Nome do Projeto
Narrativas latino-americanas. Explorando as relações entre Arquitetura, Urbanismo, Literatura e Audiovisual.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/10/2017 - 30/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento urbano
Resumo
O presente projeto articula atividades de extensão que se desenvolverão no âmbito da disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo VI - Arquitetura latino-americana e brasileira, conforme o previsto pelo Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Considerando que o conteúdo abordado durante as aulas caracteriza-se principalmente pela sua especificidade em relação aos objetivos de uma disciplina de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo, o desenvolvimento de seu caráter extensionista exigiu certa reflexão a respeito das possíveis estratégias para se construir mediações entre este conteúdo e a comunidade em geral.
Nesse sentido, a utilização de recursos audiovisuais foi pensada como possibilidade de se compartilhar e problematizar determinados aspectos da cultura latino-americana trabalhados pela disciplina a partir de linguagens e expressividades reconhecidas por todos os envolvidos.
Organizado a partir de encontros periódicos abertos à comunidade, nos quais estas obras serão apresentadas e discutidas, este projeto de extensão busca, entre outras coisas, divulgar para a diversidade da cultura arquitetônica e urbanística brasileira e latino-americana a partir das relações entre esta produção e a produção literária e audiovisual do continente.
Objetivo Geral
Divulgar para a comunidade em geral a diversidade da cultura arquitetônica e urbanística brasileira e latino-americana a partir de suas relações com a produção literária e audiovisual.
Estimular a reflexão a respeito dos temas abordados pelas obras trabalhadas, relacionando-os aos conflitos observados na realidade urbana vivenciada pelos participantes.
Diversificar os processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos no âmbito da disciplina Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo VI - Arquitetura latino-americana e brasileira, qualificando, desse modo, a formação dos estudantes de graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
Fortalecer a prática extensionista no âmbito da FAUrb e da UFPel, assim como suas relações com as atividades de ensino e pesquisa.
Estimular a reflexão a respeito dos temas abordados pelas obras trabalhadas, relacionando-os aos conflitos observados na realidade urbana vivenciada pelos participantes.
Diversificar os processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos no âmbito da disciplina Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo VI - Arquitetura latino-americana e brasileira, qualificando, desse modo, a formação dos estudantes de graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
Fortalecer a prática extensionista no âmbito da FAUrb e da UFPel, assim como suas relações com as atividades de ensino e pesquisa.
Justificativa
Inicialmente o presente projeto se justifica pela necessidade de se estruturar e institucionalizar as atividades extensionistas vinculadas à disciplina Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo VI - Arquitetura latino-americana e brasileira, ministrada no âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel.
Para além desta questão inicial, as atividades propostas apresentam-se como uma importante oportunidade para diversificar e complementar os conteúdos trabalhados em aula. Se o dia a dia da disciplina permite que os alunos tenham contato, de um modo mais específico, com questões relativas à produção de arquitetura e urbanismo da América-latina, as atividades extensionistas previstas permitirão que os alunos compreendam, em alguma medida, a complexidade do contexto cultural que subsidiou tal produção.
Além disso, é importante destacar que a situação geográfica da cidade de Pelotas, e consequentemente da UFPel, nos coloca em uma posição privilegiada quando se trata de estudos latino-americanos. A ideia de integração, em nosso contexto, é real e não apenas uma abstração ou idealização. Resta à Universidade refletir a respeito de como qualificar esta integração, a partir da difusão e do reconhecimento da importância da cultura dos países vizinhos e de suas semelhanças e diferenças quando comparadas à nossa cultura. As atividades previstas por este projeto de extensão apresentam-se como uma instância na qual este movimento pode ganhar corpo dentro e fora da UFPel.
Para além desta questão inicial, as atividades propostas apresentam-se como uma importante oportunidade para diversificar e complementar os conteúdos trabalhados em aula. Se o dia a dia da disciplina permite que os alunos tenham contato, de um modo mais específico, com questões relativas à produção de arquitetura e urbanismo da América-latina, as atividades extensionistas previstas permitirão que os alunos compreendam, em alguma medida, a complexidade do contexto cultural que subsidiou tal produção.
Além disso, é importante destacar que a situação geográfica da cidade de Pelotas, e consequentemente da UFPel, nos coloca em uma posição privilegiada quando se trata de estudos latino-americanos. A ideia de integração, em nosso contexto, é real e não apenas uma abstração ou idealização. Resta à Universidade refletir a respeito de como qualificar esta integração, a partir da difusão e do reconhecimento da importância da cultura dos países vizinhos e de suas semelhanças e diferenças quando comparadas à nossa cultura. As atividades previstas por este projeto de extensão apresentam-se como uma instância na qual este movimento pode ganhar corpo dentro e fora da UFPel.
Metodologia
O projeto será organizado a partir de encontros periódicos, abertos à comunidade e amplamente divulgados, nos quais serão apresentadas e posteriormente discutidas obras relativas à produção literária e audiovisual latino-americana.
Estes terão lugar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, em dia e horário a ser definido, mas fora do horário destinado à disciplina Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo VI - Arquitetura latino-americana e brasileira.
Os encontros serão precedidos por reuniões de organização, nas quais além do coordenador estarão presentes os alunos membros da equipe. Nestas reuniões, além de questões relativas aos horários, locais e infraestrutura necessária também serão definidas as estratégias de divulgação das atividades, dentro e fora do ambiente da UFPel. Divulgação que deverá ser realizada tanto em meio físico (cartazes, flyers, etc) quanto em meio digital (redes sociais, etc.)
Estes terão lugar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, em dia e horário a ser definido, mas fora do horário destinado à disciplina Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo VI - Arquitetura latino-americana e brasileira.
Os encontros serão precedidos por reuniões de organização, nas quais além do coordenador estarão presentes os alunos membros da equipe. Nestas reuniões, além de questões relativas aos horários, locais e infraestrutura necessária também serão definidas as estratégias de divulgação das atividades, dentro e fora do ambiente da UFPel. Divulgação que deverá ser realizada tanto em meio físico (cartazes, flyers, etc) quanto em meio digital (redes sociais, etc.)
Indicadores, Metas e Resultados
O presente projeto tem como meta alcançar os seguintes resultados:
Garantir a organização e efetivação do calendário de encontros periódicos.
Definir uma estrutura de divulgação das atividades que possibilite ao projeto alcançar o maior público possível.
Estabelecer e qualificar a articulação entre atividades de ensino e atividades de extensão, no âmbito da disciplina Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo VI - Arquitetura latino-americana e brasileira.
Para se avaliar a pertinência das estratégias adotadas e o cumprimento dos objetivos gerais da proposta, poderão ser adotados os seguintes indicadores:
Quantidade de encontros efetivamente realizados.
Variação da quantidade de público presente nos encontros.
Participação dos alunos e incorporação das atividades previstas pelo projeto, assim como seus resultados, à seu processo de formação.
Participação da comunidade nas atividades.
Garantir a organização e efetivação do calendário de encontros periódicos.
Definir uma estrutura de divulgação das atividades que possibilite ao projeto alcançar o maior público possível.
Estabelecer e qualificar a articulação entre atividades de ensino e atividades de extensão, no âmbito da disciplina Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo VI - Arquitetura latino-americana e brasileira.
Para se avaliar a pertinência das estratégias adotadas e o cumprimento dos objetivos gerais da proposta, poderão ser adotados os seguintes indicadores:
Quantidade de encontros efetivamente realizados.
Variação da quantidade de público presente nos encontros.
Participação dos alunos e incorporação das atividades previstas pelo projeto, assim como seus resultados, à seu processo de formação.
Participação da comunidade nas atividades.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE DE MOURA RIBEIRO XAVIER | |||
AMANDA BRAGA SCHWARTZ | |||
ANDRE DE OLIVEIRA TORRES CARRASCO | 5 | ||
BIBIANA PORTO FAGUNDES | |||
CAROLINA GOMES NOGUEIRA | |||
EDUARDA OLIVEIRA DE SOUZA | |||
GERÔNIMO GENOVESE DORNELLES | |||
JULLYE SCHAUN AMARAL | |||
KARLA EDUARDA DE MIRANDA NUNES | |||
KELLY FAGONDES AIRES | |||
LAURA KLAJN BALTAR | |||
LETICIA GOMES E MELO | |||
LUISA MANTELLI ANKLAM | |||
MARINA ULIANA TRENTIN | |||
MAUREEN ROUX CORDEIRO LAUTENSCHLAGER | |||
ROGERIO BURCH FERREIRA FILHO | |||
VINÍCIUS FOSSATI DA SILVA | |||
ZAIRA CLARISA QUIÑONES JULCA |