Nome do Projeto
Laboratório de Improvisação e Arranjo
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/04/2025 - 02/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de ensino visa criar um espaço pedagógico que complementa as disciplinas de Arranjo Musical I e II e Improvisação Musical I e II, obrigatórias no currículo do curso de música popular. Este espaço contará com a orientação de um professor e dois monitores, que ajudarão nas práticas musicais e nos trabalhos das aulas. Dada a carga horária reduzida de apenas 2 horas semanais para as disciplinas, o projeto busca oferecer tempo adicional para que os alunos possam realizar exercícios e praticar técnicas essenciais para melhor aproveitamento das aulas.

Objetivo Geral

Auxiliar no estudo e prática das atividades didáticas das disciplinas de improvisação e arranjo, propiciando um ensino integral em um ambiente de troca de saberes e experiências e ampliando o processo de ensino aprendizado.

Propiciar o envolvimento dos discentes com a prática musical criativa e expandir as possibilidades de experimentação para além de exercícios e atividades propostas em aula.

Auxiliar, mediante ao acompanhamento extra-classe, a melhoria do desenvolvimento acadêmico dos alunos que apresentem um certo distanciamento ou dificuldade em relação as atividades propostas em aula.

Promover o acesso igualitário aos materiais didáticos, instrumentos e recursos físicos para a realização e aperfeiçoamento dos trabalhos.

Justificativa

Considerando que tanto o arranjo como a improvisação são atividades necessariamente práticas e coletivas, a possibilidade de dispor de um espaço para o aprofundamento das atividades propostas em aula surge como uma ferramenta fundamental para o melhor aproveitamento das disciplinas.

Além da oportunidade de exercitar, criar e trocar experiências sobre os conteúdos, o projeto poderá proporcionar um momento de reflexão, troca e esclarecimento de dúvidas.

Nestes momentos extra-classe os alunos poderão acessar as apostilas e métodos, realizar audições e exercícios práticos ao instrumento que servem de apoio as propostas trabalhadas em aula. A abertura deste espaço didático visa também oferecer uma proposta de ensino mais generosa e acessível, independente das condições sociais dos estudantes.

Metodologia

As atividades a serem realizadas no laboratório se alternarão semanalmente entre as disciplinas de arranjo e improvisação. Os exercícios e práticas musicais a serem conduzidos neste espaço deverão estar relacionados aos conteúdos trabalhados das disciplinas.

O uso do laboratório é restrito aos alunos inscritos nas disciplinas, contudo, nas atividade da turma de arranjo será permitida a participação de músicos e alunos externos a fim de viabilizar a execução dos arranjos e exercícios propostos, observando o tempo máximo de 20 minutos para cada aluno.

A frequência e aproveitamento dos alunos neste espaço serão também considerados para as avaliações finais das disciplinas.

Indicadores, Metas e Resultados

Melhor aproveitamento individual e coletivo das disciplinas de arranjo e improvisação Atendimento individualizado

Atividades teóricas e práticas que possam ampliar e potencializar o envolvimento e a descoberta das propostas criativas de elaboração de arranjos e improvisos musicais.

Página gerada em 31/03/2025 02:42:31 (consulta levou 0.141890s)