Nome do Projeto
Potencialização nas atividades de ensino sobre Tecnologia Assistiva
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
26/03/2025 - 26/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
As disciplinas de Tecnologia Assistiva I e II do curso de Terapia Ocupacional envolvem atividades teóricas e práticas. Na parte prática, os alunos desenvolvem recursos assistivos para pessoas com deficiência no Laboratório de Tecnologia Assistiva da Faculdade de Medicina (FAMED), localizado na Avenida Duque de Caxias, 250, no bairro Fragata, e também na Oficina de Tecnologia Assistiva do Serviço Escola de Terapia Ocupacional (SETO), situada na Rua Marechal Deodoro, 1160, no Centro.Os laboratórios do curso de Terapia Ocupacional são espaços dedicados à realização de atividades dessas disciplinas, que incluem a prática terapêutica ocupacional. Esses ambientes têm como objetivo oferecer treinamento, aprendizagem e qualificação profissional aos alunos, além de proporcionar uma compreensão profunda das disfunções físicas e sensoriais, permitindo o desenvolvimento de órteses e adaptações para potencializar a participação das pessoas com deficiência e/ou dificuldades nas atividades cotidianas.A tecnologia assistiva envolve não apenas o objeto concreto (equipamento ou instrumento), mas também o conhecimento necessário no processo de avaliação, criação, escolha e prescrição. Segundo Miralles e Ayuso (2005), as atividades cotidianas dos seres humanos têm sido, desde a origem da Terapia Ocupacional, um objeto de constante interesse e atenção.O entendimento sobre recursos terapêuticos e dispositivos tecnológicos na Terapia Ocupacional é essencial para a análise das atividades e o tratamento de indivíduos com disfunções em seu desempenho ocupacional. Desempenho ocupacional é o conjunto de atividades realizadas pelos indivíduos no seu cotidiano.A finalidade deste projeto de ensino é complementar pedagogicamente as atividades teóricas e práticas das disciplinas, qualificando a formação dos acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional e proporcionando maiores experiências práticas. Dessa forma, o Laboratório e a oficina de Tecnologia Assistiva poderão sediar o projeto por atender às disciplinas que envolvem o ensino de atividades e recursos terapêuticos voltados à confecção de órteses, adaptações em utensílios e mobiliários para pessoas com deficiências, conforme as práticas abordadas durante o curso.Por meio deste projeto, será possível ampliar e qualificar as atividades previstas nos planos de ensino, com a finalidade de produzir equipamentos destinados aos pacientes atendidos no SETO. Diversas metodologias serão adotadas para atender os objetivos e para a execução deste projeto, abrangendo desde a organização das atividades até o fluxo de utilização dos espaços.
Objetivo Geral
Realizar suporte às atividades de ensino para as disciplinas de Tenologia Assistiva I e II do curso de Terapia Ocupacional.
Justificativa
Para ampliar a formação dos alunos é fundamental o icentivo e desenvolvimento de atividades de suporte ao ensino. Tal importância consiste no fato de que o aluno também é parte integrante do processo de ensino e na utilização dos espaços em seu processo de aprendizado. O foco em seu protagonismo, nesse sentido, faz-se importante para que os alunos possam também ser auxiliados no aprendizado contribuindo ativamente para evitar reprovações, exames e evasões.
Então devido ao grande número de demandas em sala de aula é importante efetivar um projeto que venha apoiar estas atividades , para isso esse projeto auxiliará de forma complementar as atividades que acontecem nas disciplinas. Além disso as praticas poderão estender-se em beneficio da comunidade, ou seja, para pessoas com deficiência.
Então devido ao grande número de demandas em sala de aula é importante efetivar um projeto que venha apoiar estas atividades , para isso esse projeto auxiliará de forma complementar as atividades que acontecem nas disciplinas. Além disso as praticas poderão estender-se em beneficio da comunidade, ou seja, para pessoas com deficiência.
Metodologia
O Laboratório de Tecnologia Assistiva do curso de Terapia Ocupacional e a Oficina de Tecnologia Assistiva poderão sediar o projeto, oferecendo suporte aos alunos e ampliando as possibilidades para uma formação mais qualificada.
A avaliação do processo dos participantes será realizada com base nas atividades previamente organizadas, na presença nos dias estabelecidos e nas demandas apresentadas pelas disciplinas, com registro em lista de presença.
É importante salientar que as disciplinas de Tecnologia Assistiva incluem práticas que se estendem à comunidade, beneficiando-a por meio da construção e dispensação de diversos recursos, como órteses, adaptações para alimentação, comunicação alternativa, entre outros.
Este projeto busca promover uma compreensão mais aprofundada dos fenômenos metodológicos e teóricos aplicados à prática, visando a construção dinâmica e plena de recursos tecnológicos e terapêuticos pelos acadêmicos.
Dessa forma, o foco será direcionado à Tecnologia Assistiva, bem como aos dispositivos para a comunidade, por meio do processo educacional. Espera-se que essas atividades proporcionem aos alunos uma visão mais crítica e reflexiva, fortalecendo a ética profissional e ampliando o entendimento sobre a Terapia Ocupacional e os diversos aspectos que envolvem sua prática, além de reforçar os conteúdos ministrados em sala de aula.
As atividades serão realizadas da seguinte maneira:
Desenvolvimento de atividades coletivas e individuais como suporte às aulas teóricas e práticas das disciplinas;
Organização dos alunos interessados em participar do grupo de estudos;
Auxílio nas demandas teóricas e práticas do ensino;
Disponibilização de horários no laboratório ou oficina para estudo e prática dos conteúdos ministrados;
Orientação aos alunos sobre o uso adequado do laboratório;
Apoio na construção de equipamentos para treino ou dispensação à comunidade;
Organização do atendimento das disciplinas, oferecendo suporte para o desenvolvimento de atividades práticas com pacientes;
desenvolvimento de relatório de atividades.
Dessa forma, o projeto será implementado com o objetivo de potencializar o ensino e aprimorar a formação dos alunos.
A avaliação do processo dos participantes será realizada com base nas atividades previamente organizadas, na presença nos dias estabelecidos e nas demandas apresentadas pelas disciplinas, com registro em lista de presença.
É importante salientar que as disciplinas de Tecnologia Assistiva incluem práticas que se estendem à comunidade, beneficiando-a por meio da construção e dispensação de diversos recursos, como órteses, adaptações para alimentação, comunicação alternativa, entre outros.
Este projeto busca promover uma compreensão mais aprofundada dos fenômenos metodológicos e teóricos aplicados à prática, visando a construção dinâmica e plena de recursos tecnológicos e terapêuticos pelos acadêmicos.
Dessa forma, o foco será direcionado à Tecnologia Assistiva, bem como aos dispositivos para a comunidade, por meio do processo educacional. Espera-se que essas atividades proporcionem aos alunos uma visão mais crítica e reflexiva, fortalecendo a ética profissional e ampliando o entendimento sobre a Terapia Ocupacional e os diversos aspectos que envolvem sua prática, além de reforçar os conteúdos ministrados em sala de aula.
As atividades serão realizadas da seguinte maneira:
Desenvolvimento de atividades coletivas e individuais como suporte às aulas teóricas e práticas das disciplinas;
Organização dos alunos interessados em participar do grupo de estudos;
Auxílio nas demandas teóricas e práticas do ensino;
Disponibilização de horários no laboratório ou oficina para estudo e prática dos conteúdos ministrados;
Orientação aos alunos sobre o uso adequado do laboratório;
Apoio na construção de equipamentos para treino ou dispensação à comunidade;
Organização do atendimento das disciplinas, oferecendo suporte para o desenvolvimento de atividades práticas com pacientes;
desenvolvimento de relatório de atividades.
Dessa forma, o projeto será implementado com o objetivo de potencializar o ensino e aprimorar a formação dos alunos.
Indicadores, Metas e Resultados
Este projeto busca promover uma compreensão mais aprofundada dos fenômenos metodológicos aplicados à teoria e à prática, visando aprimorar o desempenho acadêmico, a formação profissional e o desenvolvimento dinâmico de recursos tecnológicos e terapêuticos pelos estudantes. Estima-se também que o projeto contribua para o sucesso na dispensação de dispositivos comunitários e sociais por meio do processo educacional. Espera-se que as atividades desenvolvidas proporcionem aos alunos uma visão ampliada e crítica, fortalecendo a ética profissional e aprofundando o aprendizado sobre a Terapia Ocupacional e os diversos aspectos que envolvem sua prática.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ELCIO ALTERIS DOS SANTOS BOHM | 4 | ||
FERNANDA DIAS ROLA |