Nome do Projeto
Jornalismo no TikTok e Audiência Jovem II
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/02/2025 - 28/01/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Projeto de Ensino Jornalismo no TikTok e Audiência Jovem II tem como objetivo: propor uma estrutura de vídeo curto que atenda às especificidades de redes sociais como o TikTok e às demandas da audiência jovem. Entende-se que o jornalismo para audiências jovens é um debate que vai além do uso das mídias sociais pelas empresas de jornalismo, sendo necessário entender como esse jornalismo está sendo pensado e produzido. De acordo com a Pesquisa TIC Kids Online Brasil (COMITÊ GESTOR DA INTERNET, 2024), os jovens são o estrato da população que mais acessam a internet em uma escala mundial, também observa-se que o primeiro acesso de crianças e adolescentes inicia cada vez mais cedo. No Brasil, segundo dados coletados em 2023, 96% dos entrevistados entre 9 e 17 anos usaram internet todos os dias ou quase todos os dias, sendo que 83% relataram que acessaram a redes mais de uma vez por dia. No que se refere ao uso de plataformas e aplicativos, 78% dos entrevistados entre 9 e 17 anos declararam ter perfil no WhatsApp, 66% tem perfil no Instagram e 63% tem perfil no TikTok. No que se refere às habilidades informacionais, 64% dos adolescentes entre 15 e 17 anos declararam que sabem verificar se um site é confiável ou não, nesse ítem, ao observar os adolescentes entre 13 e 14 anos, a porcentagem baixa para 60%(COMITÊ GESTOR DA INTERNET, 2024). Essa tendência é mundial, pesquisa divulgada pelo órgão regulador de serviços de comunicação do Reino Unido (OFCOM, 2022) aponta que os adolescentes do Reino Unido acessam notícias através do Instagram, do TikTok e do Youtube e estão se afastando dos canais tradicionais de notícia. O Instagram é o mais acessado pelos entrevistados, mas o TikTok apresentou o maior aumento comparando com 2020. O Digital News Report 2024 (REUTERS INSTITUTE, 2024), aponta que plataformas de vídeo como o TikTok estão ganhando importância como fontes de notícias, principalmente entre os jovens, sendo que os vídeos curtos nas diferentes plataformas foram acessados por 66% dos entrevistados. O relatório da Reuters também destaca o crescimento do consumo de notícias online no Brasil, incluindo o acesso a organizações jornalísticas no TikTok, que já ultrapassou o acesso desse tipo de conteúdo no X (antigo Twitter). Entretanto, para os brasileiros, TikTok e X são consideradas as plataformas menos confiáveis, sendo que 24% dos usuários dessas plataformas destacam que é difícil afirmar se o conteúdo é ou não uma notícia e se é confiável. Ao buscar entender e problematizar o acesso à informação no ambiente digital por adolescentes e jovens, período da vida em que são criados hábitos de consumo de informações que estarão presentes pelo resto da vida adulta, pretende-se contribuir para a formação do cidadão. Assim, destaca-se a importância de pensar a produção de conteúdo jornalístico para a audiência jovem, considerando as características das plataformas que dão suporte para as redes sociais.
Objetivo Geral
Propor uma estrutura de vídeo curto que atenda às especificidades de redes sociais como o TikTok e às demandas da audiência jovem.