Nome do Projeto
Libras para Ouvintes e Português para Surdos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2025 - 15/03/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
O presente grupo de extensão tem como objetivo ofertar aulas/oficinas/cursos/palestras/ de Libras para ouvintes e Língua Portuguesa para surdos. Devido à demanda de pessoas surdas nas universidade públicas do Brasil, faz-se necessário o aprendizado de Libras pelos ouvintes para uma compreensão direta com esse público. Por conta do crescente número de professores e alunos surdos em respeito à lei 10.436 conhecida como Lei de Libras e seu Decreto 5.626, a presença da Libras e das pessoas surdas nas universidades públicas estão cada vez maior. Tanto o público universitário quanto o público escolar vem se interessando pelo aprendizado da respectiva língua, porém há pouca oferta. Em contra partida, os surdos também se vem na necessidade de compreender a língua portuguesa na modalidade leitura e escrita de forma urgente, pois sua língua materna não é a a língua portuguesa aumentando as dificuldades e sendo importante o uso de metodologias apropriadas para o seu desenvolvimento. As aulas, oficinas, feiras serão focadas sempre em uma abordagem comunicativa, pois tanto a Libras quanto a língua portuguesa, nesse caso, estão na condição de uma segunda língua. Portanto, a metodologia utilizada será "abordagem comunicativa de língua estrangeira". O grupo terá como meta alcançar o maior público possível para o ensino de Libras para ouvintes e ensino de língua portuguesa para surdos não só atingindo os universitários, funcionários, professores, mas como também alunos em fase escolar. Será articulado tanto encontros presenciais quanto on-line para chegar o máximo de pessoas possíveis e contribuir com a inclusão dos surdos no país.
Objetivo Geral
Ofertar aulas/oficinas/cursos/palestras/ de Libras para ouvintes e Língua Portuguesa para surdos.
Justificativa
Devido à demanda pessoas surdas nas universidade públicas do Brasil, faz-se necessário o aprendizado de Libras pelos ouvintes para uma compreensão direta com esse público. Por conta do crescente número de professores e alunos surdos em respeito à lei 10.436 conhecida como Lei de Libras e seu Decreto 5.626, a presença da Libras e das pessoas surdas nas universidades públicas estão cada vez maior. Tanto o público universitário quanto o público escolar vem se interessando pelo aprendizado da respectiva língua, porém há pouca oferta. Em contra partida, os surdos também se vem na necessidade de compreender a língua portuguesa na modalidade leitura e escrita de forma urgente, pois sua língua materna não é a a língua portuguesa aumentando as dificuldades e sendo utilizadas metodologias apropriadas para o seu desenvolvimento.
Metodologia
As aulas, oficinas, feiras serão focadas sempre em uma abordagem comunicativa, pois tanto a Libras quanto a língua portuguesa, nesse caso, estão na condição de uma segunda língua. Portanto, a metodologia utilizada será "abordagem comunicativa de língua estrangeira".
Indicadores, Metas e Resultados
O grupo terá como meta alcançar o maior público possível para o ensino de Libras para ouvintes e ensino de língua portuguesa para surdos não só atingindo os universitários, funcionários, professores, mas como também alunos em fase escolar. Será articulado tanto encontros presenciais quanto on-line para chegar o máximo de pessoas possíveis.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Flávia da Silva Schaun | |||
LUCAS SUPERTI DA SILVA | |||
Luciana Pereira Barcelos | |||
Rogers Rocha | 2 | ||
Roseane Barbosa Duarte |