Nome do Projeto
Ações de integração e pertencimento do curso de Engenharia Hídrica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
28/04/2025 - 27/04/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O curso de graduação em Engenharia Hídrica têm enfrentado há alguns anos uma baixa procura e uma elevada desistência do curso após seu ingresso. Apesar das ações que vêm sendo feitas pelos seus professores e alunos, e dos vários alunos formados que ingressam no mercado de trabalho divulgando o profissional de Engenharia Hídrica, os indicadores permanecem preocupantes. Nesse sentido, dando continuidade ao "Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Engenharia Hídrica" (código 6766), executado nos anos de 2023 e 2024, este projeto busca dar continuidade às ações que buscam ampliar o número de ingressantes, e diminuir a evasão e retenção.
Objetivo Geral
- Aumentar o número de ingressantes no curso de Engenharia Hídrica;
- Diminuir a evasão e retenção e aumentar o sentimento de pertencimento ao curso.
- Diminuir a evasão e retenção e aumentar o sentimento de pertencimento ao curso.
Justificativa
Esse projeto de ensino se justifica devido aos indicadores preocupantes de número de ingressantes no curso, evasão e retenção, sendo importante para ampliar a divulgação do curso e o sentimento de pertencimento.
Metodologia
Ações serão desenvolvidas com a participação dos alunos, professores e técnicos do curso. As ações serão voltadas para a participação dos alunos em eventos técnico-científicos; organização de atividades integrativas entre a comunidade acadêmica; organização e participação de atividades culturais, sociais e técnico-científicas.
O grupo PET (Programa de Educação Tutorial) da Engenharia Hídrica e o Diretório Acadêmico serão parceiros nas ações que serão desenvolvidas.
O grupo PET (Programa de Educação Tutorial) da Engenharia Hídrica e o Diretório Acadêmico serão parceiros nas ações que serão desenvolvidas.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
- Número de ingressantes no curso;
- Número de trancamentos e desistências do curso.
Resultados esperados:
Espera-se que nos próximos processos seletivos para ingresso no curso haja uma maior procura, e que os alunos ingressantes se sintam pertencentes ao curso durante todo o período em que eles estiverem cursando. Além disso, espera-se uma diminuição da retenção e evasão.
- Número de ingressantes no curso;
- Número de trancamentos e desistências do curso.
Resultados esperados:
Espera-se que nos próximos processos seletivos para ingresso no curso haja uma maior procura, e que os alunos ingressantes se sintam pertencentes ao curso durante todo o período em que eles estiverem cursando. Além disso, espera-se uma diminuição da retenção e evasão.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALLAN DUARTE EHLERT | |||
| ANNA ISABEL LISBOA FURTADO | |||
| ARTUR MENDES RODRIGUES | |||
| BRENDA LIMA | |||
| DANIEL CARGNIN DE MORAES | |||
| EMANUELE MAIDANA PEREIRA | |||
| GERSON LUIZ DA SILVA RODRIGUES | |||
| GUILHERME DA FONSECA SILVEIRA | |||
| GUILHERME DE OLIVEIRA | |||
| GUILHERME DE OLIVEIRA | |||
| HENRIQUE RADMANN DE FIGUEIREDO | |||
| ISABELLE BRAUM DE MELLO | |||
| ISADORA GARCIA COSTA | |||
| JOAO CARLOS DA ROSA SCHUCH | |||
| JOAO PEDRO CASSEL VALENTE | |||
| JOAO VITOR LIMA SAN MARTINS | |||
| JONES DE OLIVEIRA FERREIRO | |||
| LEONARDO CONTREIRA PEREIRA | 4 | ||
| LUCAS DONIZETE DA SILVA ALVES | |||
| LUIS EDUARDO AKIYOSHI SANCHES SUZUKI | 10 | ||
| LUIZA SARAIVA MENDES | |||
| MAISA RIBEIRO DA CRUZ | |||
| MARIA FERNANDA MATTOSO PEREIRA | |||
| OTAVIO SANTOS SILVA CORREA | |||
| POLIANA DO NASCIMENTO SILVEIRA | |||
| PÂMELA SOARES GOMES | |||
| RAFAEL PIRES CALDEIRA | |||
| RAYSSA MACEDO PINTO | |||
| VINICIUS DA PAZ SILVA |