Nome do Projeto
Processos de transformação na convivência: emergencias no conversar sobre a docência e as tecnologias digitais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
12/03/2025 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Estamos em constante transformação na convivência, e quando estamos atentos às especificidades dos sujeitos com quem convivemos e aos contextos vividos, atualizamos nossas concepções. É por meio desse movimento que podemos contribuir para um conversar e pensar a formação docente na relação com as tecnologias digitais conhecidas e operadas por nós. Em um processo contínuo e recursivo (MATURANA, 2002), sobrevoamos os nossos domínios de atuação, a fim de refletirmos sobre os obstáculos para um ensinar sujeitos inseridos em culturas cada dia mais tecnológica, bem como nas atualizações necessárias à prática pedagógica frente às particularidades que surgem no processo formativo e que desafiam o fazer docente.
Objetivo Geral
Compreender como vivências no LAM relacionadas à docência e ao uso das tecnologias digitais em ações pedagógicas, transformam o fazer docente.
Justificativa
Desejamos promover a formação inicial, momento propício para um ensinar e um aprender em diferentes ciberespaços, possibilitando processos de transformação das práticas pedagógicas e do próprio viver em uma sociedade inserida na cibercultura. Sabemos que não existe um único recurso, nem uma única forma de operar as ferramentas tecnológicas, mas sim múltiplas possibilidades educativas.
Metodologia
Fundamentamos o projeto de pesquisa na Cartografia como método de pesquisa proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari e na teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. Como observadores implicados em nosso fazer compreendemos as observações, interpretações a partir dos domínios de atuação experienciados e habitados.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto acompanha os movimentos cartográficos a partir de um grupo de estudo que conversa, fomenta discussões e reflexões sobre os pressupostos teóricos, o pesquisar a docência e direcionam ao desenvolvimento de um curso de atualização sobre o vivenciar a docência e uso das tecnologias digitais em ações pedagógicas. O curso está organizado em quatro emergências constituídas dos nossos movimentos a saber: “Formação do professor, processos de iniciação à docência e tecnologia na formação do outro”, “Experiências no entremeio da escola e da universidade: em constante iniciação da docência”,“Experiências na pandemia e contribuição do LAM”, e “ O Fazer do LAM com a Escola”. O presente curso servirá de base para novas pesquisas, discussões, registros e produções de cartografias sobre o nosso viver a docência.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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DANIELLE BARTZ SODRE | |||
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA | 2 | ||
RAQUEL SILVEIRA DA SILVA | 10 | ||
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos | 3 |