Nome do Projeto
Clínica INTERMIGRA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/03/2025 - 16/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
A Clínica INTERMIGRA tem a preocupação central de fortalecer os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Pretende-se a partir da análise do direito migratório aplicável e das ações praticas produzir conteúdos relacionados aos direitos e deveres dos migrantes internacionais de Pelotas e região destacando-se o suporte aos estudantes estrangeiros que vem à UFPEL.

Objetivo Geral

Pesquisar sobre direito migratório com a finalidade de prestar suporte aos migrantes especialmente aos estudantes internacionais da UFPEL no que tange aos seus direitos e deveres.

Justificativa

Atualmente percebe-se um crescente incremento do movimento migratório para Pelotas. Agrega-se a isso a importância da internacionalização da universidade e do volume também crescente de estudantes internacionais que vem para à UFPEL.
Considera-se que muitas vezes os migrantes encontram-se em uma situação de vulnerabilidade, seja pelo desconhecimento dos seus direitos, pela diferente cultura, idioma, questões financeiras, xenofobia entre outros. Dessa forma ao fornecer informações jurídicas e suporte aos migrantes internacionais reforça-se o compromisso pela proteção dos Direitos Humanos além de sensibilizar a comunidade sobre o tema e propiciar ao estudante de direito a pratica na área do Direito Internacional Privado bem como desenvolvimento do senso crítico nos temas relacionados a globalização e aos movimentos migratórios.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia do estudo de caso em razão do projeto buscar, conforme a demanda do público alvo, a realização de pesquisas e produção de conteúdo e suporte jurídico e atividades que possam auxiliar no conhecimento e proteção dos Direitos Humanos dos migrantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Segundo informações do CRInter a UFPEL tem recebido em média 200 estudantes estrangeiros por ano, além disso na cidade de Pelotas percebe-se um aumento do movimento migratório, o que demanda a necessidade de suporte jurídico nessa área.
Espera-se que possamos, durante o desenvolvimento do projeto dar o devido suporte jurídico a pelo menos 50% dos estudantes internacionais da UFPEL e a a comunidade em geral, conforme a demanda.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA GIUDICE BEBER
ANELIZE MAXIMILA CORREA8

Página gerada em 28/03/2025 19:31:14 (consulta levou 0.097021s)