Nome do Projeto
Matemática na Escola II
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2025 - 30/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este projeto dá continuidade ao Projeto de Extensão Matemática na Escola (2020-2023), atendendo à demanda de licenciandos em matemática com vistas à qualificação de sua formação ao mesmo tempo que visa contribuir para o combate à reprovação em Matemática e à evasão escolar. As parcerias a serem instituídas com escolas públicas da Educação Básica, possibilitam a integração universidade-comunidade via ações de extensão relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem da matemática. Para tanto, pretende-se oferecer atendimentos em contraturno escolar na sede das escolas parceiras. Espera-se que o desenrolar do Projeto possibilite o desenvolvimento de um pensar matemático que ressignifique os conteúdos matemáticos escolares e consequente sucesso escolar. Aos discentes de graduação participantes, acredita-se que o Projeto possa contribuir com a formação docente a partir das práticas didatico-pedagogicas experenciadas e com a oportunidade de ter uma nova visão do próprio Curso e de sua profissão.

Objetivo Geral

Integrar universidade e comunidade via ações de extensão relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, respeitando e valorizando os saberes e fazeres acadêmicos e cotidianos de forma a contribuir para o combate à reprovação em matemática e à evasão escolar e para a vivência da Matemática na escola.

Justificativa

Graças a projetos já desenvolvidos junto à comunidade escolar da Educação Básica, como o Pibid, estudantes da licenciatura em matemática identificaram inúmeras dificuldades dos alunos dos ensinos fundamental e médio em relação à matemática. Nessa identificação, perceberam que a maioria das dificuldades são provenientes de conceitos estudados em anos anteriores ao que os alunos estão cursando. Assim, surge a proposta de oferecer atendimento em contraturno escolar. A proposta pedagógica é partir das dificuldades e interesses individuais, trabalhados coletivamente, buscando a (re)construção dos conceitos e o desenvolver de um pensar matemático que ultrapasse aquele conjunto de algoritmos e procedimentos geralmente trabalhados na escola. Nesse Projeto, ao possibilitar aos licenciandos possíveis realidades do seu fazer profissional, oportuniza-se a complementação do seu currículo, integrando teoria e prática, agregando qualidade a sua formação inicial.

Metodologia

- Reuniões da equipe: Relato e avaliação das atividades realizadas na semana; planejamento das atividades seguintes.
- Estabelecimento de parcerias com escolas públicas. Escuta dos professores de matemática. Levantamento das demandas.
- Análise de metodologias e processos de ensino e aprendizagem de matemática.
- Estudo e elaboração de situações didáticas de matemática.
- Atendimento: desenvolvimento de aulas que visem ressignificar os conceitos matemáticos escolares demandados pelos participantes.

Indicadores, Metas e Resultados

- Levantamento sobre impacto do Projeto na escola.
- Produção de situações didáticas de matemática (aulas, atividades etc.).
- Atendimento a alunos da Educação Básica.
- Publicações para divulgação e socialização do Projeto.
- Participação da equipe em congressos e outros eventos para divulgação e socialização das ações do Projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA STEVANIN HOFFMANN2
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA2
JOAO VITOR RADDATZ TIMM
LUANA LEAL ALVES4
Leandro Ewald Treptow Adam

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