Nome do Projeto
(Re)ciclo do Bem
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/04/2025 - 19/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
O projeto de extensão (Re)ciclo do Bem tem como objetivo conscientizar a comunidade pelotense sobre a problemática do descarte inadequado de resíduos passíveis de serem reciclados no geral, com ênfase no plástico, e incentivar práticas sustentáveis. A iniciativa será realizada através de parcerias com entidades religiosas da cidade. A proposta inicial será apresentar palestras e atividades práticas, porém todas as atividades serão acordadas previamente com a entidade parceira através de reuniões de alinhamento.
Todo o alinhamento inicial é muito importante e valioso, trata-se de um período para que o grupo e a entidade possam se conhecer melhor, trocar experiências e discutir a metodologia a ser adotada. O tempo necessário pode variar de acordo com a entidade, público-alvo a ser atingido, número de encontros, dentre outros.
Os temas principais a serem abordados no projeto é a reciclagem, logística reversa e coleta seletiva. Após o alinhamento inicial, nos encontros serão apresentadas informações sobre a dinâmica da cidade em relação aos assuntos mencionados, de como participar e colaborar. Pretende-se dividir os encontros em três etapas: no primeiro, os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e reflexões sobre os impactos socioambientais do plástico, sendo que nesse mesmo encontro será proposta uma ação concreta aos participantes, uma espécie de atividade prática envolvendo coleta e separação de resíduos. No segundo, haverá o acompanhamento da atividade prática e discussão sobre possíveis dificuldades enfrentadas. Já no terceiro, os participantes apresentarão os resultados obtidos, compartilhando suas experiências e percepções. Essa atividade prática pode ocorrer na dinâmica de uma competição, com algumas premiações, dependendo do contexto a faixa etária dos participantes.
Além das atividades presenciais, o projeto contará com a divulgação de conteúdos educativos em redes sociais, ampliando seu impacto e engajando um público mais amplo na adoção de práticas sustentáveis.
Os resultados serão avaliados por meio de indicadores como número de turmas atendidas, volume de resíduos coletados e feedback dos participantes, com a meta de obter pelo menos 80% de avaliações positivas.
Com essa abordagem educativa e interativa, o (Re)ciclo do Bem busca fortalecer o papel da Universidade como agente de transformação social, incentivando mudanças de comportamento e promovendo um maior compromisso com a sustentabilidade e a economia circular. Acreditamos que somente com a informação o cidadão pode cumprir bem seu papel na sociedade, colaborando com a preservação ambiental.
Objetivo Geral
O projeto (Re)ciclo do Bem tem como objetivo conscientizar e engajar a comunidade sobre a problemática do descarte inadequado do plástico, promovendo a educação ambiental e incentivando práticas sustentáveis. O projeto visa ajudar na formação de cidadãos mais conscientes e engajados na preservação ambiental, estimulando a adoção de hábitos responsáveis, como a coleta seletiva, a reciclagem e a destinação correta dos resíduos, promovendo mudanças de comportamento que contribuam para uma economia circular e sustentável.
Justificativa
O descarte inadequado do plástico é uma das principais causas de poluição ambiental, afetando ecossistemas, fauna, flora e a qualidade da água e do solo. No Brasil, apenas 4 % de todo o montante de resíduos recicláveis são reciclados havendo, portanto, um grande desperdício quando o cidadão não colabora com a coleta seletiva. Em relação aos plásticos utilizados no dia a dia em sociedade, quando dispostos de maneira inadequada, seguem para corpos d'água. Sabe-se que estes materiais são muito estáveis e por isso, em corpos d'água, permanecerão por muitos anos causando a poluição plástica e suas consequências ao meio ambiente e saúde humana. Através da ação de intempéries, estes vão se degradando em pedaços menores, até atingir a escala micro e tornarem-se os conhecidos microplásticos que são consumidos pelos seres aquáticos e pelos seres humanos. Eles estão na maioria dos alimentos e bebidas que consumimos diariamente. A ação em nosso organismo ainda não é totalmente conhecida, mas a literatura relaciona os microplásticos com diversos problemas de saúde, principalmente inflamações diversas. Recentemente eles foram também relacionados com o Alzheimer e autismo.
Diante desse cenário, torna-se essencial conscientizar a sociedade sobre a importância da destinação correta dos resíduos plásticos e da adoção de práticas sustentáveis. Assim, o projeto de extensão (Re)ciclo do Bem busca sensibilizar a comunidade sobre os impactos socioambientais do plástico, promovendo a educação ambiental e incentivando a economia circular.
Além disso, o projeto busca fortalecer o papel da Universidade como agente de transformação social, utilizando parcerias com entidades religiosas para alcançar um público mais amplo e promover uma cultura de sustentabilidade. A educação ambiental e a adoção de práticas sustentáveis são essenciais para garantir um futuro mais equilibrado e saudável para as gerações atuais e futuras.
Diante desse cenário, torna-se essencial conscientizar a sociedade sobre a importância da destinação correta dos resíduos plásticos e da adoção de práticas sustentáveis. Assim, o projeto de extensão (Re)ciclo do Bem busca sensibilizar a comunidade sobre os impactos socioambientais do plástico, promovendo a educação ambiental e incentivando a economia circular.
Além disso, o projeto busca fortalecer o papel da Universidade como agente de transformação social, utilizando parcerias com entidades religiosas para alcançar um público mais amplo e promover uma cultura de sustentabilidade. A educação ambiental e a adoção de práticas sustentáveis são essenciais para garantir um futuro mais equilibrado e saudável para as gerações atuais e futuras.
Metodologia
1. Alinhamento Inicial
• Reuniões de Alinhamento: Realizar reuniões com as entidades parceiras para discutir a metodologia, definir o público-alvo e planejar as atividades.
• Conhecimento Mútuo: Período para que o grupo e as entidades se conheçam melhor, troquem experiências e discutam a abordagem a ser adotada.
2. Desenvolvimento das Atividades
As atividades serão divididas em três etapas:
Etapa 1: Conteúdo Teórico e Reflexão
• Apresentação de palestras sobre os impactos socioambientais do plástico.
• Reflexão sobre a dinâmica da cidade em relação à reciclagem, logística reversa e coleta seletiva.
• Proposta de uma ação concreta envolvendo coleta e separação de resíduos.
Etapa 2: Acompanhamento e Discussão
• Acompanhamento da atividade prática proposta.
• Discussão sobre possíveis dificuldades enfrentadas pelos participantes.
Etapa 3: Apresentação de Resultados
• Apresentação dos resultados obtidos pelos participantes.
• Compartilhamento de experiências e percepções.
• Possibilidade de competição com premiações, dependendo do contexto e faixa etária dos participantes.
3. Divulgação em Redes Sociais
• Divulgação de conteúdos educativos em redes sociais para ampliar o impacto do projeto e engajar um público mais amplo na adoção de práticas sustentáveis.
• Reuniões de Alinhamento: Realizar reuniões com as entidades parceiras para discutir a metodologia, definir o público-alvo e planejar as atividades.
• Conhecimento Mútuo: Período para que o grupo e as entidades se conheçam melhor, troquem experiências e discutam a abordagem a ser adotada.
2. Desenvolvimento das Atividades
As atividades serão divididas em três etapas:
Etapa 1: Conteúdo Teórico e Reflexão
• Apresentação de palestras sobre os impactos socioambientais do plástico.
• Reflexão sobre a dinâmica da cidade em relação à reciclagem, logística reversa e coleta seletiva.
• Proposta de uma ação concreta envolvendo coleta e separação de resíduos.
Etapa 2: Acompanhamento e Discussão
• Acompanhamento da atividade prática proposta.
• Discussão sobre possíveis dificuldades enfrentadas pelos participantes.
Etapa 3: Apresentação de Resultados
• Apresentação dos resultados obtidos pelos participantes.
• Compartilhamento de experiências e percepções.
• Possibilidade de competição com premiações, dependendo do contexto e faixa etária dos participantes.
3. Divulgação em Redes Sociais
• Divulgação de conteúdos educativos em redes sociais para ampliar o impacto do projeto e engajar um público mais amplo na adoção de práticas sustentáveis.
Indicadores, Metas e Resultados
Após finalizada a ação na entidade religiosa, para avaliar o impacto e o sucesso do projeto (Re)ciclo do Bem, serão utilizados os seguintes indicadores e metas:
• Número de turmas atendidas, que poderá variar de acordo com a entidade parceira.
• Resultados da ação concreta: Espera-se que, ao final da atividade prática, os participantes tenham coletado e destinado corretamente uma quantidade significativa de materiais recicláveis. O volume de resíduos coletados será registrado e analisado como indicador do impacto ambiental positivo gerado pela ação.
• Engajamento e feedback dos participantes: O nível de satisfação e aprendizado será medido por meio de um formulário de avaliação, aplicado ao final das palestras. A meta é obter pelo menos 80% de feedback positivo, demonstrando a eficácia do projeto na sensibilização sobre a problemática dos resíduos plásticos e práticas sustentáveis.
• Alcance e interação nas redes sociais: Será criado um perfil específico para o projeto em redes sociais, onde serão divulgadas informações sobre reciclagem, coleta seletiva, logística reversa e boas práticas ambientais. O engajamento será monitorado por meio do número de seguidores, curtidas, compartilhamentos e comentários nas postagens.
Ao atingir essas metas e indicadores, o projeto terá cumprido seu propósito de conscientizar e mobilizar os participantes para uma postura mais ativa e responsável na gestão de resíduos, promovendo mudanças de comportamento e incentivando ações sustentáveis em sociedade.
• Número de turmas atendidas, que poderá variar de acordo com a entidade parceira.
• Resultados da ação concreta: Espera-se que, ao final da atividade prática, os participantes tenham coletado e destinado corretamente uma quantidade significativa de materiais recicláveis. O volume de resíduos coletados será registrado e analisado como indicador do impacto ambiental positivo gerado pela ação.
• Engajamento e feedback dos participantes: O nível de satisfação e aprendizado será medido por meio de um formulário de avaliação, aplicado ao final das palestras. A meta é obter pelo menos 80% de feedback positivo, demonstrando a eficácia do projeto na sensibilização sobre a problemática dos resíduos plásticos e práticas sustentáveis.
• Alcance e interação nas redes sociais: Será criado um perfil específico para o projeto em redes sociais, onde serão divulgadas informações sobre reciclagem, coleta seletiva, logística reversa e boas práticas ambientais. O engajamento será monitorado por meio do número de seguidores, curtidas, compartilhamentos e comentários nas postagens.
Ao atingir essas metas e indicadores, o projeto terá cumprido seu propósito de conscientizar e mobilizar os participantes para uma postura mais ativa e responsável na gestão de resíduos, promovendo mudanças de comportamento e incentivando ações sustentáveis em sociedade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA MARCELY REIS | |||
CAMILA PRIETTO VILLANOVA | |||
FABIULA DANIELLI BASTOS DE SOUSA | 8 | ||
GIOVANNI MIKAEL NOGUERA FABRA | |||
TIAGO MORENO VOLKMER | 8 |