Nome do Projeto
Associação da presença de canais laterais com repercussões periodontais utilizando tomografia computadoriza de feixe cônicode alta resolução
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
14/02/2025 - 27/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A anatomia interna dos canais radiculares tem sido um desafio para a endodontia, especialmente com as limitações das técnicas radiográficas bidimensionais. A introdução da tomografia computadorizada cone beam (TCCB) de alta resolução revolucionou o diagnóstico e o planejamento de tratamentos, permitindo uma melhor visualização de casos complexos, como canais em C e dentes com canais adicionais. A presença de canais acessórios ou laterais, que se ramificam do canal principal, representa um desafio significativo durante o preparo do conduto radicular, dificultando a limpeza e a modelagem devido à sua geometria tridimensional. Essa complexidade pode contribuir para o insucesso endodôntico, uma vez que a permanência de bactérias no interior dos canais pode ter repercussões no periodonto. Estudos indicam que dentes com canais não tratados têm até 6,25 vezes mais chances de desenvolver periodontite apical. Apesar do crescente debate na literatura sobre o impacto das ramificações laterais nos resultados endodônticos, existem poucas evidências que avaliem sua relação com impactos periodontais. Assim, o objetivo deste estudo é utilizar exames de TCCB de alta resolução para investigar a anatomia interna de dentes com canais laterais, analisando suas repercussões periodontais e a posição dessas ramificações para compreender melhor seu papel nos desfechos endodônticos. Serão acessados exames de TCCB de um banco de dados com aproximadamente 2500 TCCB de alta resolução. Através de um mecanismo de busca, serão selecionados exames de TCCB de pacientes onde observou-se presença de canais laterais e todos esses exames serão incluídos para análise e coleta de dados. Serão coletados os seguintes dados: dente onde há canal lateral; em casos de dentes multirradiculares, canal onde se encontra a ramificação lateral; localização do canal lateral (terço cervical, médio ou apical do canal radicular); posição do canal lateral (face). Também será realizada a avaliação do grau de curvatura do canal lateral em relação ao canal principal. Além disso, serão coletados dados quanto a periodontite apical (associada ao canal lateral ou não), presença de obturação e/ou perfurações. Os dados serão tabulados em uma planilha em Excel. Será realizada estatística descritiva dos dados obtidos.

Objetivo Geral

Avaliar a presença de canais laterais utilizando tomografia computadorizada cone beam de alta resolução e sua relação com repercussões periodontais.

Justificativa

A anatomia dos canais radiculares é notoriamente complexa e muitas vezes imprevisível. A identificação e compreensão das variações anatômicas são fundamentais para o sucesso dos tratamentos endodônticos. A TCCB proporciona uma visualização tridimensional que supera as limitações das técnicas radiográficas bidimensionais, permitindo uma avaliação mais precisa da anatomia interna. O entendimento da microanatomia e suas repercussões nos desfechos do tratamento endodôntico é de grande importância para a prática da endodontia, pois busca elucidar questões cruciais relacionadas à anatomia interna dos canais radiculares, especialmente no que diz respeito à presença de canais laterais e seu impacto no insucesso endodôntico.

Metodologia

Aspectos éticos

O presente projeto de pesquisa será submetido para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas. Será acessado um banco de dados de exames de TCCB de alta resolução de uma clínica privada de Radiologia Odontológica da cidade de Pelotas/RS. Os pacientes tiveram os exames realizados de acordo com as indicações clínicas não relacionadas ao estudo. Nenhuma modificação na aquisição dos exames foi realizada para atender o estudo. Os dados serão coletados por um dos pesquisadores (L.P.C.). Não serão feitos contatos com os pacientes para coleta de dados, sendo assim, será solicitado ao CEP a dispensa do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para uso destes exames (Apêndice A).
Este trabalho não trará riscos aos participantes no que se refere ao atendimento propriamente dito, uma vez que se trata de um estudo observacional, com coleta de dados de exames de TCCB. Os riscos referem-se à possibilidade de quebra de sigilo dos dados e serão minimizados pela codificação da identificação dos mesmos durante a coleta e análise de dados e pelo comprometimento dos pesquisadores em divulgar os dados de forma anônima. O participante poderá beneficiar-se indiretamente, uma vez que o estudo poderá trazer informações relacionados a anatomia interna de dentes onde exista canais laterais. Não haverá benefícios diretos para os pacientes.

Delineamento do estudo

por tratar-se de um estudo observacional transversal, este trabalho de pesquisa será desenvolvido e reportado de acordo com as recomendações estabelecidas no STROBE (Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology) (VON ELM E. et al.; 2008).

Seleção dos casos

Serão acessados exames de TCCB de um banco de dados com aproximadamente 2500 TCCB de alta resolução do período de janeiro de 2023 a dezembro de 2024. Todos os exames foram realizados com o mesmo tomógrafo (Eagle Edge 0.2 FS) com um FOV reduzido (5x5 cm) e um voxel de 0.075 mm. Através de um mecanismo de busca, serão localizados e selecionados os exames de TCCB de pacientes onde observou-se presença de canais laterais e todos esses exames serão incluídos para análise e coleta de dados. Estima-se que o número de casos incluídos será de aproximadamente 80 pacientes. Com base nisso, a amostra pode ser considerada finita. Portanto, será realizado um censo das informações de interesse disponíveis para o estudo, dispensando a realização de cálculo amostral.


Avaliação dos Casos

Todas as avaliações serão realizadas por um único pesquisador que será calibrado pelo Coeficiente de Concordância Kappa com índice superior a 0,8. Será utilizado o volume tomográfico em formato DICOM. A análise será feita através do software OnDemand 3D (Cybermed, Daejeon, Coreia). A análise será realizada através da navegação dinâmica por todo o volume tomográfico, com os ajustes necessários feitos nos 3 planos (axial, sagital e coronal) e com regulação de contraste e brilho para melhor visualização da imagem. O pesquisador irá coletar os seguintes dados: dente onde há canal lateral; em casos de dentes multirradiculares, canal onde se encontra a ramificação lateral; localização do canal lateral (terço cervical, médio ou apical do canal radicular); posição do canal lateral (face). Também será realizada a avaliação do grau de curvatura do canal lateral em relação ao canal principal através de uma ferramenta de medida de ângulo do software.
Além disso, serão coletados dados quanto a periodontite apical (associada ao canal lateral ou não), presença de obturação e/ou perfurações.
Os dados coletados durante a pesquisa serão armazenados em notebook do pesquisador responsável, com acesso restrito e protegido por senha. Os dados serão mantidos armazenados por um período de 5 anos após o término da pesquisa, conforme recomendado pelas diretrizes de boas práticas em pesquisa. Após esse período, os dados serão devidamente descartados de acordo com as normas de segurança da informação, garantindo a privacidade e confidencialidade dos participantes.

Análise estatística

Os dados serão tabulados em uma planilha em Excel. Será realizada estatística descritiva dos dados obtidos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se caracterizar a anatomia de dentes com necessidade de Endodontia, principalmente quanto aos canais laterais. Ainda, espera-se relacionar a presença desses canais à reabsorções ósseas e insucessos endodônticos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUCAS PINTO CARPENA
NADIA DE SOUZA FERREIRA3

Página gerada em 30/03/2025 21:52:26 (consulta levou 0.092760s)