Nome do Projeto
Futsal Feminino
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/04/2025 - 20/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O presente projeto será realizado nas dependências do ginásio da ESEF/UFPel, com dois encontros semanais, destinados a alunas, funcionárias e à comunidade em geral. As atividades incluirão treinamentos técnicos e táticos, visando a prática recreativa de futsal. As aulas serão ministradas por alunos e alunas da ESEF/UFPel, tanto do curso de Licenciatura quanto do Bacharelado, sempre sob a supervisão da professora coordenadora. Semanalmente, serão realizadas reuniões para o planejamento e avaliação do trabalho. Antes do início da parte prática do projeto, haverá uma fase de formação dos acadêmicos, na qual a coordenadora abordará a metodologia que será adotada nas aulas. Os convites para participação no projeto serão divulgados na comunidade em geral por meio eletrônico e entrega de folders.
Objetivo Geral
O objetivo do projeto de extensão de futsal feminino recreativo é promover a prática esportiva entre alunas, funcionárias e a comunidade em geral, oferecendo um ambiente inclusivo e acessível onde todas possam se beneficiar dos aspectos físicos, sociais e emocionais do esporte. As atividades são planejadas para desenvolver habilidades técnicas e táticas no futsal, além de incentivar a convivência social e o bem-estar das participantes.
Justificativa
A prática do futsal feminino recreativo apresenta inúmeros benefícios para as participantes, tanto no âmbito físico quanto no social e emocional. No contexto da ESEF/UFPel, este projeto se justifica pela necessidade de oferecer oportunidades de atividade física inclusiva e acessível para alunas, funcionárias e a comunidade em geral. Através desta iniciativa, espera-se fomentar a prática esportiva regular, promovendo a saúde e o bem-estar das participantes.
Além disso, o projeto visa a criação de um ambiente acolhedor e colaborativo, onde as participantes possam desenvolver habilidades técnicas e táticas de futsal, bem como fortalecer laços sociais e promover a integração comunitária. A atuação dos alunos(as) dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da ESEF/UFPel como instrutores contribui para a formação prática dos acadêmicos, proporcionando-lhes experiência em planejamento e condução de atividades esportivas, sempre sob a supervisão de uma professora coordenadora.
A justificativa para este projeto também inclui a disseminação de valores como cooperação, respeito e trabalho em equipe, fundamentais para o desenvolvimento integral das participantes. Assim, este projeto de extensão pretende não apenas beneficiar diretamente as envolvidas, mas também contribuir para a valorização do esporte e da educação física na comunidade.
Além disso, o projeto visa a criação de um ambiente acolhedor e colaborativo, onde as participantes possam desenvolver habilidades técnicas e táticas de futsal, bem como fortalecer laços sociais e promover a integração comunitária. A atuação dos alunos(as) dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da ESEF/UFPel como instrutores contribui para a formação prática dos acadêmicos, proporcionando-lhes experiência em planejamento e condução de atividades esportivas, sempre sob a supervisão de uma professora coordenadora.
A justificativa para este projeto também inclui a disseminação de valores como cooperação, respeito e trabalho em equipe, fundamentais para o desenvolvimento integral das participantes. Assim, este projeto de extensão pretende não apenas beneficiar diretamente as envolvidas, mas também contribuir para a valorização do esporte e da educação física na comunidade.
Metodologia
O presente projeto será realizado nas dependências do ginásio da ESEF/UFPel, com dois encontros semanais, destinados a alunas e funcionárias bem como da comunidade em geral, com atividades técnicas e táticas, visando a prática recreativa da modalidade futsal. As aulas serão ministradas pelos alunos (as) da ESEF/UFPel, tanto do curso de Licenciatura como do Bacharelado, sempre sob a supervisão da professora coordenadora. Semanalmente serão realizadas reuniões para o planejamento e avaliação do trabalho. Antes do início da parte prática do projeto, haverá a fase de formação dos acadêmicos, no qual a coordenadora irá abordar a metodologia que será adotada nas aulas. Os convites para participação no projeto serão divulgados na comunidade em geral por meio eletrônico e entrega de folders.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
Participação: Número de alunas, funcionárias e membros da comunidade inscritos no projeto.
Frequência: Taxa de presença média nos encontros semanais.
Engajamento: Nível de participação ativa nas atividades técnicas e táticas.
Satisfação: Feedback das participantes através de questionários e entrevistas.
Desempenho Acadêmico: Qualidade do planejamento e condução das aulas pelos alunos(as) da ESEF/UFPel.
Metas:
Inscrição: Inscrever pelo menos 50 participantes no projeto ao longo do semestre.
Presença: Alcançar uma taxa de presença média de 80% ou mais nos encontros semanais.
Engajamento: Garantir que pelo menos 70% das participantes demonstrem alta participação nas atividades propostas.
Satisfação: Obter uma pontuação média de satisfação de 4 ou mais (em uma escala de 1 a 5) nas avaliações feitas pelas participantes.
Desempenho Acadêmico: Assegurar que todos os alunos(as) instrutores(as) alcancem uma avaliação positiva da coordenadora.
Resultados Esperados:
Participação e Inclusão: Aumento do número de mulheres participando de atividades esportivas na comunidade.
Saúde e Bem-Estar: Melhoria na saúde física e emocional das participantes, evidenciada pelo feedback das mesmas.
Formação Acadêmica: Desenvolvimento das habilidades pedagógicas e de liderança dos alunos(as) da ESEF/UFPel.
Socialização: Fortalecimento das relações sociais entre alunas, funcionárias e membros da comunidade.
Reconhecimento: Divulgação positiva da ESEF/UFPel como promotora de iniciativas de extensão comunitária.
Participação: Número de alunas, funcionárias e membros da comunidade inscritos no projeto.
Frequência: Taxa de presença média nos encontros semanais.
Engajamento: Nível de participação ativa nas atividades técnicas e táticas.
Satisfação: Feedback das participantes através de questionários e entrevistas.
Desempenho Acadêmico: Qualidade do planejamento e condução das aulas pelos alunos(as) da ESEF/UFPel.
Metas:
Inscrição: Inscrever pelo menos 50 participantes no projeto ao longo do semestre.
Presença: Alcançar uma taxa de presença média de 80% ou mais nos encontros semanais.
Engajamento: Garantir que pelo menos 70% das participantes demonstrem alta participação nas atividades propostas.
Satisfação: Obter uma pontuação média de satisfação de 4 ou mais (em uma escala de 1 a 5) nas avaliações feitas pelas participantes.
Desempenho Acadêmico: Assegurar que todos os alunos(as) instrutores(as) alcancem uma avaliação positiva da coordenadora.
Resultados Esperados:
Participação e Inclusão: Aumento do número de mulheres participando de atividades esportivas na comunidade.
Saúde e Bem-Estar: Melhoria na saúde física e emocional das participantes, evidenciada pelo feedback das mesmas.
Formação Acadêmica: Desenvolvimento das habilidades pedagógicas e de liderança dos alunos(as) da ESEF/UFPel.
Socialização: Fortalecimento das relações sociais entre alunas, funcionárias e membros da comunidade.
Reconhecimento: Divulgação positiva da ESEF/UFPel como promotora de iniciativas de extensão comunitária.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE CARMINATTI SCUSSIATTO | |||
JULIA FERREIRA PASSOS | |||
LUCAS ESTEVES DOS SANTOS | |||
ROBERT SCHEIDT RICKES SCHROEDER | |||
SAMUEL ARAUJO FARIAS | |||
SILVIA TEIXEIRA DE PINHO | 28 | ||
WENDELL VALERIO MARTINS |