Nome do Projeto
Libras para Ouvintes e Português para Surdos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2025 - 15/03/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
O presente grupo de extensão tem como objetivo ofertar aulas/oficinas/cursos/palestras/ de Libras para ouvintes e Língua Portuguesa para surdos. Devido à demanda de pessoas surdas nas universidade públicas do Brasil, faz-se necessário o aprendizado de Libras pelos ouvintes para uma compreensão direta com esse público. Por conta do crescente número de professores e alunos surdos em respeito à lei 10.436 conhecida como Lei de Libras e seu Decreto 5.626, a presença da Libras e das pessoas surdas nas universidades públicas estão cada vez maior. Tanto o público universitário quanto o público escolar vem se interessando pelo aprendizado da respectiva língua, porém há pouca oferta. Em contra partida, os surdos também se vem na necessidade de compreender a língua portuguesa na modalidade leitura e escrita de forma urgente, pois sua língua materna não é a a língua portuguesa aumentando as dificuldades e sendo importante o uso de metodologias apropriadas para o seu desenvolvimento. As aulas, oficinas, feiras serão focadas sempre em uma abordagem comunicativa, pois tanto a Libras quanto a língua portuguesa, nesse caso, estão na condição de uma segunda língua. Portanto, a metodologia utilizada será "abordagem comunicativa de língua estrangeira". O grupo terá como meta alcançar o maior público possível para o ensino de Libras para ouvintes e ensino de língua portuguesa para surdos não só atingindo os universitários, funcionários, professores, mas como também alunos em fase escolar. Será articulado tanto encontros presenciais quanto on-line para chegar o máximo de pessoas possíveis e contribuir com a inclusão dos surdos no país.

Objetivo Geral

Ofertar aulas/oficinas/cursos/palestras/ de Libras para ouvintes e Língua Portuguesa para surdos.

Justificativa

Devido à demanda pessoas surdas nas universidade públicas do Brasil, faz-se necessário o aprendizado de Libras pelos ouvintes para uma compreensão direta com esse público. Por conta do crescente número de professores e alunos surdos em respeito à lei 10.436 conhecida como Lei de Libras e seu Decreto 5.626, a presença da Libras e das pessoas surdas nas universidades públicas estão cada vez maior. Tanto o público universitário quanto o público escolar vem se interessando pelo aprendizado da respectiva língua, porém há pouca oferta. Em contra partida, os surdos também se vem na necessidade de compreender a língua portuguesa na modalidade leitura e escrita de forma urgente, pois sua língua materna não é a a língua portuguesa aumentando as dificuldades e sendo utilizadas metodologias apropriadas para o seu desenvolvimento.

Metodologia

As aulas, oficinas, feiras serão focadas sempre em uma abordagem comunicativa, pois tanto a Libras quanto a língua portuguesa, nesse caso, estão na condição de uma segunda língua. Portanto, a metodologia utilizada será "abordagem comunicativa de língua estrangeira".

Indicadores, Metas e Resultados

O grupo terá como meta alcançar o maior público possível para o ensino de Libras para ouvintes e ensino de língua portuguesa para surdos não só atingindo os universitários, funcionários, professores, mas como também alunos em fase escolar. Será articulado tanto encontros presenciais quanto on-line para chegar o máximo de pessoas possíveis.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Flávia da Silva Schaun
LUCAS SUPERTI DA SILVA
Luciana Pereira Barcelos
Rogers Rocha2
Roseane Barbosa Duarte

Página gerada em 30/03/2025 21:52:24 (consulta levou 0.119945s)