem II tem como objetivo: propor uma estrutura de vídeo curto que atenda às especificidades de redes sociais como o TikTok e às demandas da audiência jovem. Entende-se que o jornalismo para audiências jovens é um debate que vai além do uso das mídias sociais pelas empresas de jornalismo, sendo necessário entender como esse jornalismo está sendo pensado e produzido. De acordo com a Pesquisa TIC Kids Online Brasil (COMITÊ GESTOR DA INTERNET, 2024), os jovens são o estrato da população que mais acessam a internet em uma escala mundial, também observa-se que o primeiro acesso de crianças e adolescentes inicia cada vez mais cedo. No Brasil, segundo dados coletados em 2023, 96% dos entrevistados entre 9 e 17 anos usaram internet todos os dias ou quase todos os dias, sendo que 83% relataram que acessaram a redes mais de uma vez por dia. No que se refere ao uso de plataformas e aplicativos, 78% dos entrevistados entre 9 e 17 anos declararam ter perfil no WhatsApp, 66% tem perfil no Instagram e 63% tem perfil no TikTok. No que se refere às habilidades informacionais, 64% dos adolescentes entre 15 e 17 anos declararam que sabem verificar se um site é confiável ou não, nesse ítem, ao observar os adolescentes entre 13 e 14 anos, a porcentagem baixa para 60%(COMITÊ GESTOR DA INTERNET, 2024). Essa tendência é mundial, pesquisa divulgada pelo órgão regulador de serviços de comunicação do Reino Unido (OFCOM, 2022) aponta que os adolescentes do Reino Unido acessam notícias através do Instagram, do TikTok e do Youtube e estão se afastando dos canais tradicionais de notícia. O Instagram é o mais acessado pelos entrevistados, mas o TikTok apresentou o maior aumento comparando com 2020. O Digital News Report 2024 (REUTERS INSTITUTE, 2024), aponta que plataformas de vídeo como o TikTok estão ganhando importância como fontes de notícias, principalmente entre os jovens, sendo que os vídeos curtos nas diferentes plataformas foram acessados por 66% dos entrevistados. O relatório da Reuters também destaca o crescimento do consumo de notícias online no Brasil, incluindo o acesso a organizações jornalísticas no TikTok, que já ultrapassou o acesso desse tipo de conteúdo no X (antigo Twitter). Entretanto, para os brasileiros, TikTok e X são consideradas as plataformas menos confiáveis, sendo que 24% dos usuários dessas plataformas destacam que é difícil afirmar se o conteúdo é ou não uma notícia e se é confiável. Ao buscar entender e problematizar o acesso à informação no ambiente digital por adolescentes e jovens, período da vida em que são criados hábitos de consumo de informações que estarão presentes pelo resto da vida adulta, pretende-se contribuir para a formação do cidadão. Assim, destaca-se a importância de pensar a produção de conteúdo jornalístico para a audiência jovem, considerando as características das plataformas que dão suporte para as redes sociais.

Objetivo Geral

Propor uma estrutura de vídeo curto que atenda às especificidades de redes sociais como o TikTok e às demandas da audiência jovem.

Justificativa

Iniciativas do jornalismo no TikTok amplificam para jovens e adolescentes conteúdos jornalísticos trabalhados nas diferentes editorias, não são assuntos escolhidos por editores com base em pesquisas de opinião, como acontecia nas revistas para adolescentes dos anos 80 e 90. São pautas debatidas amplamente. O diferencial está no formato, nas pessoas que apresentam a notícia e no esforço em tentar contextualizar a informação. Dificilmente vamos encontrar um jornalismo meramente declaratório nesse tipo de conteúdo. Se podemos observar mudanças estéticas e técnicas – no que se refere à distribuição -, também podemos observar cuidados que caracterizam o jornalismo, como a apuração, a transparência e a ética. Apesar de buscar inspiração no formato de influenciadores digitais que estão mais próximos de jovens e adolescentes, a essência da produção da informação é orientada pela práxis jornalística. Por outro lado, também podemos observar um grande investimento nas mídias sociais e na busca por engajamento, o que exige um melhor entendimento sobre as condições de acesso à internet da população adolescente e jovem. O cenário apresentado na Pesquisa TIC Kids Online Brasil de 2024 e no Digital News Report 2024 traz algumas balizas para pensarmos essa aproximação do jornalismo com as audiências mais jovens. Dentre essas balizas, observa-se que a aproximação do jornalismo de audiências mais jovens perpassa pelo uso de plataformas como TikTok, Instagram, YouTube, Whatsapp, dentre outros aplicativos. Também observa-se a necessidade de pensar uma interação mais efetiva com essa audiência.

Metodologia

A partir das pesquisas realizadas no projeto Jornalismo no TikTok e Audiência Jovem, em 2023 e 2024, propõem-se:
1) delimitar características de vídeos curtos jornalísticos para o TikTok;
2) identificar possibilidades de interação com a audiência jovem através dessa plataforma;
3) identificar as ferramentas do TikTok utilizadas por vídeos jornalísticos com grande alcance;
4) analisar a circulação de informações no TikTok e como a audiência jovem se apropria do conteúdo dos vídeos acessados;
5) propor critérios para a produção de conteúdos jornalísticos para o TikTok;
6) produzir conteúdos jornalísticos para o TikTok, tendo como premissa preceitos éticos e técnicos do jornalismo.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final do projeto, espera-se ter realizado:
1) Definir um formato de lauda para vídeos curtos do TikTok.
2) Sistematizar critérios para a produção de conteúdos jornalísticos para o TikTok.
4) Definir uma estrutura de vídeos curtos para o TikTok que atenda às especificidades de uma produção jornalística.
5) Produzir e publicar no TikTok 200 vídeos com conteúdo jornalístico voltado à audiência jovem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRINE TEIXEIRA GARCIA
DANIELA SIMOES ALVES
PEDRO BITTENCOURT DE OLIVEIRA
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE4

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