Nome do Projeto
Divulgação Científica das COORTES de Nascimento de Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/03/2025 - 31/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Saúde
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O presente projeto tem como objetivo promover a divulgação científica das pesquisas realizadas com base nas Coortes de Nascimento de Pelotas, investindo em uma produção de conteúdos que envolva estudantes de jornalismo e pesquisadores e participantes da Coorte Pelotas. Coortes de nascimentos fornecem dados sobre exposições e desfechos ao longo da vida dos indivíduos, coletados de maneira relativamente próxima a sua ocorrência. Esses estudos possibilitam compreender o papel dos precursores precoces e contemporâneos das condições de saúde, nutrição, violência e equidade, contribuindo com informações que subsidiem políticas públicas. Em Pelotas, a Coorte de Nascimento é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas. São quatro coortes já existentes no município, iniciadas nos anos de 1982, 1993, 2004 e 2015, e está prevista uma quinta coorte com início em 2026. Destaca-se que a coorte 2004 acompanha 4.231 pessoas, que atualmente estão com 20-21 anos, além das mães, que participam ativamente. A coorte 2015 acompanha 4.275 crianças, que hoje estão com 9-10 anos, mais as suas mães ou responsáveis. Considerando o número de pessoas que integram as Coortes de Nascimento de Pelotas e os dados coletados nesse processo, entende-se ser importante informar a comunidade sobre a proposta metodológica da pesquisa, os resultados encontrados e os impactos desses resultados nas políticas públicas. Para tando, investe-se na divulgação científica, tendo como subsídio os pressupostos do jornalismo científico. De acordo com Bueno (2010), o jornalismo científico opera com a divulgação científica e tecnológica, ampliando o acesso a informações que geralmente estão restritas à comunidade científica. Considerando o cenário de desinformação científica e a possibilidade de alcance presente nas redes sociais, o projeto mostra-se importante para a democratização das informações sobre as Coortes para o público leigo, orientando acerca de dúvidas da comunidade.
Objetivo Geral
Promover a divulgação científica das pesquisas realizadas com base nas Coortes de Nascimento de Pelotas, investindo em uma produção de conteúdos que envolva estudantes de jornalismo e pesquisadores e participantes da Coorte Pelotas.
Justificativa
Considerando o cenário de desinformação científica e a possibilidade de alcance presente nas redes sociais, o projeto é de extrema importância para a democratização das pesquisas sobre as Coortes de Nascimento para o público leigo. Entende-se que ao promover a divulgação científica das Coortes de Nascimento de Pelotas possibilita-se uma melhor compreensão sobre o impacto dessas pesquisas na comunidade. O projeto atenta para informações e curiosidades sobre as pesquisas desenvolvidas com base nos dados coletados em Pelotas, o que destaca a relevância desse tipo de iniciativa para a região e a importância de responder dúvidas identificadas entre os participantes da Coorte. Com isso, as informações apuradas, que muitas vezes ficam restritas ao meio universitário, podem ser acessadas pelo público leigo em redes sociais como TikTok e Instagram e em programas de rádio. A partir disso, investe-se na democratização da informação científica e na produção de conteúdo em conjunto com os participantes da Coorte, buscando diferentes caminhos para interagir com o público leigo. Assim, investe-se em informações científicas mais acessíveis para a população geral, auxiliando no pensamento crítico da sociedade.
Metodologia
Reunião semanal com os integrantes do projeto para planejar as pautas dos conteúdos.
Pesquisa sobre temáticas analisadas pelos pesquisadores das Coortes, com ênfase para: gênero e desigualdade em acesso à saúde, vacinação, alimentação, insegurança alimentar e ultraprocessados.
Entrevistas com pesquisadores das Coortes de Pelotas.
Encontros com participantes das Coortes de Nascimento de Pelotas para entrevistas e produção de conteúdos.
Produção de vídeos curtos para serem publicados em mídias sociais como Instagram, TikTok e Youtube
Produção de um programa de rádio para ser transmitido pela Rádio Federal FM 107,9 e plataformas online.
Atividades presenciais em Escolas de Educação Básica, com a faixa etária da Coorte 2015, para explicar os conhecimentos construídos a partir do estudo e produzir material com as crianças para serem publicados nos perfis do projeto.
Pesquisa sobre temáticas analisadas pelos pesquisadores das Coortes, com ênfase para: gênero e desigualdade em acesso à saúde, vacinação, alimentação, insegurança alimentar e ultraprocessados.
Entrevistas com pesquisadores das Coortes de Pelotas.
Encontros com participantes das Coortes de Nascimento de Pelotas para entrevistas e produção de conteúdos.
Produção de vídeos curtos para serem publicados em mídias sociais como Instagram, TikTok e Youtube
Produção de um programa de rádio para ser transmitido pela Rádio Federal FM 107,9 e plataformas online.
Atividades presenciais em Escolas de Educação Básica, com a faixa etária da Coorte 2015, para explicar os conhecimentos construídos a partir do estudo e produzir material com as crianças para serem publicados nos perfis do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao final do projeto espera-se ter realizado:
- três vídeos curtos por semana para serem publicados em mídias sociais como Instagram, TikTok e Youtube;
- um programa de rádio de 20 minutos por mês para ser transmitido pela Rádio Federal FM 107,9 e plataformas online.
- realizar atividades presenciais em Escolas de Educação Básica, com a faixa etária da Coorte 2015, para explicar os conhecimentos construídos a partir do estudo e produzir material com as crianças para serem publicados nos perfis do projeto.
- participar do projeto Ruas de Lazer com oficinas voltadas para a comunidade;
- realizar oito entrevistas por ano com pesquisadores que integram a comunidade científica das Coortes de Nascimento de Pelotas para produzir os vídeos curtos e os programas de rádio;
- realizar oito entrevistas por ano com participantes das diferentes Coortes de Nascimento de Pelotas para produzir os vídeos curtos e os programas de rádio;
- produzir um conteúdo por mês com participantes das diferentes Coortes de Nascimento de Pelotas para publicar nos perfis das mídias sociais do projeto.
- três vídeos curtos por semana para serem publicados em mídias sociais como Instagram, TikTok e Youtube;
- um programa de rádio de 20 minutos por mês para ser transmitido pela Rádio Federal FM 107,9 e plataformas online.
- realizar atividades presenciais em Escolas de Educação Básica, com a faixa etária da Coorte 2015, para explicar os conhecimentos construídos a partir do estudo e produzir material com as crianças para serem publicados nos perfis do projeto.
- participar do projeto Ruas de Lazer com oficinas voltadas para a comunidade;
- realizar oito entrevistas por ano com pesquisadores que integram a comunidade científica das Coortes de Nascimento de Pelotas para produzir os vídeos curtos e os programas de rádio;
- realizar oito entrevistas por ano com participantes das diferentes Coortes de Nascimento de Pelotas para produzir os vídeos curtos e os programas de rádio;
- produzir um conteúdo por mês com participantes das diferentes Coortes de Nascimento de Pelotas para publicar nos perfis das mídias sociais do projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
LORENZO GOULART BONONE | |||
RIDLEY MADRID DA SILVA | |||
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE | 4 |