Nome do Projeto
Novos Enfoques em Nutrição de Ruminantes - ano 8
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/04/2025 - 08/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A nutrição animal em uma propriedade representa de 60 a 80% dos custos na produção de bovinos, seja para a produção de leite ou de carne. Por isto devemos ter conhecimento técnico do manejo da alimentação e nutrição dos animais, sendo que através desta avaliação, podemos obter lucratividade maior ou menor, através da maximização da produção animal aliado ao menor custo de investimento. Por isto, conjuntamente ás noções alimentares, necessita-se o conhecimento da prática dos efeitos destes alimentos correlacionados á fisiologia e a bioquímica do organismo animal, compreendendo-se assim a inter-relação dos mesmos e de que forma um causa impacto no outro e qual o impacto dos mesmos em todo o sistema produtivo. A área de nutrição animal possui um mercado promissor no país para empregos, e como a UFPEL oferece cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, este projeto de ensino proporcionará com que os acadêmicos possam obter oportunidade de aprofundar o conhecimento e relacionar a prática e a teoria sobre o assunto.
Objetivo Geral
Promover o aprimoramento da aprendizagem dos acadêmicos por meio do desenvolvimento das atividades extracurriculares, com participar em programas de rádios, dias de campo e aulas específicas, com foco nos diferentes manejos alimentares de bovinos e sua aplicação nos sistemas produtivos. Busca-se, ainda, ampliar a compreensão teórica e prática dos alunos por meio de ações educativas em formatos simulados e experiências práticas, fortalecendo a conexão entre o conhecimento técnico e a realidade do campo.
Justificativa
Cada animal possui exigências nutricionais específicas, que variam conforme sua idade, estágio fisiológico, status reprodutivo e categoria de produção. Por isso, a utilização de diferentes tabelas de exigências nutricionais e estratégias de manejo alimentar torna-se essencial para compreender adequadamente esse aspecto fundamental em todos os elos da cadeia produtiva da bovinocultura. Além dos fatores relacionados ao campo, é imprescindível que esse conhecimento se estenda também às áreas laboratoriais, como análise de qualidade de leite, qualidade de carne, e bromatologia, de modo a compreender a complexa inter-relação entre nutrição e os demais aspectos produtivos e qualitativos. Essa abordagem integrada representa um ponto de reflexão essencial para a formação dos futuros profissionais da área, especialmente os acadêmicos das disciplinas ofertadas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Entre as disciplinas diretamente impactadas pelos avanços e fundamentos da nutrição animal, e que têm potencial para promover melhorias significativas nos índices zootécnicos, destam-se: Bovinocultura de leite (graduação em zootecnia, código 1430033), Formulações de Dietas (graduação em zootecnia, código 1430040), Bovinocultura de corte (graduação em zootecnia, código 1430032), Zootecnia de Bovinos (graduação em veterinária, código 0240033), Sistemas de Produção de Ruminantes (graduação em agronomia, código 0240056) e Manejo Reprodutivo dos Animais Domésticos (graduação em zootecnia, código 1430015). Dessa forma, este projeto de ensino busca proporcionar aos acadêmicos dos diversos cursos de graduação a oportunidade de atualizar e aprofundar seus conhecimentos nas novas tecnologias voltadas à nutrição de bovinos, promovendo uma formação mais completa, integrada e alinhada às demandas atuais do setor agropecuário.
Metodologia
Serão propostos aos acadêmicos de graduação e pós-graduação estudos de caso baseados em problemas reais de campo, com o objetivo de simular diferentes cenários de sistemas nutricionais e produtivos na bovinocultura. Tais atividades buscarão estimular o desenvolvimento da capacidade crítica dos discentes, incentivando a identificação de oportunidades de melhoria nos manejos adotados e a proposição de ajustes que promovam o aumento da produtividade e o aprimoramento dos sistemas de produção.
As atividades serão introduzidas por meio de aulas expositivas, nas quais os alunos acompanharão, de forma integrada, os dados apresentados nas tabelas de simulação com os fundamentos químicos e bioquímicos da alimentação de bovinos. A atuação de um pós-graduando será essencial no acompanhamento dos discentes, auxiliando na elaboração de materiais didáticos e de apoio, bem como na condução das atividades e avaliações propostas.
A avaliação do aprendizado será realizada por meio da elaboração de uma planilha no software Microsoft Excel®, na qual o aluno deverá realizar alterações nos índices produtivos simulados de uma propriedade. As modificações propostas deverão ser justificadas com base em fundamentos técnico-científicos, considerando aspectos de mercado, fisiologia e produção animal. Essa metodologia visa promover uma aprendizagem ativa, por meio da imersão completa dos discentes nas atividades propostas, favorecendo a construção significativa do conhecimento e possibilitando a aplicação prática e contextualizada dos conteúdos previamente abordados em sala de aula. Dessa forma, busca-se proporcionar uma compreensão holística e integrada dos sistemas produtivos na bovinocultura.
As atividades serão introduzidas por meio de aulas expositivas, nas quais os alunos acompanharão, de forma integrada, os dados apresentados nas tabelas de simulação com os fundamentos químicos e bioquímicos da alimentação de bovinos. A atuação de um pós-graduando será essencial no acompanhamento dos discentes, auxiliando na elaboração de materiais didáticos e de apoio, bem como na condução das atividades e avaliações propostas.
A avaliação do aprendizado será realizada por meio da elaboração de uma planilha no software Microsoft Excel®, na qual o aluno deverá realizar alterações nos índices produtivos simulados de uma propriedade. As modificações propostas deverão ser justificadas com base em fundamentos técnico-científicos, considerando aspectos de mercado, fisiologia e produção animal. Essa metodologia visa promover uma aprendizagem ativa, por meio da imersão completa dos discentes nas atividades propostas, favorecendo a construção significativa do conhecimento e possibilitando a aplicação prática e contextualizada dos conteúdos previamente abordados em sala de aula. Dessa forma, busca-se proporcionar uma compreensão holística e integrada dos sistemas produtivos na bovinocultura.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que cada discente desenvolva seu senso crítico em relação à a produção de bovinos em diferentes sistemas, bem como habilidades específicas de planejamento, administração e monitoramento de índices e manejos relacionados à nutrição e à produção animal.
Além de dominar os conteúdos programáticos, o discente deverá ser capaz de interagir com a literatura científica disponível (nacional e internacional, inclusive em outros idiomas), refletir criticamente sobre os temas abordados, identificar as limitações existentes na Instituição e na comunidade, e buscar soluções reais para os problemas enfrentados. Podem-se, ainda, que os estudantes desenvolvam competências para superar essas dificuldades, aprendendo a interagir com colegas, profissionais e outros recursos além daqueles tradicionalmente utilizados em sala de aula e nos meios de comunicação (rádio e jornais).
Adicionalmente, com a participação ativa dos alunos de pós-graduação nas propostas de trabalho, especialmente no apoio à elaboração e execução das atividades, busca-se também sua formação pedagógica, promovendo o desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem e o engajamento com questões relevantes para a construção e difusão do conhecimento.
Além de dominar os conteúdos programáticos, o discente deverá ser capaz de interagir com a literatura científica disponível (nacional e internacional, inclusive em outros idiomas), refletir criticamente sobre os temas abordados, identificar as limitações existentes na Instituição e na comunidade, e buscar soluções reais para os problemas enfrentados. Podem-se, ainda, que os estudantes desenvolvam competências para superar essas dificuldades, aprendendo a interagir com colegas, profissionais e outros recursos além daqueles tradicionalmente utilizados em sala de aula e nos meios de comunicação (rádio e jornais).
Adicionalmente, com a participação ativa dos alunos de pós-graduação nas propostas de trabalho, especialmente no apoio à elaboração e execução das atividades, busca-se também sua formação pedagógica, promovendo o desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem e o engajamento com questões relevantes para a construção e difusão do conhecimento.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA ALFONSO LEMOS | |||
DAVID DA SILVA DOS SANTOS | |||
FELIPE DO AMARAL NUNES | |||
GILLIANY NESSY MOTA | |||
ROGERIO FOLHA BERMUDES | 2 | ||
THAINAN MENEZES DA COSTA |