Nome do Projeto
Atelier de Geopoética
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/10/2017 - 16/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
A Geopoética é uma perspectiva de criação artística surgida no final do século XX. Seu principal teórico é Kenneth White, um poeta e professor universitário escocês instalado na França. Segundo o site de White, a Geopoética "tem por objetivo restabelecer e enriquecer a relação Homem-Terra, há muito tempo rompida, com consequências sobre os planos ecológico, psicológico e intelectual". Assim, através do olhar geopoético, é proposto um aprofundamento da relação com o mundo, mesclando o conhecimento do espaço geográfico e a criação estética, sobretudo a escrita de poesia. O professor Augusto Darde, do CLC da UFPel, estuda a Geopoética no âmbito de seu doutorado em curso pela UFRGS. Sua tese irá propor uma tradução do livro "Débarcadères", do poeta uruguaio Jules Supervielle, obra que trabalha a temática geográfica trazendo as paisagens da América do Sul e da Europa. Além dos estudos acadêmicos, Darde é também poeta e editor, tendo publicado três livros de poesia de sua autoria. A ideia de ministrar um atelier de Geopoética na UFPel surgiu ao conhecer, através da Internet, o atelier canadense de Geopoética "La Traversée", em que pessoas interessadas pela criação poética organizam saídas de campo. Esses grupos combinam breves deslocamentos em pontos específicos de sua localidade. Em um dado momento do percurso, os participantes escrevem poemas sobre o que observam. Assim, os olhares individuais transformados em texto acabam por enriquecer a experiência coletiva do “espírito do espaço”, como define Kenneth White. Através da criação poética e da leitura em grupo, os participantes do atelier acabam por “fundar um mundo”, uma relação particular com o espaço físico, compreendido na transposição da natureza observada em literatura. O atelier de Geopoética da UFPel, pensado nos moldes do atelier "La Traversée", será uma atividade de extensão universitária, interdisciplinar, em que os participantes formarão um grupo de escrita poética cujos temas serão os locais visitados em encontros previamente organizados.

Objetivo Geral

O objetivo que norteia o atelier de Geopoética da UFPel é a valorização do espaço público de Pelotas em diversos âmbitos: cultural, social, ambiental, entre outros, através da criação poética tematizando o mesmo espaço.
Ao se tratar de uma atividade de extensão universitária, portanto aberta à participação da comunidade em geral, não se restringindo à acadêmica, também se enquadra nos objetivos a aproximação entre a universidade e a sociedade pelotense e da região.
Prevê-se, ao final dos encontros e após uma seleção de textos criados durante os ateliers, a publicação de um e-book composto pelas produções dos participantes, com registro ISBN, a ser editado pelo ministrante e com distribuição gratuita em meio virtual.

Justificativa

A cidade de Pelotas possui um rico patrimônio histórico, refletido nos espaços urbano e rural, além de se encontrar em um local geograficamente particular, reunindo paisagens naturais entre cursos de água, terrenos, flora e fauna diversos. O olhar poético sobre esse grande leque apresentado fisicamente representa uma via de valorização e reflexão sobre a história e a identidade pelotenses, entendidas tanto em seu passado como em seu presente.
O atelier de Geopoética da UFPel, ao não ser destinado exclusivamente a escritores, tendo como público-alvo a comunidade em geral, justifica-se também em um estímulo às relações sociais, a um ambiente cooperativo de troca de saberes e olhares, em que o exercício de criação literária não buscará hierarquizar determinados valores textuais, o que levaria a uma competição estética, mas sim a experiência subjetiva. Assim, o atelier visa uma relação não somente geopoética, entre pessoas e espaço, mas também uma relação harmônica entre as pessoas que irão compor o grupo.

Metodologia

O atelier de Geopoética da UFPel irá se dividir em três módulos.

Módulo 1: aula teórica, em sala de aula, com exposição e discussão de textos fundadores da Geopoética, traduzidos do francês pelo ministrante;
Módulo 2: ateliers de criação poética em sala de aula, com produção e leitura de textos;
Módulo 3: saídas de campo, representando o atelier de Geopoética propriamente dito, com produção e leituras de texto. Tais deslocamentos serão efetuadas no espaço urbano da cidade de Pelotas, com locais já previstos antes do início do atelier.

Número de participantes do atelier: no máximo, 15, a serem selecionados por ordem de inscrição, efetivada por e-mail.
Ao todo, serão 7 encontros, uma vez por semana, divididos em: uma aula para o primeiro módulo; duas aulas para o segundo módulo; quatro aulas para o terceiro módulo. A duração de todos os encontros estão previstas em 2h30. Projetam-se os encontros aos sábados pela manhã, a partir das 9h30, a depender da disponibilidade de salas.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os participantes:

- exercitem o olhar estético e sintam-se à vontade e legitimados no processo de criação artística;
- tenham conhecimento da abordagem Geopoética, obtendo ferramentas para enriquecer a sua relação com o consumo das artes em geral;
- reconheçam a contribuição do olhar estético para a sua relação mais harmoniosa com o espaço em que habitam;
- enriqueçam os laços afetivos com a comunidade em geral;
- reconheçam, no olhar dos outros participantes, contribuições para a sua própria experiência subjetiva no grupo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AUGUSTO DARDE6

Página gerada em 25/04/2024 02:27:47 (consulta levou 0.243668s)