Nome do Projeto
Recursos pedagógicos para o ensino sistemas prediais, proteção contra incêndio e infraestrutura na Arquitetura
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/03/2025 - 30/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto busca constituir um Grupo de Estudos, para discutir e aprofundar os conhecimentos na área de sistemas e infraestrutura (sistemas prediais, proteção contra incêndio e infraestrutura urbana) atrelados aos Projetos de Arquitetura e Urbanismo do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Bem como promover a qualificação do processo ensino-aprendizagem decorrente do desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão. Buscando desenvolver recursos pedagógicos que auxiliem os alunos na espacialização dos projetos.
Objetivo Geral
O objetivo geral é contribuir para o aprimoramento do Curso de Arquitetura e Urbanismo, fortalecendo a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos Projetos de Arquitetura e Urbanismo com ênfase nos sistemas e infraestrutura.
Justificativa
A formação de arquitetos e urbanistas deve contemplar abordagens didático-pedagógicas que favoreçam simultaneamente a atenção, a motivação e o aprendizado dos alunos. O ensino de sistemas prediais, proteção contra incêndio e infraestrutura, estruturas atualmente praticado nos cursos de Arquitetura apresenta, em sua grande maioria, uma metodologia pouco interativa e atrativa, deixando de atender às necessidades aplicativas para a formação profissional. Os alunos tem contato, desde o inicio do curso, com o desenvolvimento de Projeto de Arquitetura e de Urbanismo, entretanto nem sempre há uma relação com os demais projetos "complementares". A compreensão do comportamento dos sistemas prediais, proteção contra incêndio e infraestrutura é essencial para a elaboração destes projetos. Fortalecer o ensino-aprendizagem deste conteúdo é fundamental. Entretanto, observa-se que os discentes apresentam dificuldades em projetar e espacializar, muitas vezes por falta de recursos pedagógicos, os quais podem contribuir para a melhor compreensão dos componentes curriculares.
Metodologia
Pretende-se realizar canteiros experimentais, facilitando a interação dos alunos com os sistemas, bem como a elaboração de modelos reduzidos destes sistemas e realização de visitas em obras, com a intenção de auxiliar os discentes na compreensão da espacialização e interação juntos aos projetos de Arquitetura e Urbanismo.
Indicadores, Metas e Resultados
Valorização e apropriação nas práticas pedagógicas no processo ensino-aprendizagem das instalações e infraestrutura;
Qualificação do aluno;
Melhoria da qualidade da solução, compreensão, representação e elaboração dos projetos de sistemas prediais, proteção contra incêndio e infraestrutura.
Qualificação do aluno;
Melhoria da qualidade da solução, compreensão, representação e elaboração dos projetos de sistemas prediais, proteção contra incêndio e infraestrutura.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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LUCAS VIDAL AFONSO | |||
NATALIA DOS SANTOS PETRY | 4 |