Nome do Projeto
Produção de revisões sistemáticas e metanálises em Ginecologia e Obstetrícia
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
10/03/2025 - 01/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Este projeto visa capacitar os alunos da Faculdade de Medicina da UFPel na produção de artigos científicos, focando em revisões sistemáticas e metanálises, com o objetivo de ampliar a produção científica na instituição. A metodologia envolverá a organização dos alunos em grupos, conforme afinidade por temas clínicos, com aulas teóricas sobre metodologia científica e orientações contínuas, presenciais e on-line, para a redação dos artigos e o uso de ferramentas de busca de artigos científicos. Os principais objetivos são proporcionar vivência em pesquisa científica, ensinar a elaboração de revisões sistemáticas, e incentivar a publicação em eventos e revistas científicas, visando integrar o conhecimento científico à prática clínica e fortalecer a cultura acadêmica da UFPel.

Objetivo Geral

Desenvolver uma metodologia estruturada para a produção de
revisões sistemáticas e metanálises em Ginecologia e Obstetrícia, visando
aprimorar a prática baseada em evidências e a tomada de decisão clínica.

Justificativa

O projeto em questão visa proporcionar aos alunos uma vivência prática em pesquisa
científica, o que é fundamental para aprimorar a formação médica e a prática clínica. A
epidemiologia clínica, enquanto ciência que aplica métodos científicos rigorosos para fazer
predições sobre o cuidado de pacientes individuais, é um alicerce essencial para a tomada de
decisões na prática médica. Ela ajuda a guiar os clínicos a escolherem intervenções diagnósticas
e terapêuticas com base em evidências confiáveis, diminuindo os riscos de erros e garantindo
melhores resultados para os pacientes. Em um cenário como o da Faculdade de Medicina da
UFPel, em que a produção científica ainda é modesta, a iniciativa de incentivar os alunos a
desenvolverem habilidades em pesquisas, especialmente revisões sistemáticas e metanálises, é
uma oportunidade crucial para integrar o conhecimento científico à prática clínica cotidiana.
A compreensão da epidemiologia clínica e a aplicação de suas ferramentas não só
aprimoram a capacidade de fazer predições precisas sobre a saúde do paciente, mas também
ajudam a fortalecer a base científica sobre a qual os clínicos podem confiar para tomar
decisões bem-informadas. Além disso, ao envolver os alunos na elaboração e publicação de
artigos científicos, o projeto contribui para a construção de uma cultura acadêmica mais sólida
e voltada à evidência, o que é fundamental para o desenvolvimento da medicina baseada em
evidências. Dessa forma, a abordagem proposta neste projeto é não apenas um passo
importante para a formação acadêmica dos alunos, mas também uma forma de promover a
qualidade e a segurança no cuidado aos pacientes, reforçando a importância do conhecimento
científico na prática clínica diária.

Metodologia

Os alunos participantes serão organizados em grupos de acordo
com sua afinidade por temas de pesquisa de relevância clínica atual, definidos
com o auxílio da professora orientadora. O desenvolvimento do trabalho
seguirá um cronograma pré-estabelecido, que incluirá aulas teóricas sobre
metodologia científica e outros aspectos fundamentais para a pesquisa. Além
disso, serão realizadas orientações presenciais e on-line para discutir a redação
dos textos, a seleção e uso de referências, as ferramentas de busca de artigos
científicos e as possibilidades de publicação em revistas científicas e eventos
médicos.

Indicadores, Metas e Resultados

▪ Ensinar os alunos as etapas essenciais para a elaboração de revisões
sistemáticas e metanálises, com foco na metodologia científica e na
produção de artigos científicos.
▪ Orientar sobre o processo de busca e seleção de artigos científicos
relevantes, utilizando bases de dados adequadas à área de Ginecologia
e Obstetrícia.
▪ Desenvolver habilidades de redação científica, abordando a estrutura
de artigos e a citação adequada de fontes e referências.
▪ Proporcionar aos alunos a experiência de submeter e apresentar
trabalhos em revistas científicas e eventos médicos, ampliando a
interação com a produção acadêmica.
▪ Incentivar a colaboração em grupo e o desenvolvimento de
competências relacionadas à pesquisa científica, promovendo uma
compreensão prática do processo de produção e publicação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE CHRIST DA COSTA
ALICE DE MENEZES FARIAS
ANA CLARA ROHLING
ANNA KAROLINA RIBEIRO DA ROSA
ANNA VICTORIA CAPELATO SPADACCIA
BEATRIS PINHEIRO DA SILVA
BEATRIZ ODLOAK DE GOIS
CELENE MARIA LONGO DA SILVA12
CLEANTO FURTADO BEZERRA
FERNANDA OBELAR PORTO
Fernando Cardoso Ribeiro
GUILHERME SARI SOUZA MARQUES
Giulia Amaral de Lima
HELENA ALMEIDA SILVA
ISABELA DIEGUES VAZ MAROSTICA
JULIA ALMEIDA BRUM MEDEIROS
Joana Vitória Cassol
Juliana Jorge Ferreira
Kellen Crizel da Rocha
LARISSA RODRIGUES OLIVEIRA
LAURA BEATRIZ DE SOUZA CAMPOS
LAURA MESQUITA ROSSO
LAURA MICHELON
LAUREN FERREIRA COELHO PEREIRA
LORENA PAULA SCHUFER
LUANA GONCALVES FERREIRA
LUCIANE CAVALHEIRO DE SOUZA
MARIA ANTONIA ZEM ROTAVA
MARIA EDUARDA CAPRINI NEGRAO DE LIMA
MARIA EDUARDA MINERVINO ELIAS
MARIANA DA SILVA MIMBACAS
NATA TAVARES FAGUNDES
NATHAN BEIERSDORF PETER
Pietra Lourenço Giron
Roberto Borges Junior
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA8
SAMIRA MARTINES
THIAGO DOS REIS LIMAO
VICTOR DOS SANTOS DA SILVA

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