Nome do Projeto
Desinformação, deep fake e golpe
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/02/2025 - 31/01/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Projeto de Ensino Oficinas sobre Desinformação, deep fake e golpe tem como objetivo: Promover o debate e a análise de informações e desinformações que circulam nas redes sociais, a fim de investir em uma leitura crítica e reflexiva da circulação conteúdos desinformativos e que visam golpes no ecossistema comunicacional da internet. As oficinas serão realizadas com discentes da Universidade Federal de Pelotas, buscando instrumentalizar os estudantes da UFPEL a identificarem conteúdos desinformativos para não serem enganados por deep fakes e golpes. Considerando-se o cenário de desinformação, que é preocupante, torna-se importante instruir o público sobre a circulação de (des)informação nos ambientes digitais e sobre como identificar a veracidade de informações que são expostas nas redes sociais. Para tanto, trabalha-se com o método da pesquisa-ação, que é uma estratégia para professores e pesquisadores que visam desenvolver e aprimorar o seu modo de ensino, promovendo a autorreflexão com base na análise de casos em que ferramentas, como deep fake, foram usadas para manipular vídeos, imagens e sons com o propósito de desinformação ou golpe. A exposição dos casos parte de exemplos que envolvem o jornalismo, celebridades, grandes empresas e até jogos de azar, destacando como essas práticas podem enganar o público em benefício próprio de golpistas. Para tanto, serão organizadas oficinas com dois encontros com foco em como identificar, reagir e combater esse tipo de manipulação, seja nas redes sociais ou no cotidiano de suas vidas.
Objetivo Geral
Promover o debate e a análise de informações e desinformações que circulam nas redes sociais, a fim de investir em uma leitura crítica e reflexiva da circulação conteúdos desinformativos e que visam golpes no ecossistema comunicacional da internet.
Justificativa
A realização deste trabalho é relevante para a sociedade. Considerando a incidência de fraudes e golpes denunciados pelo jornalismo ultimamente, instrumentalizar a comunidade acadêmica para identificar os perigos desse tipo de conteúdo acessado em redes sociais e aplicativos de troca de mensagens ajuda a diminuir o impacto desse tipo de atividade ilícita na vida das pessoas. Entende-se que para a formação ser mais efetiva, é importante trazer temas e exemplos atuais, o que envolve a pesquisa de casos denunciados pela imprensa e de situações que atingiram pessoas próximas. Para tanto, investe-se na identificação e na pontuação das características que compõem informações falsas e modificadas artificialmente. Também é importante exemplificar as razões das quais transformam esses fenômenos em ferramentas tão potencialmente nocivas à sociedade. Com isso, busca-se instruir para que as pessoas questionem as tentativas de golpes e fraudes.
Metodologia
1) Conceituar desinformação e os tipos de conteúdo desinformativo que circulam no ecossistema comunicacional da internet.
2) Conceituar e identificar manipulação de imagens e vídeos digitais e a produção de deep fake com o objetivo de golpe.
3) Mapear casos de deep fake com objetivo de golpa para usar como exemplos nas oficinas.
4) Divulgar agências de checagem de fatos e veículos jornalísticos que trabalham com a identificação e a denúncia de golpes no ecossistema comunicacional da internet.
5) Produzir conteúdos jornalísticos para as redes sociais ajudando a denunciar fraudes e golpes que circulam na Internet.
6) Reuniões quinzenais, para debater os conteúdos e conceitos pesquisados e definição das atividades dos envolvidos.
2) Conceituar e identificar manipulação de imagens e vídeos digitais e a produção de deep fake com o objetivo de golpe.
3) Mapear casos de deep fake com objetivo de golpa para usar como exemplos nas oficinas.
4) Divulgar agências de checagem de fatos e veículos jornalísticos que trabalham com a identificação e a denúncia de golpes no ecossistema comunicacional da internet.
5) Produzir conteúdos jornalísticos para as redes sociais ajudando a denunciar fraudes e golpes que circulam na Internet.
6) Reuniões quinzenais, para debater os conteúdos e conceitos pesquisados e definição das atividades dos envolvidos.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao final do projeto, espera-se ter realizado:
1) Oito edições da oficina para alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas.
2) Orientar cerca de 80 discentes da Universidade Federal de Pelotas para identificar desinformação, deep fakes e golpes.
3) Produzir e publicar no TikTok 36 vídeos com conteúdo jornalístico voltado à audiência jovem.
1) Oito edições da oficina para alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas.
2) Orientar cerca de 80 discentes da Universidade Federal de Pelotas para identificar desinformação, deep fakes e golpes.
3) Produzir e publicar no TikTok 36 vídeos com conteúdo jornalístico voltado à audiência jovem.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DANIELA SIMOES ALVES | |||
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE | 2 |