Nome do Projeto
Grupo de Estudos e Pesquisa em Punição e Controle Social
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/04/2025 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto se destina ao estudo dos variados métodos de punição e de controle social, a partir de uma perspectiva de vulnerabilidade de determinados grupos sociais, especialmente no Brasil, mas também em países das Américas, Europa, África e outros contextos. O problema está focado na análise sobre as ideias relacionadas ao sistema penal, refletindo os aspectos que decorrem da política criminal, da legislação, e do sistema de justiça criminal (polícia, judiciário e prisão).

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto é estudar os modelos de punição e de controle social, especialmente no Brasil, mas também em países da América Latina, Estados Unidos e Europa, a partir da perspectiva de vulnerabilidade de determinados grupos sociais. Como objetivos específicos, o projeto pretende: a) Explorar os alicerces da edificação das ideias sobre o sistema criminal, no seu desdobramento na política criminal, legislação e atores da justiça criminal (polícia, judiciário e prisão); b) Apontar os reflexos, impactos, consequências observados na conjuntura do cárcere e das pessoas privadas da liberdade; c) Observar as consequências, impactos, dilemas do desempenho dos métodos de punição e de controle social na sociedade brasileira e também em países da América Latina, Estados Unidos e Europa; d) Indicar proposições jurídico-politico-sociais direcionadas à superação da vulnerabilidade social no âmbito do sistema penal, bem como do cárcere como instrumento de degradação e desumanidade.

Justificativa

A relevância do projeto se dá pela necessidade do enfrentamento acadêmico direcionado aos atuais modelos de punição e de controle social, que correspondem a um sistema penal excludente e antidemocrático. É imprescindível, portanto, fomentar o diálogo e construir um aparato teórico que seja capaz de avaliar, com mais nitidez e potência, os efeitos, impactos, consequências e dilemas do sistema criminal. Além disso, o projeto formará um corpo de estudantes próximos de um criticismo político-social, visando um modelo de intervenção estatal humano, democrático e de superação do cárcere como instrumento de degradação e desumanidade.

Metodologia

O projeto será realizado mediante Grupo de Estudos, com encontros periódicos. Inicialmente, o projeto está destinado a um procedimento histórico, uma vez que investigará acontecimentos e instituições do passado. Aliado a isso, realizar-se-á um estudo estatístico, por meio de análise de certos fenômenos relacionados aos métodos de punição e de controle social. Ainda, o projeto pretende se demonstrar explicativo, pois, além de realizar a coleta, organização e análise dos dados, tentará identificar fatores determinantes sobre os números averiguados, e suas consequências, impactos e relações com os aspectos sociais. Trata-se, também, de pesquisa bibliográfica, a partir da leitura, interpretação e reflexão de material já elaborado e disponível, constituído por artigos, textos e capítulos de livros direcionados à temática alvitrada por este projeto. Por fim, uma pesquisa documental será necessária, como o acesso e a consulta a registros de prisões, ofícios, julgados, reportagens etc.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados e impactos esperados, verifica-se a elucidação de como se desempenhou no Brasil e em países da América Latina, Estados Unidos e Europa, os métodos de punição e de controle social na sua relação com a vulnerabilidade social. Além disso, espera-se verificar influências, impactos e consequências no âmbito do pensamento jurídico-penal, no desenvolvimento dos modelos de punição e de controle, na distribuição da política criminal e da administração da justiça criminal (polícia, judiciário e prisão). O projeto espera apresentar aos participantes elementos críticos em face do atual modelo de sistema criminal.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO ROTTA ALMEIDA8
ELEN SILVA DA SILVA
INGRID AZAMBUJA CARDOSO
MARIA EDUARDA SANTANA SCHNEID
VITORIA MEDEIROS DE ALMEIDA

Página gerada em 15/04/2025 01:16:31 (consulta levou 0.110045s)