Nome do Projeto
Práticas de tratamento, digitalização e gestão de acervos musicais históricos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
24/04/2025 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Centro de Documentação Musical (CDM), vinculado ao Conservatório de Música da UFPel, mantêm sob guarda relevantes coleções, acervos pessoais e fundos que foram e permanecem sendo fontes de considerável importância para estudo e pesquisa em diversos temas das áreas de Música, como história do ensino, indústria cultural, mudanças de repertório, migrações de artistas, práticas musicais do passado a nível mesorregional, internacional e intercontinental, papéis de gênero, iconografia musical entre tantas outras possibilidades. Devido à sua extensão e variedade temática, alguns projetos ocorridos nas duas últimas décadas desempenharam ações de tratamento e gestão destes acervos musicais, divulgando tais ações em diversos eventos, e ainda assim, algumas tarefas permaneceram inconclusas, como a criação e fomento do site do acervo virtual do CDM, sendo esta ação iniciada no último ano pela equipe do presente projeto. Dessa forma, o atual projeto busca preparar parte substancial dos acervos para disponibilização no site de acervos virtuais do CDM, e assim dar continuidade às ações de tratamento, digitalização, codificação e catalogação de acervos, coleções e fundos disponíveis no centro de documentação. De forma concomitante, será feita a divulgação nas redes sociais das atividades do Centro de Documentação Musical e de partes de seu conteúdo, cumprindo assim sua função como espaço da memória musical do Município e de seu patrimônio cultural.

Objetivo Geral

O presente projeto visa dar continuidade às ações de tratamento, digitalização, codificação, catalogação e disponibilização pública dos acervos e coleções do Centro de Documentação Musical do Conservatório de Música da UFPel, implementando ainda estratégias de divulgação, em redes sociais e eventos acadêmicos, das coleções disponíveis para pesquisa e das atividades desenvolvidas pelos discentes no Laboratório de Ciências Musicais, incentivando o contato com a sociedade e a participação de discentes de outros cursos interessados no trabalho em gestão de acervos musicais.

Justificativa

Embora outras iniciativas para disponibilização pública do acervo do CDM tenham ocorrido no passado recente, nenhuma de fato concluiu a criação do acervo virtual, que fora finalmente efetuada em dezembro de 2024. Parte disso se deve à implementação da interface criada em 2015 pela UnB, Tainacan (já implementada no desenvolvimento do site e catálogo da Discoteca L. C. Vinholes da UFPel), que vêm sendo estudada e utilizada pelos alunos do bacharelado em Ciências Musicais que propõem este projeto.
Como demonstrado por Paulo Castagna (2016) os métodos oriundos da arquivologia aplicados na gestão e tratamento de documentos musicais – formando assim a área da arquivologia musical – se demonstraram eficazes para o desenvolvimento e divulgação social da Musicologia no Brasil, e no caso específico dos graduandos em Ciências Musicais, vêm sendo desde a fundação deste curso uma prática crucial para a formação e inserção de egressos na área do patrimônio cultural, tornando-se profissionais com conhecimentos específicos relacionados a acervos musicais.
Sendo assim, as práticas desempenhadas neste projeto, voltado para o tratamento e disponibilização virtual destes documentos, pode oferecer considerável experiência para os discentes tanto em práticas de pesquisa em música quanto em práticas de gestão e tratamento de acervos musicais, tendo por meta uma disponibilização considerável de fontes primárias digitalizadas para pesquisas de graduandos e pós-graduandos, favorecendo estratégias de valoração e resgate do patrimônio histórico musical de Pelotas e região.

Metodologia

1. Concluir inserção das digitalizações do acervo Lucia Mantovani no site do acervo virtual do Centro de Documentação Musical.
2. Revisar ou criar, a depender da necessidade, listagem das tipologias e codificação das fontes de alguns dos acervos e coleções que demandem essas medidas.
3. Realizar a digitalização de outros itens e coleções do CDM através de equipamentos específicos do Laboratório de Ciências Musicais.
4. Promover atividades de tratamento, como higienização, medidas de conservação e possibilidades de acondicionamento adequado dos itens do acervo, a depender da necessidade e estado de conservação dos documentos.
5. Divulgar, por meio das redes sociais, ações e trabalhos realizados no CDM, comunicando à comunidade acadêmica e sociedade em geral sobre eventos históricos relevantes, que contribuem para a valoração do patrimônio cultural musical de Pelotas e possibilitam novas pesquisas na área de Música.
6. Promover a divulgação dos trabalhos desenvolvidos no Centro de Documentação Musical em eventos acadêmicos, expondo tanto as práticas de gestão em acervos musicais desenvolvidas ao longo do projeto, quanto o potencial de pesquisas com base nas fontes documentais existentes.

Indicadores, Metas e Resultados

- Demonstrar resultados satisfatórios com relação ao tratamento, organização e codificação dos acervos, fundos e coleções e inserção de itens digitalizados no site do acervo virtual do CDM.
- Demonstrar resultados satisfatórios no desenvolvimento e prática das técnicas de digitalização das coleções e acervos.
- Promover a reflexão sobre a memória e o patrimônio musical do Rio Grande do Sul entre o meio acadêmico e sociedade em geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ABDUL SHAKIR FERREIRA ALVES GAJARDO VEGA
AURORA NEVES JACOCIUNAS
GERMANO GASTAL MAYER2
LUCAS NUNES DA SILVA BARROS
LUIS FERNANDO HERING COELHO2
WERNER EWALD2

Página gerada em 16/06/2025 01:02:17 (consulta levou 0.124712s)