Nome do Projeto
O Programa Português para Estrangeiros da UFPEL: formação de professores e política de acolhimento
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
05/05/2025 - 06/03/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Em 2017 foi criado o Programa Português para Estrangeiros - PPE , ligado à Pró-reitora de Ensino da UFPel, com o objetivo de fomentar as ações de internacionalização. O PPE da UFPEL nasceu como um projeto de ensino e foi aprovado na Instituição como um Programa Estratégico Institucional. Vários fatores levaram à criação no PPE, dentre elas a crescente demanda de alunos estrangeiros em cursos de graduação e pós-graduação da UFPEL e a chegada de imigrantes e refugiados ao município de Pelotas/RS. Antes da criação do PPE, a UFPEL ofertava cursos esporádicos de extensão de curta duração como forma de atender a demandas específicas. O PPE tem como meta proporcionar ferramentas linguísticas, discursivas e culturais aos estrangeiros da universidade, assim como aos estrangeiros da comunidade externa. O Programa também busca servir como um espaço de formação/educação profissional e continuada para os graduandos dos Cursos de Letras do Centro de Letras e Comunicação - CLC. As ações que integram o PPE são de promoção de ensino e práticas situadas que valorizam o exercício da cidadania, da solidariedade e do senso ético e de subsídio à formação/educação crítica em Português como Língua Adicional dos alunos do CLC, futuros professores, bem como a promoção e divulgação do Exame Celpe-Bras. Este trabalho, debruçado nas ações do PPE, nos últimos oito anos, buscará responder às seguintes questões: Há uma política de acolhimento dentro do PPE tanto para os bolsistas como para os estrangeiros? Se sim, como é/foi desenvolvida? Que espaço/espaços o PPE oportuniza de formação em PLA? Como o PPE contribui para política linguística da UFPEL? Qual a importância do PPE para a internacionalização na UFPel? Qual o papel do PPE na formação em PLA aos estudantes das Licenciaturas Duplas do CLC?

Objetivo Geral

Este projeto está inserido no escopo da Linguística Aplicada, que se ocupa justamente dos fenômenos em que a linguagem ocupa um papel central (MOITA LOPES, 2006), e objetiva traçar um histórico das ações promovidas pelo PPE/UFPEL, desde sua criação no ano de 2017, a fim de contribuir com o debate sobre formação de professores na área de Português como Língua Adicional (PLA). Visa, também, apresentar um panorama das ações realizadas e das temáticas abordadas no PPE que possam ter contribuindo para uma política de acolhimento linguístico tanto para os alunos estrangeiros com vínculo com a UFPEL como para os migrantes que fizeram parte do Programa e/ou estão no município de Pelotas/RS como também para os bolsistas.

Justificativa

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma Instituição voltada à internacionalização e prioriza e incentiva o acesso a línguas adicionais e suas culturas de diferentes maneiras no ambiente institucional, além de apresentar ações dentro de sua Política Linguística relacionadas aos ensino, pesquisa e extensão em português como língua adicional (UFPel, 2020, p. 2).
Além de fomentar o ensino de línguas, a UFPEL, nos últimos 10 anos teve um aumento no número de estrangeiros que procuraram a Instituição para estudar. Este novo contexto de estudantes fez a universidade se mobilizar para receber adequadamente esses novos alunos. Uma destas ações foi a criação do Programa Português para Estrangeiros da UFPEL, o PPE. Podemos vislumbrar, a criação do PPE, como uma possível política de acolhimento dentro do processo de internacionalização da Instituição.
Para o PPE continuar contribuindo com a Política Linguística da Instituição se faz necessário um mapeamento e uma descrição das ações realizadas nos últimos anos.

Metodologia

Como tentar identificar questões sobre a formação de PLA partindo das experiências dos bolsistas? Como descrever as ações sobre política de acolhimento do PPE? Será preciso levar em consideração os relatos das suas histórias com o PPE, sistematizar da melhor forma os fatos investigados. O desafio será aproveitar ao máximo as experiências desses alunos, seus relatos, suas narrativas e suas histórias, em especial aquelas vividas no PPE por meio de um grupo focal.
Este estudo estará pautado nos pressupostos da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), que compreende que as questões de pesquisa, em uma variedade de contextos de usos da linguagem, podem e devem ser construídas transdisciplinarmente.
Do ponto de vista metodológico, será apresentado uma descrição das complexidades atinentes à formação de professores(as) de PLA, evidenciando o aspecto intercultural, comunicativo e inclusivo. Para isso, seguimos discussões embasadas por Almeida Filho (2012, 2013, 2022), buscando refletir sobre a formação docente, a abordagem comunicativa de ensino, assumindo com Mendes (2020) a necessidade de discussões culturalmente sensíveis voltadas ao processo de ensino e de aprendizagem desta/nesta área, como um olhar da política de acolhimento defendida por DINIZ (2018) .


Indicadores, Metas e Resultados

Elaboração de sugestões que visem à melhoria dos cursos de formação de professores de línguas do CLC.
•Apresentação de trabalhos em eventos científicos.

Formação de profissionais pesquisadores, que se dediquem ao estudo dos processos de formação de professores em PLA.
• Criação de estratégias e de sugestões que visem à melhoria dos cursos de formação de professores em PLA.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA FLAVIA PERES
STEPHANIE FEIJO CARDOSO MARTINEZ
VANESSA DOUMID DAMASCENO4

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