Nome do Projeto
Ações de integração e pertencimento do curso de Engenharia Hídrica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
28/04/2025 - 27/04/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O curso de graduação em Engenharia Hídrica têm enfrentado há alguns anos uma baixa procura e uma elevada desistência do curso após seu ingresso. Apesar das ações que vêm sendo feitas pelos seus professores e alunos, e dos vários alunos formados que ingressam no mercado de trabalho divulgando o profissional de Engenharia Hídrica, os indicadores permanecem preocupantes. Nesse sentido, dando continuidade ao "Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Engenharia Hídrica" (código 6766), executado nos anos de 2023 e 2024, este projeto busca dar continuidade às ações que buscam ampliar o número de ingressantes, e diminuir a evasão e retenção.
Objetivo Geral
- Aumentar o número de ingressantes no curso de Engenharia Hídrica;
- Diminuir a evasão e retenção e aumentar o sentimento de pertencimento ao curso.
- Diminuir a evasão e retenção e aumentar o sentimento de pertencimento ao curso.
Justificativa
Esse projeto de ensino se justifica devido aos indicadores preocupantes de número de ingressantes no curso, evasão e retenção, sendo importante para ampliar a divulgação do curso e o sentimento de pertencimento.
Metodologia
Ações serão desenvolvidas com a participação dos alunos, professores e técnicos do curso. As ações serão voltadas para a participação dos alunos em eventos técnico-científicos; organização de atividades integrativas entre a comunidade acadêmica; organização e participação de atividades culturais, sociais e técnico-científicas.
O grupo PET (Programa de Educação Tutorial) da Engenharia Hídrica e o Diretório Acadêmico serão parceiros nas ações que serão desenvolvidas.
O grupo PET (Programa de Educação Tutorial) da Engenharia Hídrica e o Diretório Acadêmico serão parceiros nas ações que serão desenvolvidas.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
- Número de ingressantes no curso;
- Número de trancamentos e desistências do curso.
Resultados esperados:
Espera-se que nos próximos processos seletivos para ingresso no curso haja uma maior procura, e que os alunos ingressantes se sintam pertencentes ao curso durante todo o período em que eles estiverem cursando. Além disso, espera-se uma diminuição da retenção e evasão.
- Número de ingressantes no curso;
- Número de trancamentos e desistências do curso.
Resultados esperados:
Espera-se que nos próximos processos seletivos para ingresso no curso haja uma maior procura, e que os alunos ingressantes se sintam pertencentes ao curso durante todo o período em que eles estiverem cursando. Além disso, espera-se uma diminuição da retenção e evasão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GUILHERME DE OLIVEIRA | |||
JOAO VITOR LIMA SAN MARTINS | |||
LEONARDO CONTREIRA PEREIRA | 2 | ||
LUIS EDUARDO AKIYOSHI SANCHES SUZUKI | 3 | ||
LUIZA SARAIVA MENDES | |||
MAISA RIBEIRO DA CRUZ | |||
RAFAEL PIRES CALDEIRA |