Nome do Projeto
Intersecções entre arte e direito: estratégias para a democratização do conhecimento de direitos sociais na comunidade de Pelotas e região
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/04/2025 - 15/02/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O projeto se propõe a dialogar com a comunidade externa (rede pública de ensino, sindicatos, associações de bairro, dentre outros) acerca de suas necessidades de conhecimento sobre direitos sociais e, em co-produção, elaborar estratégias no campo da arte & direito/direito & arte para a democratização desses saberes. Ele é uma realização conjunta entre os cursos de Artes Visuais Licenciatura e cursos de graduação e de pós-graduação em Direito.
Objetivo Geral
Pretende-se alcançar os seguintes objetivos: a) revisar a literatura especializada sobre direitos sociais brasileiros, direito & arte/arte & direito, visibilidades, interculturalidade, metodologia de ensino e extensão universitária; b) diagnosticar necessidades específicas de grupos da comunidade externa acerca do conhecimento sobre direitos sociais; c) desenvolver, em conjunto com a comunidade externa, estratégias lúdicas e pedagógicas inspiradas no campo do direito & arte/arte & direito para o conhecimento de direitos sociais; d) possibilitar saberes e vivências didáticas a todas as pessoas participantes do projeto; e) avaliar interna e externamente as práticas de extensão realizadas; f) divulgar tais práticas na comunidade e espaços acadêmicos, por meio da disponibilização dos resultados em site eletrônico específico do projeto.
Justificativa
Os imbricamentos entre os campos de conhecimento do direito e da arte vêm sendo, cada vez mais, objeto de pesquisas e ensino nas academias. Da mesma forma, essa intersecção é reconhecida em sua potência didática e lúdica na construção de conhecimentos nessas áreas por meio de ações extensionistas. Assim, a ludicidade e a criatividade artísticas, a sua capacidade reflexiva e filosófica dialogam com a também necessária garantia de direitos sociais e de seu (re)conhecimento pela população. É nesse sentido que o presente projeto propõe-se à problematização de questões sociais por meio de estratégias inspiradas no campo do direito & arte/arte & direito, de maneira participativa, em uma elaboração conjunta com a comunidade externa, seja para a produção de materiais didático pedagógicos, seja para sua utilização por grupos específicos da comunidade de Pelotas e região (rede pública de ensino, sindicatos, comunidades de bairro, etc). Para isso, também se valerá de parcerias com o Projeto Andorinha, da UFPel.
Metodologia
Para efetivar tais objetivos, se utilizará de: a) cursos de formação em práticas extensionistas; b) revisão na literatura especializada sobre temáticas associadas ao projeto; c) investigação qualitativa (grupos focais) e quantitativa, utilizando questionário de perguntas fechadas, a fim de diagnosticar necessidades específicas de grupos da comunidade externa acerca do conhecimento sobre direitos sociais; d) tabulação dos dados quantitativos (estatística) e degravação dos depoimentos nos grupos focais a fim de serem compreendidos por meio de análise de conteúdo e problematizados junto ao referencial bibliográfico; e) a partir dessa triangulação, serão elaborados produtos didático-pedagógicos no campo da arte & direito/direito & arte, juntamente com grupos da comunidade externa (comunidade escolar, sindicatos, associações de bairro, dentre outros) sobre os direitos sociais por elas e eles apontados.
Indicadores, Metas e Resultados
a) 20 estratégias pedagógicas;
b) 5 artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos;
c) pelo menos 20 trabalhos apresentados em eventos acadêmicos nacionais e internacionais (inclusive no SIIEPE);
d) E-book reunindo os protocolos de atuação de cada estratégia para utilização pela comunidade em geral (rede pública de ensino, associações de bairro, etc.).
b) 5 artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos;
c) pelo menos 20 trabalhos apresentados em eventos acadêmicos nacionais e internacionais (inclusive no SIIEPE);
d) E-book reunindo os protocolos de atuação de cada estratégia para utilização pela comunidade em geral (rede pública de ensino, associações de bairro, etc.).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CLARA CORREA HENNING | 5 | ||
DANIEL BRUNO MOMOLI | 5 | ||
MATHEUS CRUZ | 4 | ||
MIRELLA ENCARNAÇÃO DA COSTA | |||
TIAGO OLÍMPIO DA SILVA |